Por tradição, a Yamaha sempre obteve posição de destaque nas pistas de corrida. Em seus 50 anos de história, inúmeros modelos remeteram à agressividade e ao anseio de máquinas que, ao melhor estilo nipônico, sempre fizeram a cabeça de milhares de fãs e aficionados por todo o mundo.
A Yamaha YZF R1 é um exemplo destas motocicletas que revolucionaram uma categoria. Seu estilo com formas acentuadas dita há oito anos as tendências do que está por vir entre as motos mais poderosas e superesportivas do mundo.
Suas dimensões estão cada vez menores e seu motor mais poderoso. Para 2006 são dois os modelos de “YZF - R1” disponíveis no mercado mundial, em especial a versão “SP” e a série limitada.
Para começar, a YZF R1 SP é a versão mais apimentada para quem quer mais emoção e de fato a utilizará nas pistas. Suas melhorias não se restringem ao design inusitado, com a versão “Gun Smoke”, uma espécie de cinza escuro e opaco, tipo fumaça. O motor conta com 180 cv a 12.500 rpm, cinco cavalos a mais que a versão “comum”, impulsionados pelo sistema de ar forçado, o Ram Air. Por este componente, seu peso é de 174 kg.
As suspensões são especiais Ohlins de múltiplas regulagens e as rodas são “Marchesini” de extrema leveza, ambos na cor dourada, assim como as ponteiras de escape. A versão “de pista” ainda leva seus emblemas em dourado além de uma “placa” exclusiva sobre a edição limitada.
O modelo mais “comum” da YZF – R1 conta com quatro cores: azul, vermelha, preta e Amarela. Esta última trata-se de uma versão exclusiva, em tributo aos 50 anos da fábrica. Para isso, a edição do modelo conta com uma pintura “campeã”, ou seja, a mesma da moto do ex-campeão mundial de motovelocidade, o americano Kenny Roberts Jr., tri campeão de 500cc pela Yamaha (1978, 1979 e 1980).
Amarela, preta e branca, a versão de 50 anos impressiona! As cores da antiga moto do time oficial da marca parecem ter caído como uma luva nesta incrível superesportiva. O motor quatro cilindros em linha e 20 válvulas gera absurdos 175 cv a 12.500 rpm, dois a mais que a versão 2005, e 10.9 kgm.f de torque a 10.500 rpm, um rojão! Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos.
Seu peso é de 173 kg, relação peso x potencia de 1.01hp para cada kg, e sua velocidade final é de extremos 299 km/h. Delta Box em V, o chassi é feito de liga de alumínio, super leve e resistente, e o escape segue uma tendência mundial, sob o acento do passageiro.
Os freios são super dimensionados, duplo disco flutuante na dianteira com pinças radiais e simples na traseira. Sem dúvida, uma das superesportivas mais cobiçadas do planeta!
FICHA TÉCNICA:
Motor
Tipo: quatro tempos, inclinado para frente, cilindros paralelos, 20 válvulas, DOHC
Refrigeração: Refrigeração liquida
Cilindrada: 998cc
Diâmetro X Curso: 77.0 x 53.6mm
Taxa de compressão: 12.4:1
Potência máxima: 175 cv à 12500rpm
Binário máximo: 10.9 kg-m à 10500rpm
Lubrificação: Carter úmido
Carburador: Injeção de combustível, válvulas secundárias de admissão motorizadas
Embreagem: úmida, múltiplos discos
Ignição: (digital)
Arranque: Elétrico
Transmissão: seis velocidades
Transmissão final Por corrente
Depósito combustível: 18 litros (3.4 litros)
Depósito óleo: 3.8 litros
Chassis
Chassis: Liga de alumínio Deltabox V
Suspensão da frente: telescópica, 43mm
Front travel 120mm
Suspensão traseira: Braço oscilante (tipo Link)
Rear travel 130mm
Travão da frente: Duplo disco flutuante, Ø 320mm
Travão traseiro: Disco, Ø 220mm
Pneu frente: 120/70 ZR17M/C (58W)
Pneu trás: 190/50 ZR17M/C (73W)
Dimensões
Comprimento (mm): 2085
Largura (mm): 720
Altura (mm): 1105
Altura assento (mm): 835
Distância entre eixos (mm): 1415
Altura ao solo (mm): 135
Peso a seco (kg): 173 kg