ALTA ADRENALINA EM OFF-ROAD VIRTUAL

Quarta versão do game ATV Offroad Fury traz muito mais do que lazer aos jogadores.

Por Leandro Alvares

Correr no deserto ou em regiões com predomínio de muita pedra e lama deixou de ser exclusividade dos pilotos off-road. Graças ao videogame, os amantes do esporte a motor têm condições de encarar os desafios das provas de motocross, quadriciclos, bugres e até mesmo dos Trophy Trucks, um tipo de caminhonete.

Uma das formas de acesso à aventura e adrenalina virtual encontra-se numa criação da Climax Studios, que acabou de ganhar a sua quarta série: o ATV Offroad Fury 4. Atraente pela alta taxa de definição e impressões de realidade, o jogo foi feito para o PlayStation 2, tendo como principal objetivo tornar desafio das versões anteriores ainda mais sedutor.

O segmento das motos é representado neste console pelas MX Bikes, que são mais escorregadias no comparativo com os demais veículos. A instabilidade exige muita precisão e sensibilidade por parte dos jogadores, que ao se adaptarem à máquina sentem facilmente a velocidade e mobilidade produzidas.

Para os fanáticos dos quadriciclos, os ATVs estão na medida certa por serem mais manobráveis se comparados às motos, devido ao peso e altura. Os bugres e caminhões são similares em controle e sensibilidade, embora os bugres percam mais velocidade durante as curvas.

O ponto em comum dos veículos é a questão das avarias. Uma batida, por mais leve que seja, deixa seqüelas ao conjunto, que aos poucos perde rendimento e dificulta a vida dos competidores.
 
Feito com o intuito de reproduzir o cenário e sensação de um rally, o ATV Offroad Fury 4 traz variados modos de jogo. Um deles é o “point-to-point races”, em que o piloto tem de acumular a maior pontuação possível em diversas pistas, encarando a série de adversidades e os concorrentes. As MX e os ATVs ganham maior quantidade de tentos por meio de manobras feitas, enquanto os bugres e Trucks com os saltos no ar.

Esse modo mostra certos pontos coloridos, que estão diretamente relacionados aos veículos disponíveis. Os marcados em verde são adequados aos equipamentos mais pesados, enquanto os vermelhos adaptam-se melhor aos mais leves, os ATVs e as motocicletas.

Os trechos verdes são marcados pelo chão mais liso, fato que permite os trucks e os bugres utilizarem sua vantagem, a velocidade. Os caminhos vermelhos são mais complicados, cheios de buracos, tombos e afins, perfeitos para as qualidades e agilidade dos ATVs e das MX bikes.

Outro sistema disponível no jogo é o “Story Mode”, no qual uma história acompanha o competidor ao longo das etapas. Para avançar o enredo, contudo, o jogador precisa sempre estar entre as três primeiras colocações. Afinal, o mote do filminho é a consagração do corredor como o grande campeão do game.

A graça deste modo está também no avanço da carreira profissional do piloto, que inicia como amador e passa por testes para ter a permissão de conduzir equipamentos mais velozes e pesados. Além disso, a vitória nas etapas traz novas opções de peças e acessórios, como motores e pneus.

Mas se engana quem pensa que alcançar o topo do pódio seja uma tarefa fácil. A inteligência artificial do ATV Offroad Fury 4 torna as corridas bastante movimentadas e a dificuldade acentuada. Para quem gosta de bons pegas, este detalhe vem a calhar.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br