Revolução em três rodas

Triciclo Can-Am Spyder começa a ser vendido nos EUA e traz conceitos inovadores em seu conjunto.

Por Leandro Alvares

Murillo Ghigonetto

Depois de antecipar o lançamento do Can-Am Spyder Roadster, apresentado nos EUA no início do mês de fevereiro, o MOTO.com.br e a agência de notícias “Infomoto” prepararam uma matéria mais detalhada sobre o triciclo da BRP (antiga Bombardier), que promete revolucionar o mundo das três rodas.

Este veículo é bem diferente dos triciclos tradicionais encontrados no mercado. Isso porque, além de reunir um aparato tecnológico digno dos melhores carros esportivos, o Spyder se destaca por ter duas rodas na dianteira, característica pouco usual neste tipo de equipamento.

À primeira vista, não há como mostrar indiferença frente às soluções incorporadas à máquina. Na dianteira, destaque para as rodas com pára-lamas e um compartimento de carga sob o capô com 44 litros de capacidade ideal para se guardar pequenas malas e capacete.

O conjunto óptico está integrado à carenagem frontal, assim como as setas, acopladas na parte externa dos espelhos retrovisores. O painel é amplo e possui dois grandes mostradores analógicos para informar velocidade e rotação do motor. Uma pequena tela de cristal líquido fornece detalhes sobre o funcionamento da parte elétrica e mecânica. O tanque de combustível está localizado sob o assento do piloto e tem capacidade para 27 litros de combustível.

Apesar da aparência avantajada, o Spyder é mais leve do que parece (310 kg) e conta com um assento baixo (737 mm). Segundo o fabricante, graças a essas características, até os pilotos menos experientes não irão sentir dificuldades na condução. A rabeta tem desenho curto e conta com duas alças para apoio do garupa. Na roda traseira, um pequeno pára-lama pintado na cor da carroceria completa as formas harmoniosas do Spyder.

Motor e ciclística

Não é apenas no visual que o Spyder esbanja inovação. Na parte mecânica e ciclística também. A tecnologia embarcada no projeto deste veículo deixaria qualquer automóvel de luxo de boca aberta.

Para começar, o triciclo está equipado com um motor Rotax V-Twin de 998 cm³ e quatro válvulas por cilindro, que desenvolve potência de 106 cv a 8.500 rpm e torque de 10,4 Kgf.m a 6.250 rpm. O propulsor conta ainda com sistema de injeção eletrônica EFI e câmbio de cinco velocidades e marcha ré, com a transmissão final feita por correia dentada. Um detalhe interessante está no acionamento das marchas, realizada por um pequeno botão situado no guidão do veículo.

Um sistema eletrônico de controle de tração trabalha em conjunto com a injeção eletrônica para garantir que a roda traseira não gire em falso. Há também o Vehicle Stability System (VSS), sistema de estabilidade do Spyder. Uma central computadorizada analisa constantemente as forças atuantes na aceleração e nas suspensões e agem sempre na iminência de uma perda de controle do piloto. E não pára por aí.

Outra central eletrônica é responsável por medir a variação da força aplicada para se mover o guidão de acordo com a velocidade. Em outras palavras, assim como nos carros mais equipados, quanto menor a velocidade, maior a maciez do guidão; e o contrário em altas velocidades.

Nas suspensões dianteiras, o Spyder utiliza um sistema de braços duplos triangulares com barras anti-torção e curso de 144 mm dos amortecedores. Atrás, a suspensão é do tipo monochoque, com curso de 145 mm. Os freios são equipados com EBD (Sistema eletrônica de distribuição da carga de frenagem) e ABS (Anti-travamento). Na frente, dois discos de 260 mm com pinças de quatro pistões, e um disco simples de 240 mm atrás garantem total segurança para o piloto.

Segundo a BRP — empresa canadense conhecida por fabricar jet-skis, quadriciclos e snowmobiles —, o Can-Am Spyder começa a ser vendido nos EUA e Canadá por US$ 18 mil, a partir deste mês.

Para 2008 os planos de comercialização serão ampliados também para alguns países da Europa, sendo que nos próximos três anos a fabricante promete estender a as vendas para outros países, possivelmente para o Brasil também.

Disponível nas cores amarela e cinza, o Can-Am Spyder promete ser uma nova sensação no mercado internacional.

Fonte:
Agência Infomoto

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