A técnica do origami foi usada para fazer um scooter elétrico.

A scooter Eletrica SUS 1 da nova marca sueca Stilride, fará uso de tecnologia e da técnica japonesa do origami para definir seu design. 

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione.

 

A Stilride, uma Start-up sueca, apresentou seu Scooter elétrico o SUS 1, que usou a técnica do origami japonês para construir sua forma.  A empresa foi fundada em 2019 por amigos de infância, o designer Tue Beijer e Jonas Lindberg Nyvang, diretor administrativo, usando subsídio do governo.

Foto: Divulgação - Stilride SUS 1 - Scooter Elétrica

Beijer e Nyvang compartilham da mesma crença de que as scooters elétricas podem ter custos de pré e pós-produção mais baixos, uma pegada de carbono menor, e segundo eles, com um design mais interessante.

O SUS 1 é baseado em uma nova tecnologia de manufatura robótica sustentável e automatizada, que reduz significativamente o desperdício de produção. O scooter foi projetado inteiramente a partir de sucatas recicladas e construído com braços robóticos.

Sua estrutura é feita de aço inoxidável e é muito leve através de um procedimento chamado “origami industrial”, como a arte japonesa de dobrar papel criando formas surpreendentes.

Foto: Divulgação - Stilride SUS 1 - Scooter Elétrica

O processo de “origami industrial” é quando folhas de aço inoxidável laminadas a frio são dobradas em formas tridimensionais usando lasers, usinagem CNC e robôs. 

A tecnologia é chamada LightFold porque os lasers são usados ​​para aquecer o metal ao longo da linha do vinco do metal para criar as formas. A Stilride patenteou sua própria versão do processo que chamou de StilFold.

O SUS 1 está classificado como Sports Utility Scooter (SUS). Seu motor elétrico Bosch  está na roda traseira e tem 11kW (15 cv),  alimentado por uma bateria de íons de lítio de 6 kWh. O modelo usa tecnologia de frenagem com recuperação de energia, freios a disco com sistema CBS,  velocidade máxima  de 100 km/h e autonomia de 120 km.

Foto: Divulgação - Stilride SUS 1 - Scooter Elétrica

Tem rodas aro 13” polegadas na dianteira e na traseira,  pneus 130/70, garfo dianteiros invertidos, suspensão traseira monoamortecida ajustável e conta com modos de pilotagem ajustáveis.

A empresa não forneceu maiores detalhes técnicos do modelo, que deve chegar ao mercado europeu no segundo semestre deste ano, e estará disponível em qualquer cor, que pode ser personalizada na própria fábrica da Stilride.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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