Feriado de carnaval é sempre sinônimo de festa, alegria e viagens, mas antes de colocar o pé na estrada é preciso se atentar para alguns itens básicos de segurança.
A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) orienta os motociclistas para a utilização dos equipamentos de segurança.
Acessórios como capacetes, óculos de proteção, luva, vestimenta resistente, camisa de manga comprida. Jaqueta e sapatos adequados são considerados indispensáveis. “O uso de todos os equipamentos básicos, além de ser obrigatório, evita multas, e é fundamental para uma condução segura e responsável”, afirma Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da entidade.
A manutenção das motos é tão importante quanto os equipamentos, principalmente para os motociclistas que viajarão por estradas. A vistoria é simples e pode ser feita pelo próprio condutor.
A calibração dos pneus, o nível do óleo, o filtro de ar, a parte elétrica d as lâmpadas das motocicletas devem estar sempre em boas condições, sem se esquecer, é claro, dos freios e espelhos.
Além da verificação de todos esses itens, algumas dicas de direção também são válidas para este período. De acordo com informações da Autoban (Concessionária responsável pelas rodovias Bandeirantes e Anhanguera) as ultrapassagens devem ser feitas com cautela, devido ao deslocamento de ar causado pelo tráfego de grandes veículos, como caminhões e ônibus.
“Atrás desses veículos, o turbilhão de ar tende a ‘puxar’ a moto para próximo deles (efeito do vácuo). Na parte dianteira, o ar deslocado direciona-se para os lados, tendendo a ‘empurrar’ a moto para a lateral. Para evitar tais incômodos, mantenha uma distância segura dos veículos durante a manobra de ultrapassagem”, alerta o engenheiro da Autoban, Fausto Cabral.
Também é bom lembrar que o tráfego em pistas molhadas exige muito cuidado, já que a distância de frenagem chega a ser 50% superior ao que seria necessário em pista seca.
Outro cuidado que a Autoban ressalta é manter sempre os faróis ligados, mesmo durante o dia. Isso aumenta a chance do motociclista ser percebido por outros veículos, evitando acidentes. A utilização dos dispositivos refletivos nos capacetes também facilita a visualização dos usuários de motocicletas por outro motociclistas, e ainda faz parte das novas regulamentações do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
As faixas refletivas devem ser colocadas na parte traseira, nas laterais e na frente dos capacetes.
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário