Moto
Moto
Roberto Brandão Filho
Há um velho ditado que diz, ‘Você não pode fazer de um burro, um cavalo de corrida’, mas Valentino Rossi foi de burro para garanhão italiano de uma semana para outra, quando venceu a etapa de Misano, no último domingo.
O octocampeão pilotou sua M1 na ultima rodada usando um capacete com o desenho do burro do filme Shrek no topo e as palavras “The Donkey” no mesmo estilo que usa seu apelido “The Doctor”, como referência a sua queda na etapa de Indianápolis.
O acidente marcou seu primeiro abandono desde 2007 e diminuiu sua vantagem para 25 pontos sobre o seu rival mais próximo ao título e companheiro de equipe Jorge Lorenzo, mas resolveu um problema do italiano.
“Na Itália, se você comete um erro estúpido desses é chamado de burro. Assim que fui ao chão em Indianápolis pensei que burro que sou. Mais tarde pensei que daria um ótimo design para meu capacete. Posso ter perdido 25 pontos, mas resolvi o problema da pintura de meu capacete para a etapa de Misano” explicou Rossi.
O capacete de burro definitivamente não diminuiu o ritmo de Rossi em Misano, onde o piloto foi o mais rápido em todas as sessões da pista e tomou a liderança da prova na oitava volta.
Enquanto Lorenzo lutava para ultrapassar o piloto da Repsol Honda, Daniel Pedrosa, Rossi construía uma vantagem confortável na liderança, onde permaneceu até a bandeirada para garantir sua sexta vitória da temporada.
“Hoje (domingo), com o tanque cheio, eu tive de ter mais cautela na largada e demorei um tempo para chegar à frente, mas quando cheguei lá me senti muito bem e minha moto estava fantástica. Nós não achávamos que estaríamos tão competitivos aqui (Misano), mas o fim de semana foi perfeito e por isso devo um grande obrigado à toda minha equipe por um trabalho perfeito”, explicou “O Doutor”.
“Desde meu acidente em Indianápolis nos focamos, nos concentramos no trabalho e todos merecem este resultado. Eu fui o ‘burro voador’ hoje (domingo)”, sorriu o italiano, que usou orelhas de burro no pódio.
Com 30 pontos de diferença para o segundo colocado e 100 pontos disponíveis nas quatro rodadas que estão por vir, Rossi mira seu sétimo título na classe rainha do motociclismo.