Moto com 4 motores elétricos e design inovador tenta quebrar recorde
A moto que promete alcançar 400 km/h possui aerodinâmica espetacular. O que chama atenção é o túnel no meio da moto que auxilia diminuir o arrasto aerodinâmico
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A futurista motocicleta elétrica WMC250EV foi desenvolvida pela jovem empresa inglesa White Motorcycle Concepts. O principal objetivo é ultrapassar os 400 km/h e quebrar o recorde de velocidade de moto elétrica mais rápida do mundo, além de mostrar para o mundo sua tecnologia.
Os primeiros testes aconteceram no campo de provas de Bruntingthorpe, na Inglaterra. O propósito era validar todos os sistemas da moto e seguir para os testes de velocidade em segurança.
Para quebrar a barreira dos 400 km/h, a empresa arrumou uma solução técnica inovadora para motocicletas. Denominada V-Air, a inovação ajuda a reduzir o coeficiente de arrasto em até 70%, quando comparado com uma moto convencional. Por isso, a motocicleta tem esse desenho inovador com um túnel vazado no meio. Mas, essa medida só é possível, pois a motocicleta elétrica não necessita de tanque de combustível e usa motores elétricos que são mais compactos.
Para mover a WMC250EV, são utilizados um conjunto de 4 motores elétricos. Dois motores com 20 kW são acoplados na roda dianteira e outros dois com 30 kW na roda traseira. O módulo com o nome D-Drive entrega potência combinada de 135 cv, a cavalaria reduzida foi utilizada nos primeiros testes com a motocicleta, na versão definitiva deve ultrapassar os 335 cv. Produzida numa mistura leve de carbono e alumínio, a super moto elétrica pesa 300 kg.
Em acelerações fortes, a roda dianteira pode perder contato com o solo. Para evitar a perda de tração, a White Motorcycle garante que graças à aerodinâmica da moto e ao sistema F-Drive, esse efeito de sustentação da roda dianteira será eliminado, proporcionando maior tração.
Pelo seu design, a moto WMC250EV não utiliza uma suspensão dianteira tradicional, mas sim uma balança, assim como a traseira e a direção é operada por cabos.
“Estamos maravilhados com os progressos que conseguimos até agora com a WMC250EV,” disse Robert White, presidente da empresa. “Sentimo-nos encorajados com a ótima recepção que recebemos em junho, na apresentação, e com o alto nível de interesse que gerou em torno do projeto”, acrescentou.
Com os primeiros testes promissores, a empresa prevê passar de 400 km/h, a tentativa do recorde está prevista para o ano que vem. O recorde atual é de 366,9 km/h.
Após a tentativa de quebra do recorde, a White Motorcycle deve iniciar a produção das versões de estrada para os clientes, com as tecnologias estreadas na WMC250EV.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário