Toni Elías é o primeiro campeão da Moto2

Com o quarto lugar GP da Malásia, o espanhol conquistou o título do primeiro Campeonato do Mundo de Moto2.

Por Roberto Brandão

Tendo crescido na loja de motos da família em Manresa e sendo filho de um Campeão espanhol de motocross, Toni Elias estava destinado a uma carreira nas duas rodas. Os primeiros passos no esporte foram dados em corridas de ‘pocket-bike’ e scooter, antes de começar a carreira no Campeonato espanhol de 125cc, em 1998. Em 1999, terminou em terceiro e um ano depois, em 2000, na sua primeira temporada completa venceu uma corrida com uma Honda.

Contudo, foi só em 2001 que o adolescente se tornou a revelação do ano, depois de assinar pelo projeto de Alberto Puig, lutando pelo título da categoria mais baixa até ao final da temporada. Venceu duas corridas e terminou num impressionante terceiro lugar na classificação geral, naquela que tinha sido até agora a sua melhor classificação no Campeonato.

O talento natural de Elias e a coragem levaram-no, depois, a dar o passo em frente para a categoria de 250cc. Em 2003 lutou pelo título com Manuel Poggiali, com uma queda na última volta no Rio de Janeiro, que lhe custou a vitória e a possibilidade de disputar a primeira posição na classificação geral. Em 2004, mudou da Aprilia para a Honda, tentando repetir os mesmos resultados. Um ano depois acabou por entrar na categoria da MotoGP. Mas, o processo de aprendizagem na Classe Rainha, onde fazia equipe na Yamaha com Rubén Xaus, foi interrompida por uma queda na França, regressando na parte final da temporada para demonstrar a sua evolução na categoria.

O espanhol correu depois dois anos com a equipa satélite da Honda de Fausto Gresini, continuando a mostrar porque era visto como um dos pilotos mais excitantes da MotoGP. A primeira vitória chegou em Portugal, em 2006, numa das melhores corridas de sempre, contra Valentino Rossi e Kenny Roberts Jr. Apesar de uma lesão afetar a sua temporada de 2007, ele conseguiu impressionar Luis d’Antin, que permitiu a sua manutenção na categoria com a equipe satélite da Ducati.

A parceria com a Ducati acabou sendo curta, numa temporada com dois pódios, e depois de passar pela equipa da Alice, Elías regressou à San Carlo Honda Gresini em 2009. Na sua primeira temporada com uma máquina de topo – correu com uma Honda RC212V – o catalão terminou 12 vezes no Top 10, com o mais baixo do pódio em Brno. Apesar disto, Elías não conseguiu manter-se como piloto da MotoGP em 2010 e, continuando a parceria com a Gresini Racing, mudou-se para Moto2, correndo com uma Moriwaki MD600.

Começou o ano como um dos favoritos ao título da categoria de Moto2 e durante todo o ano mostrou a sua experiência com sete vitórias, quatro das quais consecutivas, na altura do Verão. Com a sua forma calma de correr e personalidade cativante conquistou fãs por todo o mundo, e se transformou no primeiro Campeão do Mundo da Moto2 de sempre, com 27 anos.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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