Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

custom

Na Estrada: Pra que a pressa?

23 de February de 2018

Tiago Feliziani  

Sou uma pessoa ansiosa .  

Acordo cedo. Almoço cedo. Durmo cedo. No trabalho, não consigo procrastinar, tenho que fazer aquela tarefa assim que ela chega na minha mesa . Em casa, fico pronto para qualquer compromisso no mínimo trinta minutos antes. Esperar a mulher passar cremes, testar combinações de roupas e se lembrar de pegar celular, bolsa, óculos etc. é uma tortura. Acordo no meio da noite para anotar ideias para textos aqui do MOTO.com.br  e depois não consigo dormir porque a ansiedade toma conta. Nos pontos de encontro antes de um passeio de moto sou sempre o segundo a chegar (o primeiro é um xará mineiro mais ansioso que eu). 

Mas ansiedade não significa pressa . No meu caso é o contrário. Sou ansioso porque gosto de fazer tudo com calma , no meu tempo, cumprindo todas as etapas do processo. Escrevo este texto enquanto organizo mentalmente o que preciso fazer daqui a pouco para o próximo rolê: carregar o intercomunicador, colocar o alforje e a capa de chuva na moto, encher o tanque, calibrar os pneus. Que mais? Acho que estou me esquecendo de alguma coisa. Tenho que me policiar para não deixar a ansiedade me atrapalhar, por isso, voltemos ao texto. 

Confira as ofertas para você e sua moto no Shopping MOTO.com.br   

Sim, eu falava que ansiedade não tem nada a ver com pressa . Afinal, você e sua mãe esperaram nove longos meses até você vir ao mundo. Você esperou sabe-se lá quanto tempo para ver seu time campeão (eu, por exemplo, esperei muito). Esperou bastante até conseguir um beijo da menina bonita da escola . E, mais angustiante ainda para nós motociclistas , esperou infinitos dezoito anos até tirar a habilitação. Então pra que a pressa?  

Faminto, ouvi recentemente essa pergunta do chef e proprietário da Soberana Comida Caipira , em São Francisco Xavier . Atrás do seu fogão à lenha nos fundos da própria casa, o Edu prepara com toda a calma do mundo uma deliciosa refeição de encher os olhos e dar água na boca. É uma excelente dica para quem quiser fazer um passeio por uma estrada belíssima , comer bem e bater um papo com um cara espetacular que ama o que faz. A dica é ligar e reservar antes, porque o lugar tem enchido bastante, e degustar as maravilhosas iguarias mineiras bem devagar. 

Enquanto eu controlava a minha ansiedade e tentava não devorar o torresmo, a linguiça, o arroz, o tutu, a bisteca e muito mais , fiquei pensando nessa pressa que a gente tem hoje em dia. Em tempos de smartphones, Redes Sociais, WhatsApp e Instagram , tudo é pra já e acabamos não aproveitando o momento. Temos pressa de publicar uma foto, pressa de ler a mensagem que o grupo da família mandou, pressa de subir na moto e voltar para casa. Aliás, essa síndrome da volta para casa é perigosa . Aceleramos mais, estamos mais cansados, há muito mais carros na estrada, às vezes está escuro. 

Por isso, é sempre bom lembrar: não tenha pressa . Espere para fazer ultrapassagens com segurança. Espere o imbecil que te fechou ir embora. Espere a chuva passar se for o caso. Espere para tomar a sua merecida cervejinha depois do passeio , de preferência ao chegar em casa na boa, agora sim vendo as fotos que você tirou do passeio , postando nas redes sociais e lembrando que o próximo fim de semana chega rapidinho.

Em tempo: depois de pagar a conta no restaurante , todos de barriga cheia, um dos meus amigos perguntou se a gente poderia voltar a 50, 60 por hora, no que um outro respondeu: pra que a pressa?

 

Tiago Feliziani nasceu em 1981 na cidade de Sorocaba/SP. É publicitário, redator, escritor e motociclista, e está se sentindo ansioso para pegar a estrada de novo.


 

 

 

 

 

Quer vender sua moto? Anuncie no MOTO.com.br! 

Os textos e fotos publicados no canal Moto Repórter são enviados por motociclistas e internautas, leitores do MOTO.com.br, sem compromisso profissional de estilo e padrões, apenas com o objetivo de compartilhar suas experiências e histórias com outros fãs do mundo das duas rodas. Participe você também do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br.  Envie sua notícia! 

Fotos: Arquivo Pessoal

Compartilhe esse anúncio