Aldo Tizzani
Versatilidade. Esta é a palavra-chave que define o espírito esportivo da Yamaha Fazer 600 S ou FZ6 S, um dos modelos mais vendidos na Europa. Ágil na cidade e perfeita na estrada, a média cilindrada da marca japonesa traz em sua alma o motor herdado da YZF-R6 e a carenagem frontal com praticamente o mesmo desenho pontiagudo usado na superesportiva YZF-R1.
Com desenho atual e alta tecnologia traduzida, principalmente pela adoção da injeção eletrônica de combustível, a FZ6 S oferece conforto para piloto e garupa, além de uma boa autonomia, cerca de 300 quilômetros. O preço sugerido gira em torno de US$ 19.048, pouco mais de R$ 40 mil.
Como se trata de um modelo importado pela Yamaha, o valor é um pouco “salgado” para uma 600. Se fosse produzida no Brasil, seu preço seria mais atrativo. Entretanto, não há planos de produzi-la no país.
A primeira vista, o que chama bastante atenção na Fazer 600 é seu desenho futurista. A carenagem frontal conta com pára-brisa, item obrigatório já que protege o mototurista contra o vento, a chuva, pedriscos, além de indesejáveis insetos.
O tanque é uma obra-de-arte, que faz o piloto se encaixar perfeitamente e tem capacidade para 19,4 litros. A traseira é marcada pela lanterna localizada acima das saídas de escapamento que estão sob o assento. Os motociclistas ficam bem acomodados num banco de dois níveis. E o garupa conta ainda com alças bastante largas e bem posicionadas.
Para completar a parte estética, no belo painel de instrumentos em LCD (cristal líquido) é possível conferir várias informações: rotação do motor, velocímetro, hodômetro total e dois parciais, medidor de combustível, relógio, temperatura do ar de admissão e da água de refrigeração. Além das tradicionais luzes indicadoras: reserva, status do motor, ponto morto (neutro), luz alta e a ativação do sistema de imobilização.
Motor
O grande mérito desta 600 é apresentar uma perfeita combinação entre bom acabamento, motorização e parte ciclística. Desde sua apresentação em 2004, a FZ 600 tem atraído pilotos experientes e também iniciantes, justamente por ser uma moto de fácil condução e que, ao mesmo tempo, é recheada de personalidade.
Referência na Europa, essa sport naked recebeu um motor herdado da primeira geração da esportiva R6, claro que devidamente “amansado”, que gera uma potência máxima de 98 cv a 12.000 rpm e um torque máximo de 6,4 kgf.m a 10.000 rpm. Para um melhor rendimento do propulsor de 600 cm³, a Fazer ganhou injeção eletrônica que, aliada a uma unidade de controle eletrônico, gerencia o envio de gasolina para o motor.
Ou seja, a moto tem melhor performance em médias e altas rotações. E é isso que o motociclista quer. Força para as acelerações e retomadas. Neste trabalho, o câmbio de seis marchas oferece trocas de marchas suaves e precisas. É por estas características que a Fazer 600 tem uma tocada mais esportiva, que pode ser evidenciada em seu habitat natural, a estrada.
Ciclística
O conjunto dianteiro está equipado com o tradicional garfo telescópico com curso de 130 mm e dois discos flutuantes de 298 mm de diâmetro, que trabalham em harmonia e oferecem frenagens eficientes.
A suspensão dianteira poderia ser um pouco mais rígida. Na traseira, suspensão monoamortecida — também de 130 mm de curso — e disco simples de 245 mm. O conjunto absorve as irregularidades da pista e proporciona frenagens seguras. Com boa ciclística, a Fazer 600 S oferece boa estabilidade e uma agradável sensação de segurança.
A Fazer está equipada ainda com rodas de 17 polegadas de liga-leve com desenho de cinco pontas. Calçadas com pneus radiais de desenho esportivo, ajudam as suspensões a transmitir sensação de segurança e estabilidade.
O modelo vendido pela Yamaha no Brasil, que no exterior também tem uma versão sem carenagem e opção de freios ABS, conta com um ano de garantia sem limite de quilometragem. Suas principais rivais no mercado nacional são a Honda CB 600F Hornet, BMW F 800 S, Suzuki Bandit 650 S e Ducati Monster 695.
Ficha Técnica
Motor: DOHC, quatro tempos, quatro cilindros em linha, refrigerado à água
Cilindrada: 600 cm³
Diâmetro X Curso: 65,5 x 44,5 mm
Taxa de compressão: 12.2:1
Potência: 98 cv a 12.000 rpm
Torque: 6,4 Kgf.m a 10.000 rpm
Câmbio: Seis velocidades
Transmissão Secundária: Corrente
Alimentação: Injeção eletrônica
Quadro: Tipo diamante (Aluminium CF Die-Cast)
Suspensão dianteira: Telescópica com barras de 43 mm de diâmetro e 130 mm de curso
Suspensão traseira: Monoamortecida, com 130 mm de curso
Freio dianteiro: Disco duplo de 298 mm de diâmetro
Freio traseiro: Disco simples de 245 mm de diâmetro
Rodas e pneus dianteiros: 120/70 ZR17M/C (58W)
Rodas e pneus traseiros: 180/55 ZR17M/C (73W)
Comprimento: 2095 mm
Largura: 750 mm
Altura: 1215 mm
Altura do assento: 795 mm
Distância entre-eixos: 1440 mm
Altura mínima do solo: 130 mm
Tanque de combustível: 19,4 litros
Peso seco: 187 kg
Preço: US$ 19.048
Fotos: Renato Durães
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