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Mobilidade

Tem eletricidade no Motocross!

03 de January de 2022

A empresa Sueca Stark Future baseada em Barcelona lança a VARG seu primeiro modelo de produção em série da Motocicleta de

Motocross Elétrica mais potente e rápida do Mundo

 

Texto: Luiz Mingione / Fotos: Divulgação

 

Como a eletromobilidade não envolve apenas carros, as motocicletas elétricas também estão se tornando cada vez mais populares. Existem hoje em desenvolvimento no mundo das duas rodas motocicletas elétricas que estão se tornando cada vez mais predominantes e com tecnologia de motor e baterias muito avançadas.

 

A motocicleta elétrica de motocross VARG (que significa Lobo em sueco), é o primeiro modelo de produção em série da Stark Future e vem para mostrar que a tecnologia elétrica está mais avançada que os modelos equivalentes movidos a gasolina em todos os sentidos.

 

A Stark Future superou os limites da tecnologia com o desenvolvimento da VARG para proporcionar a emoção em duas rodas e provar que a tecnologia elétrica é superior ao motor a gasolina e que vai remodelar o futuro do motociclismo, através da fabricação de motos elétricas que superam a tecnologia tradicional com objetivo de desafiar e inspirar o mundo das duas rodas em direção à sustentabilidade.

 

Este novo modelo terá um grande impacto no segmento com sua tecnologia e recursos de design. A VARG foi desenvolvida do zero, o motor, bateria e chassi foram projetados para funcionarem juntos otimizando cada componente. A motocicleta de motocross da Stark Future com seu motor elétrico de 80 cavalos de potência vai deixar os concorrentes de 450cc movidos a gasolina envergonhados.

Segundo a VARG é a motocicleta de motocross elétrica mais versátil e avançada do mundo. Pode ser facilmente personalizada para o seu nível e estilo de pilotagem, em qualquer circuito, ela tem até 100 modos de pilotagem, ajustando a curva de potência, controle de tração e inércia do motor de acordo com a sua preferência que podem simular uma 125cc dois tempos, uma 250cc ou uma 450cc a quatro tempos.

A VARG é muito leve, tem 110 kg de peso total, o motor elétrico tem peças de fibra de carbono, pesa 9 kg funciona com uma tensão de 360 volts e tem uma relação peso-potência de 1,37 Kg/cv, além de Zero Emissões e pouco ruído.

 

Utilizando o motor como elemento estrutural, foi desenvolvido um chassi de motocross que utiliza carbono e metais nobres como magnésio e alumínio aeronáutico que proporcionam ao modelo, leveza, agilidade e maneabilidade únicas, a VARG é quase 50% mais leve do que suas concorrentes.

Segundo o fabricante o chassi da VARG tem resistência, flexibilidade e torção bem otimizados que permitem uma pilotagem estável, confortável e segura.

 A VARG tem uma potência máxima que vai de 60 até 80 cv dependendo da escolha do motor, a versão de 80cv tem 30% mais potência que um motor de 450cc quatro tempos movido a gasolina. O torque instantâneo dos motores elétricos pode ser muito divertido em duas rodas também. O modelo tem pouco mais de 938 Nm de torque na roda traseira, mais do dobro que qualquer um dos motores a combustão de 450cc à venda. Pode se ajustar a potência de 1 a 80cv em apenas alguns segundos através do uso do App Stark VARG, uma ferramenta intuitiva e abrangente disponível no painel de instrumentos da moto, ou através do seu celular com sistema Apple ou Android.

 

No entanto, motocicletas elétricas de motocross costumam ser muito limitadas por suas baterias, que devem ser leves, portanto, muitas vezes insuficientes em termos de capacidade e autonomia o que não é o caso da VARG que tem uma bateria de 32 kg resfriada a ar com capacidade de 6 kWh que aparentemente fornece energia suficiente para competir no MXGP ou até 6 horas de pilotagem em uma trilha.

A bateria da VARG é completamente à prova d’água, excedendo os requisitos da norma IP69K, (É uma classificação da norma alemã DIN 40050-9 para áreas onde é necessário proteção extra contra alta pressão e alta temperatura). A robusta estrutura da bateria também garante uma elevada resistência contra impactos, o que resulta numa bateria durável, segura e leve.

A Suspensão traseira e dianteira foram desenvolvidas em parceria com a Kayaba e a Technical Touch. A suspensão da VARG apresenta um curso de 310 mm na frente e atrás.

A curva da suspensão traseira tem amortecimento progressivo e foi otimizada para proporcionar maior conforto e estabilidade, melhorando ainda a capacidade de tração.

Existem sete configurações originais de ajustes diferentes que permitem escolher a suspensão mais adaptada ao peso do piloto e nível de pilotagem.

Segundo a Stark Future a VARG e uma motocicleta fácil de pilotar, requer menos manutenção, pode ser conduzida em qualquer lugar quase sem ruído que possa perturbar alguém além de um desempenho superior às motos tradicionais com motor a combustão.

 

Para tornar as coisas ainda mais interessantes, a Stark Future afirma que é a VARG é a motocicleta de motocross mais rápida do planeta, embora o fabricante ainda não tenha compartilhado dados sobre a velocidade máxima e aceleração. 



Ficha Técnica

Potência de 60 até 80 CV dependendo do motor

Peso 110 Kg totalmente carregado

Torque na Roda traseira 938 Nm

Tempo de recarga de 1 a 2 horas

Capacidade da bateria 6 KWh

Suspensão Kayaba KYB de 310 mm de curso Dianteiro e Traseira

Modos de pilotagem: mais de 100

Ajustes disponíveis: Curva de Potência, Freio Motor, Controle de Tração e Controle da inércia do volante do Motor

 

Os preços começam em US $ 11.900 para a configuração menos potente de 60cv, e já estão disponíveis desde final de novembro de 2021 para venda nos Estados Unidos.

 

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