Ja pensou em fazer um Rally com uma moto elétrica?
Ela já foi testada no Dakar em 2020, e creio eu, que os próximos Rallys serão mais silenciosos!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
A TACITA é uma empresa italiana que nasceu em 2009, em Turim, Itália. Fundada por Pierpaolo Rigo e Dina Ollino com o objetivo de projetar e fabricar motocicletas elétricas de alto desempenho, inovadoras e únicas. A palavra Tacita deriva do nome latino na mitologia romana para a deusa do silêncio.
Inspirados na deusa, a empresa projetou e criou uma motocicleta que respeita o meio ambiente e as pessoas, uma verdadeira “máquina limpa e silenciosa” para a diversão no esporte Off Road
Após vinte anos de paixão pelo Off-Road recreativo e competitivo, o objetivo da TACITA era construir a motocicleta elétrica perfeita que pudesse competir com as tradicionais motos com motor a combustão, mas “sem emissões”, dando a sensação pura de pilotagem.
Desde então, todo o esforço foi concentrado em pesquisa, engenharia e design para criar motocicletas que fossem especiais e únicas em seu segmento. O resultado é a T-Race, construída com paixão, seguindo o slogan da marca, “Paixão, Natureza, Respeito e Emoções”.
Em 2012 para provar e testar sua nova tecnologia para motos elétricas de competição, a empresa escolheu o Merzouga Rally no Marrocos. A TACITA foi a primeira marca de moto elétrica a correr um Rally na África. Após a prova, as baterias foram aprimoradas e transferidas para outros protótipos, até chegar no modelo atual que atingiu o total de 120.000 quilômetros de testes, mas que ainda continuam evoluindo para aumentar a sua autonomia.
Não foi um teste simples, a T-Race foi usada em outras aventuras importantes: duas edições do Hard AlpiTour, em 2014 e 2015, no Winter Heroes em 2016, além de exaustivos testes internos, em todas condições meteorológicas, e vários testes com clientes.
Após estes anos de pesquisa e desenvolvimento, foi construído um novo protótipo, da TACITA T-Race, e uma estação de recarga com tecnologia solar para fazer a recarga das baterias, o TACITA T-Station. No dia 4 de janeiro de 2020 em Jeddah, na Arábia Saudita, a fabricante italiana lançou a T-Race Rally oficialmente no Pódio “New Energy” do Dakar, ligando a mobilidade ao mais alto espírito de aventura e experimentação tecnológica em uma competição de Rally.
Neste ano foram realizados teste rider do modelo, com integrantes das equipes, organizadores e pilotos, e na última etapa a T-Race Rally participou como demonstração de um trecho final de ligação da prova.
O Dakar se abre para o futuro da mobilidade, a ASO (Amaury Sport Organization) organizadora do Rally, está incentivando a participação de veículos híbridos e totalmente elétricos na prova. A meta até 2030, inclui um amplo projeto de transformação com o objetivo de criar o acampamento do Rally 100% alimentado por energia renovável, e as categorias de carros e caminhões serem totalmente movidas a energia alternativa com emissão zero.
A empresa italiana de motos elétricas TACITA, aceitou o desafio, e tem um contrato assinado em 2020 com a ASO para desenvolver um modelo de moto elétrica capaz de enfrentar a competição de Rally mais difícil do mundo.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário