Após sete anos de sua primeira aparição pública, ainda como uma moto conceito, finalmente a Yamaha Sport Roadster MT-01 chega ao Brasil para atender as solicitações dos entusiastas da marca. O modelo já pode ser adquirido junto a Rede Autorizada da montadora, na cor azul e ao preço de US$ 30.007,00.
Na época em que foi apresentada, no Salão de Tóquio de 1999, a máquina chamou a atenção dos visitantes pelo fato de promover a integração homem-máquina, num conjunto que trazia a realidade tecnológica de ponta, inovação e visual arrojado.
Antes de ser concebida, os engenheiros da Yamaha procuraram criar um produto que oferecesse torque de precisa medida, em qualquer uma das marchas, conforto e a esportividade. O resultado pôde ser verificado na versão final que foi mostrada aos apreciadores de motos no ano passado, sendo também comprovado quando o motor quatro tempos foi posto em funcionamento.
A peça propulsora possui dois cilindros em “V” com revestimento cerâmico dispersivo ao calor e cabeçote OHV. Com 1.670 cm³ de capacidade volumétrica, o motor tem 90 cavalos de potência máxima a 4.750 rpm e torque de 15,3 kgf.m a 3.750 rpm.
A alimentação fica por conta do sistema Yamaha de Injeção Eletrônica, que transmite segurança ao funcionamento da MT-01, além de contribuir para a adequação as normas de emissão e ruído Euro III.
Sua transmissão de 5 velocidades tem engates precisos e suaves, que atendem tanto a uma tocada esportiva quanto de cruzeiro. A Ciclística da moto é favorecida por componentes de alta resistência e baixo peso aplicado no chassi de alumínio CF-Die Cast berço duplo, a mesma tecnologia empregada na Yamaha YZF-R6. Ao todo, a MT-01 tem 243 kg de peso a seco, uma relação 2,7 kg/cv de peso potência.
A suspensão dianteira conta com garfos telescópicos de 120 mm de curso e a traseira, composta por link, tem 117 mm. A dirigibilidade e a maneabilidade são favoráveis com ângulo de cáster de 25º e trial de 103 mm. A altura do assento em relação ao solo é de apenas 825 mm.
No quesito segurança, a MT-01 é equipada com disco duplo de 310 mm de diâmetro na dianteira e disco simples de 267 mm de diâmetro na traseira. Com um tanque de combustível com capacidade para 15 litros, o modelo oferece boa capacidade.
O ruído do motor Yamaha pode ser sentido com o escapamento de dupla saída, composto por titânio. O catalisador atua de maneira ideal em todo sistema, deixando a moto apresentar expressivo desempenho, sem agredir o meio ambiente.
Em seu conjunto óptico, a MT-01 traz inovações ao segmento graças ao formato exclusivo, composto por duas lâmpadas de dimensões diferentes, uma para o farol alto e outra para a luz baixa, e Led´s nas lanternas.
Além do prazer em pilotar esta Yamaha, o consumidor brasileiro poderá ter uma moto que retrata um dos designs mais atuais do mundo das duas rodas. Para aqueles que a adquirirem, haverá garantia da fábrica de um ano sem limite de quilometragem.
FICHA TÉCNICA: SPORT ROADSTER
Comprimento total: 2.185 mm
Largura total: 800 mm
Altura total: 1.105 mm
Altura do assento: 825 mm
Distância entreeixos: 1.525 mm
Altura mínima do solo: 145 mm
Peso seco: 243 kg
Motor: 4 tempos, OHV, refrigerado a ar, com radiador óleo, 4 válvulas
Quantidade de cilindros: 2 cilindros em V
Cilindrada real: 1,670 cc
Cilindrada usual: 1,700 cc
Diâmetro x curso: 97.0 x 113.0 mm
Taxa de compressão: 9.36 : 1
Potência máxima: 90 cv a 4.750 RPM
Torque máximo: 15,3 kgf.m a 3.750 RPM
Sistema de partida: Elétrica
Sistema de lubrificação: Cárter seco, com radiador de óleo
Capacidade do óleo de motor: 5 litros (contando filtro de óleo)
Capacidade do tanque de combustível: 15 litros
Alimentação: Sistema Yamaha de Injeção
Sistema de ignição: TCI
Embreagem: multidisco banhado a óleo
Câmbio: 5 velocidades
Quadro: Berço duplo em alumínio
Ângulo de cáster: 25°
Trail: 103 mm
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17 M/C 58W
Pneu traseiro: 190/50 ZR17 M/C 73W
Freio dianteiro: disco duplo de 320 mm de diâmetro
Freio traseiro: disco de 267 mm de diâmetro
Suspensão dianteira: garfo telescópico
Suspensão traseira: Monoamortecida com link
Curso da suspensão dianteira: 120 mm
Curso da suspensão traseira: 117 mm
Cores: azul