Moto
Moto
A Royal Enfield apresentou, após muito suspense, a nova Himalayan 450 na edição de 2023 do EICMA. E não foi só isso, a marca ainda surpreendeu a todos com o seu primeiro protótipo elétrico, a Himalayan Electric.
Para ver os vídeos e mais detalhes, clique aqui.
A nova Himalayan 450 representa um avanço substancial em relação à sua predecessora, a Himalayan 411. Como o CEO, B. Govindarajan, disse em entrevista: "Antes de começarmos a trabalhar na nova Himalayan, andamos com nossos consumidores e conversamos com globetrotters, exploradores e atletas. Com a ajuda dessas informações e de nossa própria experiência, decidimos qual DNA crítico precisávamos manter e quais aspectos precisávamos evoluir na nova Himalayan. A totalmente nova Himalayan 450 é equipada com o motor Sherpa 450, refrigerado a água, o primeiro desse tipo da Royal Enfield. Também é a primeira vez que temos o recurso ride-by-wire em nossa motocicleta, que oferece entrega ideal de potência e torque para terrenos desafiadores. Além disso, em colaboração com o Google Maps, temos o TripperDash com navegação completa por mapa. Testamos extensivamente esta motocicleta por mais de 5500 km, desde 22 pés em Chennai até 19.024 pés em UmLing La. Portanto, a nova Himalayan é uma combinação de informações de especialistas, nova tecnologia e o verdadeiro DNA da Royal Enfield".
A grande inovação está no novo motor monocilíndrico de 450 cc, o primeiro motor da Royal Enfield com sistema de refrigeração líquida. Ele está acoplado a uma caixa de seis velocidades com embreagem assistida e deslizante.
O novo motor da Himalayan desenvolve 40 cv a 8.000 rpm e 40 Nm de torque a 5.500 rpm. A moto também está mais leve, agora pesa 196 kg e conta com um generoso tanque de combustível de 17 litros. Além disso, o assento bipartido permite ao motociclista alterar a altura do assento do piloto em 20mm para cima. Além do assento padrão, há um assento baixo disponível como opção. Entre o assento padrão e o assento baixo opcional, o piloto tem uma ampla faixa entre 805mm e 845mm de altura do assento.
O painel da nova Himalayan é uma grande e redonda tela TFT colorida, integrada ao Google Maps para uma navegação. Essa tela pode ser emparelhada com smartphones e oferece uma variedade de temas analógicos e digitais para manter os pilotos atualizados. Além disso, é possível acessar chamadas, notificações e mensagens de texto diretamente no painel.
Como a nova Himalayan foi concebida para enfrentar todos os terrenos, a motocicleta vem com rodas raiadas de 21 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira, enquanto a suspensão é garantida por garfos invertidos da Showa na dianteira e um monoamortecedor na traseira. O sistema de frenagem é composto por discos em ambas as extremidades, com a adição do sistema ABS comutável. A iluminação é totalmente em LED, garantindo visibilidade em todas as condições.
Além disso, a Himalayan 450 estreia o acelerador eletrônico que permite aos pilotos escolherem entre os modos de pilotagem Performance e Eco, alterando a resposta do acelerador.
A nova Royal Enfield Himalayan 450 estará disponível em 5 cores: Hanle Black, Kamet White, Slate Himalayan Salt, Slate Poppy Blue e Kaza Brown e conta com 5 anos de garantia. A marca planeja anunciar o preço oficial no final deste mês, porém as pré-reservas na Índia já estão abertas no site oficial.
É uma enorme evolução da antiga Himalayan 411. O que você achou dessa novidade? Deixe sua opinião nos comentários.