Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

custom

Flathead Speed Shop: Tudo começou como uma brincadeira

17 de October de 2016

Alberto Miranda

Formado em História, professor de profissão, espanhol, apaixonado pelas duas rodas e amante das motos customizadas. Editor da revista ChopperON Brasil ( chopperon.com ). Colaborador de vários sites e revistas pelo mundo todo. 


Tudo começou como uma brincadeira , e agora a coisa ficou séria... Os brinquedos do Beto Vetrano viraram o trabalho dele.

No começo, lá no ano de 2013, a ideia era abrir uma loja pequena para vender roupas para o público biker e aí nasceu a primeira loja, num mercado de Sorocaba (SP) , feita do vidro e alumínio, com um estoque limitado e com apenas um funcionário. Na Flathead Speed Shop você podia comprar camisetas com estampas e cores bacanas, roupas especiais para motociclistas , algumas peças novas e muitas usadas, assim foi como o Beto foi se tornando “o cara”... Sempre que você perguntava alguma coisa na internet, ou ele respondia, ou alguém falava “ o Vetrano tem ”. Isso acontece até hoje. Beto “é feio”, mas é um cara inteligente e ele viu que o grande negócio está na internet e ele soube aproveitar essa ferramenta desde o começo. Seja de Sorocaba ou não, com certeza, você escutou falar do Vetrano...

O Flathead Kustom Weekend foi uma festa organizada pela loja no mercado ( lembrem, pequeno ) onde mais de 5.000 pessoas acabaram com o estoque de cerveja, carne, pipoca e tabaco das lojas do entorno, só sobrou vontade de mais festa. O evento ocupou o mercado inteiro e lá puderam expor e comparecer muitas pessoas relevantes do mundo kustom, comprar e vender peças... Foi um sábado memorável que eu curti para caral***, embora ficasse com sede e fome. Falando disso, Betão, quando vamos ter um desses de novo?

Pouco tempo depois da festa, a loja teve que fechar, a família do Beto precisava dele e a Flathead ficou apenas como loja online por oito longos meses... Mas o sangue italiano do Vetrano e a sensação de saco cheio das oficinas (por se sentir literalmente enganado), sem ter para onde levar as próprias motos, abriu uma oficina , junto ao “Bolado”, o Felipe Haddad . Nesse momento entrou na brincadeira o cara mais sério do planeta, o Julio Nardini , experiente mecânico com muitos anos de oficina e mãos de ouro (ou óleo, não sei muito bem o que falar, kkkk...).

Aí nasceu a oficina , especializada na marca Harley-Davidson , com umas premissas que muitos esquecem: não mentir para o cliente e não fazer gambiarra. Hoje, pouco mais de um ano depois, o trabalho está aumentando exponencialmente , pintura, mecânica, peças, acessórios , roupas... A equipe foi ampliada e a oficina hoje ocupa 2/3 do espaço. Fazem projetos de customização , manutenção , consertos ... A Flathead é revendedora de grandes marcas nacionais e importadas, tudo garantido pelo sague italiano e o sorriso do Bolado.

Minha velha moto vai nessa oficina, sim, mas já vi motos zero entrar nela para serem “enfeitadas”, customizadas ou até abençoadas...

“Atender bem te garante a venda futura, falar a verdade não te faz gaguejar nem ter medo de perder um cliente, ao contrário, já perdi vendas caras com ideias que o cliente queria, mas que ia ficar feio ou sem ciclística”, diz Vetrano. “Vender por vender não importa, o realmente importante é ver a moto na estrada e rodando”.

Os três amigos da Flathead terminaram nossa entrevista falando uma frase que explica o sucesso dessa loja: “Fazemos o que gostamos” . Eles gostam mesmo, imaginem, o Felipe aprendeu pintar motos e capacetes depois de abrir a oficina Flathead e o cara “manja” de tintas, fitas e flakes quase tanto como de nutrientes, dietas e exercícios de academia...

Resumo, a Flathead está aberta para você visitar e conferir que eu não estou falando nenhuma mentira...

Compartilhe esse anúncio