Conforme prometido pela Suzuki, as concessionárias autorizadas de todo o Brasil receberam nesta segunda quinzena de julho o modelo 2008 da GS500E. A moto de visual “naked bike” estilo anos 70 está disponível nas cores preta e azul escuro ao preço sugerido de R$ 21.235,00, com o oferecimento de um bônus promocional, segundo a fabricante.
Um dos grandes destaques desta motocicleta é o fato de conciliar um desenho “retrô”, caracterizado pela ausência de carenagem, pelo grande farol redondo na dianteira e pelo painel exposto, com a modernidade das rodas de liga leve de três pontas, dos novos grafismos e das novas setas, agora iguais às dos modelos GSX-R.
O chassi, o pára-lama, a carcaça do painel e a alça traseira estão totalmente na cor preta, dando ao conjunto um ar mais esportivo. Devido a suas pequenas dimensões, a GS500E é ideal para enfrentar o trânsito do dia-a-dia, pois passa com facilidade entre os carros parados nos engarrafamentos.
Outro ponto forte do equipamento é seu conforto: a direção leve, a embreagem macia, o engate preciso das marchas, as pedaleiras grandes que absorvem as vibrações e a posição de pilotagem proporcionam ao motociclista uma agradável viagem.
Sua performance também merece destaque, de acordo com a montadora. Não hesita nas acelerações e requer poucas trocas de marcha, graças ao bom escalonamento do câmbio e ao baixo peso da motocicleta; apenas 173kg.
A GS500E, com 48HP de potência, tem plena capacidade de viajar a 150 km/h, o que indica uma boa relação compromisso/cilindrada. Pilotos mais experientes elogiam também a “elasticidade” de seu motor, um bicilindro com 487cc.
O propulsor DOHC tem refrigeração a ar e alimentação feita por carburador duplo Mikuni BSR34. Vale destacar que as motocicletas Suzuki vêm de fábrica com o sistema PAIR, que reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Seu sistema de suspensão é composto por garfo telescópico na dianteira e monochoque traseiro com sete regulagens de pré-carga, o que garante um bom comportamento tanto nas retas quanto nas curvas.
O sistema de freios é composto por um disco ventilado flutuante e pinça de duplo pistão na roda dianteira, e por um disco ventilado simples com pinça deslizante de pistão simples na roda traseira.
O painel, com comandos acessíveis e de fácil manuseio, apresenta velocímetro, hodômetros parcial e total, luzes indicadoras de óleo, seta e farol alto. O tanque de combustível, com capacidade para 20 litros, oferece um confortável encaixe para as pernas do piloto.
A GS500E, assim como as demais motocicletas da linha Suzuki, possui um ano de garantia, sem limite de quilometragem. As concessionárias oferecem serviço autorizado, com mecânicos treinados pela fábrica e peças originais de reposição.
Para mais informações, ligue para o canal de vendas Suzuki (0800-707-8020) ou acesse o site
www.suzukimotos.com.br.
Ficha Técnica
Motor: 4 tempos, 2 cilindros em linha, DOHC, refrigerado a ar
Cilindrada: 487cc
Diâmetro x Curso: 74,0 x 56,6 mm
Taxa de Compressão: 9,0:1
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de Transmissão: corrente
Sistema de Lubrificação: cárter úmido
Alimentação: Carburador duplo Mikuni BSR34
Tipo de Ignição: eletrônica digital
Sistema de Partida: elétrica
Comprimento: 2.080 mm
Largura: 800 mm
Altura: 1.060 mm
Entre Eixos: 1.405 mm
Vão Livre: 150 mm
Altura do Assento: 790 mm
Peso Seco: 173 kg
Suspensão Dianteira: telescópica, mola espiral, amortecimento hidráulico
Suspensão Traseira: tipo link, mola espiral, amortecimento hidráulico, 7 posições de ajusta da pré-carga da mola.
Freio Dianteiro: disco ventilado flutuante
Freio Traseiro: disco ventilado
Pneu Dianteiro: 110/70-17 M/C 54H, sem câmara
Pneu Traseiro: 130/70-17 M/C 62H, sem câmara
Tanque: 20 litros
Óleo do Motor: 2,90 litros (com troca de filtro)
Potência Máxima: 48 HP a 9.200 rpm
Torque Máximo: 4,10 kgf.m a 7.500 rpm
Cores: preta e azul escuro