Surge uma nova marca espanhola de motos elétricas.

Gigante chinesa dos elétricos se une a empresas automotivas nesse projeto! 

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione

 

A Nerva é uma empresa espanhola de motos elétricas que nasce do resultado da união de diferentes empresas automotivas e a parceria com a chinesa BYD Company Ltd, uma das gigantes automotivas fabricantes de veículos elétricos e híbridos, trens, painéis solares e baterias de Lítio recarregáveis, referência em sistemas de armazenamento de energia.

Foto: Divulgação - Nerva EXE 2022

 

Seu objetivo é posicionar-se na vanguarda do mercado de mobilidade elétrica, aproveitando a mudança que o setor está passando. Na Espanha já existem empresas semelhantes à Nerva, como a Urbet e a Wellta.

A empresa apresentou sua primeira scooter elétrica, com a  filosofia de economia circular e compromisso com o meio ambiente, que se caracteriza por oferecer mobilidade sustentável.  A bateria que vai ser usada na Nerva EXE após 5 anos de uso pode ser convertida em um sistema de armazenamento de energia para instalações em países em desenvolvimento, prolongando sua vida útil por muitos anos, e assim reciclando materiais de forma adequada e transparente.

Foto: Divulgação - Nerva EXE 2022

A nova Nerva EXE, será homologada na Espanha como scooter elétrica equivalente a uma moto de 125 cc. Sua potência nominal é de 9 kw, (13 cv) enquanto sua potência máxima é de 12,1 kw, (17 cv) com velocidade máxima de 125 quilômetros por hora.

A bateria usada na Nerva EXE da chinesa BYD, será composta por dois módulos com células LFP que é um tipo de bateria de íons de lítio que está surgindo como uma alternativa a bateria química NMC (baterias de níquel). A LFP é uma tecnologia de bateria com célula muito estável e robusta, mesmo quando perfurada não pega fogo, só produz fumaça. Tem capacidade de 5,76 kWh (76,8 V e 75 Ah).

O modelo será equipado com um carregador integrado de 1,8 Kw de potência para carregar a bateria a 100% em 4 horas e 20 minutos, enquanto para completar 80% precisará de 3 horas e 30 minutos.

Foto: Divulgação - Nerva EXE 2022 

Ao contrário de muitos outros scooters elétricos, o EXE é equipado com um motor elétrico posicionado centralmente. Tem três modos de pilotagem, para variar a potência e a velocidade máxima, e assim aumentar a sua autonomia. Modos, Normal com 115 Km de autonomia a 80km/h, Esporte com 75 Km de autonomia a 125 Km /h e o ECO com 150 Km de autonomia a 50 Km/h.

Entre outros benefícios usuais dos scooters, o Nerva EXE tem espaço em baixo do banco que permite guardar dois capacetes tipo aberto. Painel com tela LED de 5”polegadas, farol e lanterna traseira de  LED. 

 

Foto: Divulgação - Nerva EXE 2022 

Equipado com freios a disco na dianteira e traseira com sistema CBS, que regula a pressão de frenagem em cada roda para reduzir a distância de parada. Rodas de alumínio, dianteiro aro 15” polegadas com pneu 120/70-15, e traseiro aro 14” polegadas, pneu 140/70-14.

E os usuários podem também contratar o serviço de aluguel de baterias através de um aplicativo para celulares iOS e Android e também sincronizar o scooter  com o smartphone para acessar todas as informações do modelo. Também permite planejar rotas e enviá-las para o painel. Além disso, é possível acessar o histórico completo de percursos e até as revisões.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br