Moto elétrica ou a combustão?

Não é só elétrica ou combustão. É muito mais uma mudança de cultura e estilo de vida. Já parou para pensar nisso?

Por Trinity Ronzella

Moto elétrica ou moto a combustão?

 

Não é só elétrica ou combustão. É muito mais uma mudança de cultura e estilo de vida. Já parou para pensar nisso?

Foto: Divulgação

Vamos usar a bem sucedida história da Harley Davidson, que começou a ser escrita em 1903 e segue até hoje com aficionados pelo mundo todo, para fazer um comparativo que já está acontecendo e acompanha uma mudança de hábitos e estilo de vida. 

A Harley viu seus números de vendas caírem nos últimos tempos e o que se ouviu é que estava difícil atrair novos proprietários. 

Apesar de ter belas motos para o mercado, suas características de motos fortes, barulhentas, beberronas, caras, e “vibrante” fisgaram os Baby Boomers (nascidos entre 1940 e 1960) e parte da geração X ( nascidos entre 1960 e 1980), mas a aceitação para a geração Y (entre 1980 e 1995) e na primeira metade da geração Z (1995 a 2010) está em queda.

Com o envelhecimento dos Baby Boomers, as viagens começam a ficar mais difíceis, as motos mais pesadas, a aposentadoria não compra o que comprava, e outras coisas mais… O que era atrativo não é mais.

 

As novas gerações querem acessibilidade, tecnologia verde, economia, mobilidade, transporte compartilhado, enfim, tudo que vai no sentido oposto do que o mercado motociclístico ofereceu até "ontem".

 

Mas, não estamos falando de lançar um modelo novo de algo que já existe. O buraco é mais embaixo, a ordem é se reinventar ! 

 

O ponta pé inicial da Harley foi dado em 2014 com o projeto da LiveWire e chegou ao mercado em 2019. Em 2021, a Harley-Davidson iniciou seu plano para ser líder no mercado das elétricas com o lançamento de sua marca exclusiva para o setor.

 

Temos que levar em conta que a estrutura do país faz a diferença na hora da escolha de um modelo elétrico. O EUA, por exemplo, tem a West Coast Green Highway (WCGH) que conta com rede de carregamento rápido (DC) para veículos elétricos a cada 40 e 80km. Fantástico!

 

Para nossa realidade, essa estrutura está mais acelerada nos carros. Temos mais opções de carros elétricos no mercado mas, mesmo assim, ainda é  lenta quando comparamos com países mais desenvolvidos. O custo é alto e as alternativas de abastecimento são poucas. 

 

Nas duas rodas, estamos começando com as scooters elétricas. São veículos que foram feitos para distâncias mais curtas e uso diário.

 

As scooters são práticas para as cidades

 

Fácil de conduzir, as scooters são coringas nas mãos dos usuários. Vão ao supermercado, banco, shopping, servem para trabalhar, dar um passeio, circular no condomínio, enfim, com baixo custo e consumo, somado a facilidade de pilotar, virou uma alternativa de se locomover rápido e com economia.

 

Não é fácil resistir a tentação de ter uma em casa, quer ver? Confira o vídeo que gravamos com uma scooter elétrica e uma scooter a combustão

 

Desde que habilitado para moto, pilotar uma scooter é mais fácil, pois não tem marcha, que é um fator que faz as pessoas pensarem quando vão comprar uma moto pela primeira vez, sendo elétrica, ainda tem o fator “novidade”, visual e tecnologia. Está na moda!

 

Aqueles deslocamentos curtos para se fazer de carro e longos para caminhar, somado a dificuldade e valores de estacionamento, são detalhes que a scooter elétrica resolveria fácil e, mais um ponto, sem ser alvo de ladrões.

 

Se entrarmos no consumo, aí a coisa desanda. Dependendo do modelo roda até 100 km com uma bateria ou 180 km com duas! Qual a quilometragem que te atende por semana? Faz as contas…é só chegar, plugar a bateria no carregador e, algumas horas depois, o “tanque" está cheio! Não precisa ficar parando em posto de combustível.

 

Custo de manutenção é outro ponto interessante. As scooters elétricas Voltz, por exemplo, tem um décimo das peças de uma comum, são veículos valentes, com pouca manutenção e baixo custo. 

 

Hoje, com mais ofertas de scooters elétricas no país, os usuários de scooters a combustão estão começando a pensar e fazer contas. 

 

 

Foto: Divulgação

 

A geração dos Baby Boomers olham essa scooters elétricas com curiosidade. Da metade para frente da geração X, como uma possibilidade, já as gerações Y e Z sentem atração pela tecnologia e principalmente por não poluir. 

 

Com a aceitação das scooters e motos menores elétricas mais a estruturação para os carros elétricos, aumentam as chances de modelos interessantes chegarem ao mercado nacional, listamos aqui as motocicletas mais interessantes oferecidas no mercado internacional. Sabemos que as coisas aqui são demoradas e enroladas mas, esse “mundo elétrico” está andando e se estruturando, é questão de tempo. 

 

Citando o exemplo da Voltz, uma startup brasileira que já tem dois modelos disponíveis para compra on-line, que entrega em casa e, se não gostar, tem até sete dias para devolver! Confira mais sobre os modelos no site da Voltz. 

 

E aí, o que você acha das motocicletas elétricas? São o futuro? Grandes empresas como a Harley-Davidson acredita que sim, o futuro é elétrico. Quer uma dica? Procure uma moto elétrica para realizar um test ride, você vai se surpreender, é uma experiência totalmente nova. 

 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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