Aldo Tizzani
Carro-chefe da Sundown Motos no Brasil, a Web 100 tem tido uma boa aceitação, principalmente do motociclista de primeira viagem ou de pessoas que querem trocar o deficiente transporte público pela praticidade de um veículo de duas rodas.
Durante os primeiros seis meses do ano já foram vendidas 15.077 unidades da CUB da Sundown, que usa tecnologia chinesa em sua linha de produtos. Segundo os números de emplacamento do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a Web 100 ocupa a 27ª posição entre os veículos emplacados no primeiro semestre de 2007.
Só para ser ter uma idéia, sua principal concorrente, a Honda Pop 100, vendeu no mesmo período 25.718 unidades e está na 18ª posição. Detalhe: a linha Web (versões 100 e Evo) representa 40% das vendas totais da marca, que detêm 4,73% do mercado de duas rodas.
Mas quais são as principais características do modelo de uso estritamente urbano? No quesito design, destaque para o escudo frontal com piscas integrados e lanterna traseira com lente lisa e piscas com lente cristal. Quando se está pilotando esta CUB, o que chama bastante a atenção é o completo painel de instrumentos, que traz indicadores de marcha, combustível e sensor de celular.
Na pilotagem noturna, o painel oferece excelente leitura, além de um belo desenho. Na parte mecânica, o modelo apresenta uma receita bastante tradicional: motor de quatro tempos refrigerado a ar.
Outro diferencial é que a Sundown Web conta com roda traseira de aro de 16 polegadas, em vez da de aro 14 que equipava a C 100 Biz e que foi mantida na Pop. Apesar da roda maior, o baú que fica sob o confortável banco tem capacidade para transportar até 12 litros, ideal para carregar material escolar, equipamentos esportivos e até pequenas compras.
Além disso, o tamanho e formato do espelho retrovisor oferecem excelente visualização dos outros veículos e ajuda, em muito, o motociclista a mudar de faixa. O preço desta Sundown também é outro atrativo, gira em torno de R$ 4.600,00.
Motor e ciclística
A construção deste propulsor segue a risca a receita de sucesso de outros fabricantes: monocilíndrico, OHC (comando simples no cabeçote), de 97,2 cm³, que gera uma potência máxima de 7,5 cv a 8000 rpm e torque máximo de 0,85 kgf.m a 5250 rpm.
Esta CUB é esperta nas arrancadas e consegue atingir a velocidade máxima de 80 Km/h. Pena que a vibração é excessiva. Bastante ágil no transito carregado dos grandes centros, o modelo da Sundown conta ainda com transmissão semi-automática de quatro velocidades. A embreagem é centrífuga automática. Já a economia de combustível é garantida pelos sistemas “intake valve” e da incorporação do catalisador.
Na parte ciclística, a Web 100 apresenta um conjunto bastante equilibrado, perfeitamente de acordo com sua proposta de veículo urbano. Em ambas as rodas o modelo está equipado com freios a tambor (130 mm na dianteira e 110 mm na traseira), que dão conta do recado. Se o motociclista tiver o “pé pesado” em um momento de extrema necessidade, a roda traseira trava com facilidade. Mas tudo é também uma questão de regulagem do sistema.
O conjunto de suspensões traz, na dianteira, garfo telescópico com amortecimento hidráulico. Na traseira, braço oscilante com duplo amortecedor e duas posições de regulagem. Macias demais, as suspensões precisam ser recalibradas.
No chassi monobloco confeccionado em aço foram fixadas as pedaleiras do garupa. O modelo recebeu ainda pneus Pirelli MT 15, uma grande vantagem perante aos modelos importador diretamente da China, que estão equipados com pneus de desenho da década de 70.
Ficha Técnica
Motor: OHC, monocilíndrico, quatro tempos,refrigerado a ar
Potência máxima: 7,5 cv a 8000 rpm
Torque máximo: 0,85 kgf.m a 5250 rpm
Capacidade cúbica: 97,2 cm³
Diâmetro x curso: 50 x 49,5 mm
Sistema de alimentação: Carburador
Relação de compressão: 9,7 : 1
Sistema de partida: Elétrica e pedal
Câmbio: Quatro velocidades
Embreagem: Centrífuga automática e multidisco banhado a óleo
Transmissão final: Corrente
Capacidade do tanque: 18,9 litros
Chassi: Monobloco de aço
Suspensão dianteira: Garfo telescópico
Suspensão traseira: Braço oscilante com duplo amortecedor regulável com duas regulagens
Freio dianteiro: A tambor - 130 mm
Freio traseiro: A tambor - 110 mm
Roda/pneu dianteiro: 2,50/17 43P Pirelli MT15
Roda/pneu traseiro: 90x80 /16 51J Pirelli MT15
Dimensões (C X L X A): 1950 x 840 x 1250 mm
Distância entre-eixos: 1260 mm
Altura do assento: 760 mm
Altura ao solo: 160 mm
Capacidade de carga do baú: 12 Kg
Tanque de combustível: 4,0 litros
Peso seco: 90 Kg
Cores: Azul-topázio, Prata-star, Preto-ônix e Vermelho-ferrari
Preço: R$ 4.549,73
Fotos: Renato Durães.