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Motocicletas Custom, qual estilo mais te agrada?

20 de February de 2013

Paulo Souza

Customizar! A palavra inglesa significa personalizar, ou seja, deixar o objeto com um estilo diferenciado e particular. Aplicando isso nas motos o que vem em nossas mentes é com certeza a imagem das motocicletas retrôs e vintage, principalmente aos modelos norte-americanos do início da década de 1950. Pensando justamente nestes modelos, vamos descobrir um pouco mais desse universo custom e apresentar as peculiaridades de cada estilo.

São tantos modelos diferentes, que para falar de cada um é complicado, já que a cada década surgem novas tendências. Então vamos passar pelas tradicionais como as famosas low riders, que mantém quase sempre toda a estrutura do chassi sem muitas alterações até as choppers, motos totalmente reestilizadas, que  recebem alongamentos no quadro e no garfo da suspensão dianteira, deixando quase sempre o piloto com os braços mais altos devido aos ângulos mais abertos das motos.

Bobbers: São modelos low rider sem para-lamas. Surgiram nos Estados Unidos após o período da segunda guerra mundial, quando os soldados procuravam motos mais leves e ágeis. Logo retiravam seus para-lamas, espelhos, estribos e tudo que representasse peso desnecessário, surgindo então os modelos bobbers.

Old school: seguem uma personalização com estilo mais tradicional e conservador.

New school: adotam personalizações mais modernizadas, elementos visuais atuais e chamativos.

Rat Bike: São os modelos customizados para garantirem maior tempo de uso com o mínimo de manutenção possível. Geralmente esses modelos são camuflados com acessórios do exército ou mesmo com detalhes enferrujados.

Café Racer: Este estilo surgiu na década de 1950 na Europa e foram projetados para serem rápidos e atingirem cerca de 100 milhas ou 160 km/h. O nome Café Racer nasceu devido local que servia de ponto de encontro para as competições, os motociclistas se reuniam nos bares e cafés geralmente em Londres e criaram um desafio; escolhiam uma música para tocar no pub e faziam um bate volta acelerando as motos, só era considerado um racer quem conseguisse realizar o percurso antes da música acabar.

Cruiser: São os modelos tradicionais das motos custom sem modificações estruturais. Estas motos foram projetadas para percorrerem grandes distâncias a velocidades de cruzeiro. Possuem grande distância entre eixos, guidão largo e tanque de combustível com grande capacidade.

Vintage: As motos vintage estão entre os termos clássicos e antigos, são motos originais e raras. O Nome vintage vem de “vint” relativo à safra de uvas e “age” de idade, a melhor definição seria “boa safra”. O modelo vintage trata-se de uma moto antiga e bem conservada, não são como as retrôs, que foram relançadas, são motos autênticas de décadas atrás.

Chopper: As motos choppers surgiram no final da década de 1960 e seu nome vem do verbo inglês “to chop”, que significa cortar. Logo podemos perceber que são modelos transformados com diversas características marcantes como: quadro modificado e quase sempre alongados, roda traseira bastante larga, diversas cores, garfos alongados, tanque de combustível pequeno e em muitas vezes sem freio dianteiro, semelhante a tradicional Harley-Davidson FLH, utilizada por Peter Fonda no filme Easy Rider.

E você motociclista fã do estilo custom, qual modelo combinaria mais com você?

Fotos: Divulgação

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