A Suzuki reservou esta semana para a apresentação de uma trinca de novidades, a versão 2007 de sua linha 125cc de motocas: AN125 Burgman, EN125 YES e Intruder 125. As belas máquinas tiveram mantidos os seus preços de tabela e devem ganhar visibilidade nas vitrines das concessionárias já na segunda quinzena deste mês.
Lançado em 2005, o scooter Burgman se consolidou no mercado por suas chamativas características. É confortável, econômico e desloca-se facilmente pelo trânsito, por ser prático e ideal para terrenos urbanos. Além disso, segue a mesma linha de beleza e tecnologia do irmão de 400cc.
No verão, a grande vantagem do scooter é a liberdade de pilotar vestindo shorts e até mesmo saias, pois o modelo é muito confortável. Em caso de chuva, não há grandes problemas; as carenagens frontais do AN125 Burgman e o apoio para os pés protegem as pernas do piloto.
Embora esse segmento ainda esteja dando os primeiros passos no Brasil, já é possível analisar a boa aceitação desses modelos nas ruas de todo o país. Na Europa a maioria das pessoas já aderiu ao conforto e economia dos scooters. Jovens, executivos, senhores e mulheres vão para o trabalho pilotando seus scooters e, na hora do lazer eles também estão presentes.
No Brasil já foram organizados passeios de longa distância com o AN125 Burgman, mostrando que esse modelo pode também ser utilizado em rodovias. Pessoas que possuíam motocicletas de maior cilindrada trocaram a mesma por um scooter, por ser mais confortável, prático e econômico.
O AN125 Burgman possui ainda a mesma tecnologia das motos de grande cilindradas da Suzuki, e já vem completo de fábrica, com motor 4 tempos, 125cc, partida elétrica, rodas de liga-leve, painel completo, transmissão automática, porta objetos sob o banco, porta luvas e farol multirefletor.
São três opções de cores: amarela, vermelha e preta. O propulsor continua com refrigeração a ar forçado e alimentado por um carburador MIKUNI. Este conjunto produz potência de 12,3 cv a 7.500 RPM e torque de 1,10 Kgf.m a 6.500 RPM, garantindo bom arranque, boa velocidade de cruzeiro e velocidade máxima que ultrapassa os 100 Km/h. O preço sugerido a público é de R$ 5.990,00.
Ela ficou ainda melhor
Considerada pela fabricante como a mais bem equipada da categoria, a Suzuki EN125 YES ganhou um charme extra. A versão 2007 — como a antecessora, conciliando bom preço, qualidade, beleza e conforto ao pilotar — recebeu inovações no painel, nos piscas, nova cor e grafismos.
O moderno design combina a tendência atual de traçado reduzido, ressaltando a beleza da geometria do tanque de 14 litros. O painel de formato street continua incorporando velocímetro, hodômetros total e parcial ajustáveis e o prático indicador de posição de marchas, porém com o marcador de combustível integrado ao tacômetro. O conjunto continua com linhas futuristas e contornos metálicos, seguindo a linha das irmãs maiores, como a GS500E. E para garantir maior segurança, a EN125 YES possui trava de direção, um sistema anti-furto acionado com a chave, na própria ignição.
Os novos piscas possuem lâmpadas mais leves e de melhor contato elétrico, com sistema anti-vibração do filamento, vedação aperfeiçoada, refletor metalizado com o mesmo processo utilizado nos faróis dos carros, lente mais resistente com formato esportivo e arredondado, que proporcionam melhor iluminação.
A Suzuki EN125 YES ganha a nova cor prata, mas permanecem as cores preta, azul e vermelha. A força Suzuki é representada no logotipo “S” sobre as laterais do tanque como em toda a linha. O nome YES é apresentado nas tampas laterais juntamente com a marca da montadora.
O modelo é equipado com motor monocilindro, quatro tempos, refrigerado a ar que é acionado por partida elétrica, e desenvolve potência de 13CV a 8.500 RPM e torque de 1,15 Kgf.m a 7.000 RPM. O sistema PAIR envia o ar fresco do filtro de ar para as portas de escape, com isso, os índices de emissão de hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono (CO) são reduzidos e agridem menos o meio ambiente.
Seu sistema de freio é composto por disco dianteiro de acionamento hidráulico e tambor traseiro. As rodas de liga-leve oferecem resistência, beleza e conferem ao modelo um estilo esportivo. Os pneus sem câmara de ar proporcionam maior segurança, pois quando furados, ao contrário dos pneumáticos com câmara, esvaziam mais lentamente. O valor sugerido é de R$ 5.758,00.
Estilo e Potência
Logo de cara, a Suzuki Intruder 125 chama a atenção pelas novas cores: verde, azul escuro e vermelha, que deixam o visual da motocicleta ainda mais clássico. Mas para quem curte o tradicional preto, este também segue na lista das opções.
As outras mudanças podem ser observadas por quem tiver o prazer de pilotar o modelo. O motor ganhou mais potência e torque, e também, novo carburador e sistema de redução na emissão de poluentes – PAIR.
O motor monocilindro, quatro tempos, refrigerado a ar desenvolve maior potência de 12,5 CV a 8.500 RPM e também novo torque de 1,19 Kgf.m a 8.000 RPM. O sistema de alimentação Mikuni VM22 agora é mecânico e a Intruder 125 conta com o sistema PAIR, que reduz a emissão de poluentes no meio ambiente.
A boa dirigibilidade e estabilidade também são características relevantes da Intruder 125, garantidas pelo rígido chassi. As rodas de liga-leve contam com sistema de suspensão dianteira com garfo telescópico e traseira com braço oscilante amortecido a óleo, que pode ser ajustado em cinco posições. O assento largo e macio proporciona conforto ao piloto e garupa. A posição do guidão e das pedaleiras permite ótima acomodação no uso urbano ou em viagens.
Detalhes cromados como pára-lamas, retrovisores, piscas e escapamento reforçam o visual clássico. Na traseira, um prático bagageiro, também cromado, permite o transporte de objetos variados.
A durabilidade é outra vantagem da Intruder. Seu conjunto é resistente e apresenta baixa manutenção. As peças originais de reposição podem ser encontradas com preço acessível, em qualquer concessionária autorizada Suzuki de todo o Brasil. O preço da motoca é de R$ 5.375,00.
FICHA TÉCNICA: AN125 Burgman
Motor: 4 tempos, monocilindro com 2 válvulas, ohc, refrigeração a ar forçado
Cilindrada: 124 cm³
Diâmetro e curso: 52,0 x 58,6 mm
Taxa de compressão: 10.2:1
Transmissão: variável automática "cvt"
Sistema de transmissão: correia em "v"
Sistema de lubrificação: cárter úmido
Alimentação: carburador mikuni bs26ss - a vácuo
Ignição tipo: eletrônica digital
Sistema de partida: elétrica e pedal
Comprimento total: 1.772 mm
Largura total: 682 mm
Altura total: 1.112 mm
Distãncia entre eixos: 1.255 mm
Distância do solo: 120 mm
Altura do assento: 740 mm
Peso seco: 112 kg
Suspensão dianteira: telescópica de amortecimento hidráulico
Suspensão traseira: balança de monoamortecimento hidráulico tipo "link" regulável
Freio dianteiro: disco ventilado de 180mm, com acionamento hidráulico mordido por pinça deslizante de pistão simples
Freio traseiro: tambor de 120mm, acionamento mecânico com sapatas expansoras internas
Pneu dianteiro: 3.50 - 10 51j sem câmara
Pneu traseiro: 3.50 - 1051j sem câmara
Tanque de combustível: 7,8 litros
Óleo do motor: 0,85 litros (com troca do filtro)
Potência máxima: 12,3 cv a 7.500 rpm
Torque máximo: 1,10 kgf.m a 6.500 rpm
FICHA TÉCNICA: EN125 YES
Motor: 4 tempos, monocilindro com 2 válvulas, ohc, refrigeração a ar
Cilindrada: 125 cm³
Diâmetro e curso: 57,0 mm x 48,8 mm
Taxa de compressão: 9,2:1
Transmissão: 5 velocidades
Sistema de transmissão: corrente
Sistema de lubrificação: cárter úmido
Alimentação: carburador mikuni vm22 - mecânico
Ignição tipo: eletrônica digital
Sistema de partida: elétrico
Comprimento total: 1.945 mm
Largura total: 735 mm
Altura total: 1.070 mm
Distãncia entre eixos: 1.265 mm
Distância do solo: 160 mm
Altura do assento: 735 mm
Peso seco: 112 kg
Suspensão dianteira: telescópica de amortecimento hidráulico
Suspensão traseira: balança articulada, amortecedores hidráulicos com cinco regulagens da pré carga da mola
Freio dianteiro: disco ventilado de 240mm, com acionamento hidráulico mordido por pinça deslizante de 2 pistões
Freio traseiro: tambor de 130mm, acionamento mecânico com sapatas expansoras internas
Pneu dianteiro: 2.75 - 18 sem câmara
Pneu traseiro: 90/90 - 18 sem câmara
Tanque de combustível: 14 litros
Óleo do motor: 1,15 litros (com troca do filtro)
Potência máxima: 13 cv a 8.500 rpm
Torque máximo: 1,15 fgm a 7.000 rpm
FICHA TÉCNICA: Intruder 125
Motor: 4 tempos, monocilindro com 2 válvulas, ohc, refrigeração a ar
Cilindrada: 125 cm³
Diâmetro e curso: 57,0 mm x 48,8 mm
Taxa de compressão: 9,05:1
Transmissão: 5 velocidades
Sistema de transmissão: corrente
Sistema de lubrificação: cárter úmido
Alimentação: carburador mikuni vm22 - mecânico
Ignição tipo: eletrônica digital
Sistema de partida: elétrico
Comprimento total: 1.945 mm
Largura total: 815 mm
Altura total: 1.110 mm
Distãncia entre eixos: 1.280 mm
Distância do solo: 175 mm
Altura do assento: 735 mm
Peso seco: 107 kg
Suspensão dianteira: telescópica de amortecimento hidráulico
Suspensão traseira: balança articulada, amortecedores hidráulicos com cinco regulagens da pré carga da mola
Freio dianteiro: disco de 220mm, com acionamento hidráulico mordido por pinça deslizante de pistão simples
Freio traseiro: tambor de 130mm, acionamento mecânico com sapatas expansoras internas
Pneu dianteiro: 2.75 - 18 42p com câmara
Pneu traseiro: 3.25 - 16 55p com câmara
Tanque de combustível: 10,3 litros
Óleo do motor: 0,95 litros (com troca do filtro)
Potência máxima: 12,5 cv a 8.500 rpm
Torque máximo: 1,19 kgf.m a 8.000 rpm
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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