Yamaha apresenta o YFM 700 Grizzly

ATV equipado com um motor de 700cc chega às concessionárias da montadora.

Por Leandro Alvares

O mercado brasileiro de quadriciclos ganhou neste mês mais um membro para a sua família. Trata-se do novo ATV (All Terrain Vehicles) YFM 700 Grizzly da Yamaha.

Esta máquina, que já chegou às concessionárias da montadora, é uma evolução do Grizzly equipado com motor de 660cc. Seu compacto propulsor monocilíndrico de quatro tempos, com capacidade volumétrica de 686 cc, utiliza cabeçote SOHC de quatro válvulas.

O funcionamento do “coração” é perfeito — segundo a fabricante — graças ao pistão trabalhado em alumínio que leva um revestimento de cerâmica dispersiva, uma tecnologia inédita no segmento de ATV e empregada, atualmente, em motocicletas da Yamaha como XT 660R, YS 250 Fazer, YZF-R1, entre outras.

Outro destaque do modelo é o Sistema Yamaha de Injeção Eletrônica, inaugurando a tecnologia na linha de ATV’s voltados ao turismo e à aventura. Com este aparato, a unidade de comando do Grizzly consegue controlar, por meio de 12 sensores, informações como rotação do motor, posição do acelerador, quantidade de ar admitida, temperatura de trabalho e do radiador e pressão atmosférica.

Todo o conjunto “motor e injeção” do quadriciclo trabalha com a transmissão totalmente automática, que garante expressivo torque e desempenho. O YFM 700 Grizzly conta com um sistema exclusivo Yamaha denominado de 'On-Command', o qual permite ao usuário escolher entre a tração 2WD ou permanente. Quando a opção 4WD entra em ação, automaticamente o bloqueio do diferencial inicia a atuação — item essencial para enfrentar terrenos íngremes em quaisquer situações.

No assunto dirigibilidade, o Grizzly 700 esbanja "sabedoria" e tecnologia com a Direção Assistida Eletronicamente. Além de ser inédita no mercado de ATV, ela permite menor esforço do usuário para efetuar manobras em terrenos acidentados, atuando progressivamente quando o usuário atinge velocidades superiores.

A suspensão YFM 700 Grizzly é composta por amortecedores de longo curso independentes nas quatro rodas. Aliada aos pneus de 12 polegadas, deixa o veículo 275 mm distante do solo, um dado importante quando o assunto é a superação de obstáculos. A segurança do utilitário é garantida por meio do sistema de freio composto por discos com sistema hidráulico nas quatro rodas.

Com peso a seco de 274 kg, o Yamaha Grizzly tem capacidade para levar uma carga de 45 kg no bagageiro dianteiro e 85 kg na parte traseira, ou até puxar um reboque de 550 kg.

O painel digital indica velocidade, nível de combustível, marcha selecionada, tração utilizada, hodômetro parcial e total. O tanque de combustível com capacidade para 20 litros é posicionado na área central do Grizzly 700, com a intenção de gerar um baixo centro de gravidade ao modelo.

Ficha Técnica

Motor: 4 tempos, SOHC, EFI, 4 válvulas, monocilíndrico
Refrigeração: Líquida
Cilindrada: 686 cc
Diâmetro x Curso: 102 x 84 mm
Taxa de Compressão: 9,2 : 1
Carburador: Injeção eletrônica
Ignição: TCI
Partida: Elétrica
Capacidade do tanque de combustível: 20 litros
Transmissão: Correia automática (CVT)
Transmissão secundária: Cardã
Comprimento: 2.065 mm
Largura: 1.180 mm
Altura: 1.240 mm
Altura do assento: 905 mm
Entre eixos: 1.250 mm
Distância Mínima do Solo: 275 mm
Peso seco: 274 Kg
Suspensão dianteira: Trapézio Duplo Independente
Suspensão traseira: Trapézio Duplo Independente
Freio dianteiro: Duplo disco de acinonamento hidráulico
Freios traseiros: Disco hidráulico com 4 pistões
Pneus dianteiros: 25 x 8-12
Pneus traseiros: 25 x 10-12

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br