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Motociclismo

Confira o processo de fabricação de uma moto

03 de November de 2016

O processo de fabricação de uma motocicleta, do qual muitas pessoas desconhecem, é bastante complexo, além do detalhe que dificilmente uma fábrica permite mostrá-lo em detalhes. Mas com a permissão da  Honda  descobrimos informações bem interessantes sobre como é fabricada uma moto, do primeiro ao último estágio. 

A fábrica da Honda, localizada em Manaus (AM) é responsável por produzir todas as motocicletas da marca comercializadas no Brasil , além das unidades exportadas. Com área construída de 263 mil m² em uma área de 727 mil m², conta com aproximadamente 6 mil colaboradores.

A unidade tem capacidade de produzir 1,6 milhão de motocicletas por ano e nos 40 anos desde sua abertura, já produziu mais de 22 milhões de unidades. Para que você entenda melhor, montamos um passo-a-passo da produção de uma motocicleta, com base na marca da asa.

1) Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos

Antes de desenvolver um novo modelo, a Honda pesquisa, para saber o que as pessoas esperam de uma motocicleta , como pretendem usá-la, o que imaginam em termos de design, estilo, performance e ergonomia. Com essas informações, a equipe do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia (CDT) da Honda, em Manaus (AM) dá início ao processo de desenvolvimento de um novo produto.

Além do conceito do novo modelo, a equipe de engenharia realiza o detalhamento de todos os componentes  do veículo. Para confecção dessas peças, são desenvolvidos moldes e ferramentas para a produção . Os mesmos são testados e seguem para processamento nos equipamentos que irão executar o trabalho em cada um dos processos produtivos, como podemos ver abaixo.

2) Processos de sinterização e fundição

A Honda afirma que é a única fabricante do setor a realizar o processo de sinterização , que consiste em compactar um pó metálico formado de ferro, cobre, níquel e grafite para formar peças como a engrenagem que compõe o conjunto de embreagem do motor.

Após a compactação, essas peças passam por um forno a 1.150ºC, onde ocorre a sinterização para que saiam prontas para a montagem na motocicleta .

 

Outro processo inicial importante é a fabricação das peças de alumínio . Todos os componentes utilizam ligas especiais de alumínio como matéria-prima, que são injetadas através de equipamentos em moldes projetados para conformar, com alta precisão, peças como as rodas de liga leve , partes do motor, entre outras.

3) Processo de usinagem

Responsável pelo acabamento de componentes de alumínio fundidos e outras partes do motor, o processo exige precisão para dar o acabamento final e fundamental para garantir a durabilidade e eficiência dos motores. 

4) Fundição centrífuga (spin casting)

Esse é um novo processo realizado dentro da unidade de Manaus , que utiliza o forno de fusão de aço e a fundição centrífuga para a fabricação da camisa do cilindro do motor. A fundição centrifugada de ferro corresponde ao processo de transformação da matéria-prima em um tubo. Essa peça é então extraída do molde, cortada e usinada. A camisa do cilindro é responsável pela passagem do pistão no motor. Utilizando essa técnica inovadora de produção, esta peça impacta positivamente tanto no rendimento do motor, quanto em relação à potência e economia de combustível.

5) Estamparia

As peças que necessitam de maior precisão e compõem os chassis das motos são estampadas em enormes prensas e soldadas por robôs. A matéria prima dos chassis é composta de chapas e tubos. O conjunto segue para a pintura de aço e recebe acabamento antes de ir para a linha de montagem da motocicleta. Sua rigidez, propriedades e dimensões são verificadas em laboratório através de teste de materiais, desempenho e durabilidade.

6) Injeção plástica

Com moldes de alta tecnologia , equipamentos injetam as resinas que resultam em peças plásticas com alta resistência e qualidade de acabamento, como para-lamas e tampas laterais, que compõe o visual da motocicleta.

7) Fabricação de assento

A Moto Honda da Amazônia (nome oficial da fábrica de Manaus) é uma das poucas unidades fabris da Honda no mundo que possui um departamento para a produção dos assentos que compõem as motocicletas . Trata-se de um processo no qual é injetada a espuma através de moldes, enquanto a napa é cortada e moldada, formando o novo assento.

8) Solda

É fundamental para complementar a estrutura final do conjunto chassi, tanque de combustível, garfo traseiro, escapamento e outros subconjuntos. Nessa etapa, as partes são soldadas , ou seja, fixadas umas às outras, e seguem para a pintura eletrostática.

 

9) Pintura

Permite o acabamento final e garante maior resistência pelo tratamento superficial desses itens. A Honda conta com processos de pintura bastante diversificados e que acontecem paralelamente em diversos setores. Todos atendem rigorosamente as normas ambientais com produtos não nocivos (à base d´água), estação de tratamento de efluentes e cuidados especiais no manuseio. Com investimentos recentes em robótica, a pintura do tanque tornou-se mais eficiente, reduzindo o consumo de tinta.

10) Motores

Na Honda, após a fabricação de todos os componentes do motor e recebimento das peças produzidas pelos fornecedores, todos os itens seguem para a linha de montagem , onde o conjunto motor e transmissão é montado, ajustado e então encaminhado para a etapa final de produção da motocicleta.

11) Linha de montagem

Conforme os conjuntos de guidão, rodas, escapamentos, chassis, tanques e motores — entre outros — vão ficando prontos e devidamente inspecionados seguem por transportadores aéreos e terrestres para abastecer todas as linhas de montagem. O chassi é suspenso em uma esteira e cada cavalete recebe as peças e componentes que o transformarão em uma motocicleta completa. A precisão e a rapidez nas linhas de montagem são tão grandes que, em intervalos de segundos, fica pronta uma nova motocicleta para seguir para a esteira de testes.

12) Inspeção final

Após a realização de todos os processos de fabricação e montagem, os modelos são levados à inspeção final , onde os veículos montados são inspecionados e submetidos a testes funcionais , garantindo a qualidade final do produto. Além deste processo complexo, ainda existe a logística para levar as motos de Manaus (AM) para as mais de 1000 concessionárias espalhadas pelo Brasil .

Para São Paulo (SP) por exemplo, as motos descem de Manaus de barco em viagem que dura dias, até chegar em Belém, no Pará, e seguir por rodovias até as concessionárias e depois, ir para alguma garagem.



Fotos: Divulgação/Honda

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