Confira o processo de fabricação de uma moto
A fabricação de uma moto é um processo bem complexo, que muitos desconhecem e dificilmente alguma fábrica permite mostrá-lo em detalhes
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
O processo de fabricação de uma motocicleta, do qual muitas pessoas desconhecem, é bastante complexo, além do detalhe que dificilmente uma fábrica permite mostrá-lo em detalhes. Mas com a permissão da Honda descobrimos informações bem interessantes sobre como é fabricada uma moto, do primeiro ao último estágio.
A fábrica da Honda, localizada em Manaus (AM) é responsável por produzir todas as motocicletas da marca comercializadas no Brasil, além das unidades exportadas. Com área construída de 263 mil m² em uma área de 727 mil m², conta com aproximadamente 6 mil colaboradores.
A unidade tem capacidade de produzir 1,6 milhão de motocicletas por ano e nos 40 anos desde sua abertura, já produziu mais de 22 milhões de unidades. Para que você entenda melhor, montamos um passo-a-passo da produção de uma motocicleta, com base na marca da asa.
1) Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos
Antes de desenvolver um novo modelo, a Honda pesquisa, para saber o que as pessoas esperam de uma motocicleta, como pretendem usá-la, o que imaginam em termos de design, estilo, performance e ergonomia. Com essas informações, a equipe do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia (CDT) da Honda, em Manaus (AM) dá início ao processo de desenvolvimento de um novo produto.
Além do conceito do novo modelo, a equipe de engenharia realiza o detalhamento de todos os componentes do veículo. Para confecção dessas peças, são desenvolvidos moldes e ferramentas para a produção. Os mesmos são testados e seguem para processamento nos equipamentos que irão executar o trabalho em cada um dos processos produtivos, como podemos ver abaixo.
2) Processos de sinterização e fundição
A Honda afirma que é a única fabricante do setor a realizar o processo de sinterização, que consiste em compactar um pó metálico formado de ferro, cobre, níquel e grafite para formar peças como a engrenagem que compõe o conjunto de embreagem do motor.
Após a compactação, essas peças passam por um forno a 1.150ºC, onde ocorre a sinterização para que saiam prontas para a montagem na motocicleta.
Outro processo inicial importante é a fabricação das peças de alumínio. Todos os componentes utilizam ligas especiais de alumínio como matéria-prima, que são injetadas através de equipamentos em moldes projetados para conformar, com alta precisão, peças como as rodas de liga leve, partes do motor, entre outras.
3) Processo de usinagem
Responsável pelo acabamento de componentes de alumínio fundidos e outras partes do motor, o processo exige precisão para dar o acabamento final e fundamental para garantir a durabilidade e eficiência dos motores.
4) Fundição centrífuga (spin casting)
Esse é um novo processo realizado dentro da unidade de Manaus, que utiliza o forno de fusão de aço e a fundição centrífuga para a fabricação da camisa do cilindro do motor. A fundição centrifugada de ferro corresponde ao processo de transformação da matéria-prima em um tubo. Essa peça é então extraída do molde, cortada e usinada. A camisa do cilindro é responsável pela passagem do pistão no motor. Utilizando essa técnica inovadora de produção, esta peça impacta positivamente tanto no rendimento do motor, quanto em relação à potência e economia de combustível.
5) Estamparia
As peças que necessitam de maior precisão e compõem os chassis das motos são estampadas em enormes prensas e soldadas por robôs. A matéria prima dos chassis é composta de chapas e tubos. O conjunto segue para a pintura de aço e recebe acabamento antes de ir para a linha de montagem da motocicleta. Sua rigidez, propriedades e dimensões são verificadas em laboratório através de teste de materiais, desempenho e durabilidade.
6) Injeção plástica
Com moldes de alta tecnologia, equipamentos injetam as resinas que resultam em peças plásticas com alta resistência e qualidade de acabamento, como para-lamas e tampas laterais, que compõe o visual da motocicleta.
7) Fabricação de assento
A Moto Honda da Amazônia (nome oficial da fábrica de Manaus) é uma das poucas unidades fabris da Honda no mundo que possui um departamento para a produção dos assentos que compõem as motocicletas. Trata-se de um processo no qual é injetada a espuma através de moldes, enquanto a napa é cortada e moldada, formando o novo assento.
8) Solda
É fundamental para complementar a estrutura final do conjunto chassi, tanque de combustível, garfo traseiro, escapamento e outros subconjuntos. Nessa etapa, as partes são soldadas, ou seja, fixadas umas às outras, e seguem para a pintura eletrostática.
9) Pintura
Permite o acabamento final e garante maior resistência pelo tratamento superficial desses itens. A Honda conta com processos de pintura bastante diversificados e que acontecem paralelamente em diversos setores. Todos atendem rigorosamente as normas ambientais com produtos não nocivos (à base d´água), estação de tratamento de efluentes e cuidados especiais no manuseio. Com investimentos recentes em robótica, a pintura do tanque tornou-se mais eficiente, reduzindo o consumo de tinta.
10) Motores
Na Honda, após a fabricação de todos os componentes do motor e recebimento das peças produzidas pelos fornecedores, todos os itens seguem para a linha de montagem, onde o conjunto motor e transmissão é montado, ajustado e então encaminhado para a etapa final de produção da motocicleta.
11) Linha de montagem
Conforme os conjuntos de guidão, rodas, escapamentos, chassis, tanques e motores — entre outros — vão ficando prontos e devidamente inspecionados seguem por transportadores aéreos e terrestres para abastecer todas as linhas de montagem. O chassi é suspenso em uma esteira e cada cavalete recebe as peças e componentes que o transformarão em uma motocicleta completa. A precisão e a rapidez nas linhas de montagem são tão grandes que, em intervalos de segundos, fica pronta uma nova motocicleta para seguir para a esteira de testes.
12) Inspeção final
Após a realização de todos os processos de fabricação e montagem, os modelos são levados à inspeção final, onde os veículos montados são inspecionados e submetidos a testes funcionais, garantindo a qualidade final do produto. Além deste processo complexo, ainda existe a logística para levar as motos de Manaus (AM) para as mais de 1000 concessionárias espalhadas pelo Brasil.
Para São Paulo (SP) por exemplo, as motos descem de Manaus de barco em viagem que dura dias, até chegar em Belém, no Pará, e seguir por rodovias até as concessionárias e depois, ir para alguma garagem.
Fotos: Divulgação/Honda
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