Alpinestars Tech Airbag: Tecnologia a favor da segurança

Utilizado no MotoGP, Projeto inovador resultou em um sistema de airbag totalmente funcional

Por Leandro Lodo

O Tech Airbag é um projeto inovador que a Alpinestars tem desenvolvido desde o início deste milênio e que resultou em um sistema de airbag totalmente funcional, totalmente independente de conexões com a motocicleta, e que oferece ao piloto dupla proteção durante a corrida.

Esse novo equipamento faz o monitoramento contínuo da movimentação do piloto através de uma série de sensores, acelerômetros, e outros. A ideia é que o sistema entenda o comportamento do piloto, faça sua análise constantemente e é capaz de identificar um acidente e disparar o airbag antes do impacto.

Veja abaixo como ele funciona:

1 – Como é ligado o sistema de Airbag?

Quando o piloto veste o macacão e fecha o zíper frontal, o sistema Tech Airbag liga automaticamente. O status do sistema pode ser checado pelo piloto por uma série de leds posicionados no antebraço do macacão. No entanto, o sistema ainda não esta pronto para disparo. Ou seja, se o piloto ao caminhar tropeçar, escorregar ou cair no percurso até a motocicleta, por exemplo, o airbag não é disparado.

2 – Como é ativado o sistema?

Ao subir na moto e liga-la, os sensores do sistema são tão sensíveis que identificam as vibrações do motor e o ativam para disparo. Mas mesmo assim, se por exemplo, o piloto ao parar a moto, pisar na faixa de pedestre molhada e cair, ele não dispara, pois seu sistema é baseado em análise de comportamento e análise de forças envolvidas na movimentação do piloto. Veja abaixo o gráfico de análise do acidente do piloto do MotoGP Jorge Lorenzo em Laguna Seca em 2011.

Perceba que o Airbag infla completamente em 50 milissegundos e  está totalmente inflado mais de meio segundo (0,605s) antes do impacto do piloto com o solo.

3 – Como é disparado o Tech Airbag?

O Tech Airbag da Alpinestars será disparado quando identificar um padrão específico de mudança de forças (1ª linha amarela da esquerda para direita no gráfico acima). Assim que esse padrão é identificado será disparado (2ª linha amarela da esquerda para direita) e está totalmente inflado em 50 milissegundos (3ª linha amarela da esquerda para direita) e pronto para receber o impacto principal. No caso desse acidente, este impacto principal ainda levou 605 milissegundos para ocorrer. Detalhe, na última linha amarela da esquerda para direita, o pico de energia no impacto foi de impressionantes 25,3g.


E o que torna o Tech Airbag da Alpinestars ainda mais inovador, é que no momento do acidente ele leva apenas 50 milissegundos para inflar e 5 segundos para desinflar totalmente, sendo o equipamento mais rápido disponível no mercado e permitindo que, após a queda, o piloto se levante, suba na moto e volte para a prova. Como? O Tech Airbag possui uma segunda carga que será ativada assim que identificar a vibração da moto novamente, sem a necessidade de recargas e oferecendo o mesmo nível de proteção. Ou seja, o piloto pode levantar sua moto, e caso ela esteja apta a rodar, pode voltar para a prova ou para a estrada em segurança novamente.


Serviço

www.staracer.com.br


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br