REALITY SHOW DE MOTOCAS

American Chopper tem neste mês dois novos episódios da família Teutul.

Por Thiago Fuganti

Foi em 2001 que o Brasil deu início a uma febre que já tomava conta de outras emissoras de TV internacionais, os famosos “reality shows”. Neste novo cenário de entretenimento, nem mesmo o mundo das motos escapou, ganhando em setembro de 2002 o primeiro capítulo da série American Chopper, no canal por assinatura “People+Arts”, da “BBC” e “Discovery Networks”, voltado ao gênero estilo de vida.

Cada episódio, produzido por Craig Piligian, capta o drama diário da família Teutul e a sua luta para manter a bem-sucedida loja de motocicletas fabricadas sob encomenda, localizada em Nova Iorque, assim como os seus relacionamentos familiares. O fundador da OCC (Orange County Choppers), Paul Teutul, e o projetista chefe Paul Teutul Jr., trabalham juntos para construir motocicletas exclusivas.

Seus estilos de trabalho são contrastantes, mas criam uma série interessante de “conversas” entre pai e filho, enquanto se esforçam para cumprir com prazos de entrega aparentemente impossíveis e realizar um trabalho de alta qualidade que represente a OCC.

As câmeras seguem a dupla Teutul enquanto eles executam todas as suas tarefas, do árduo trabalho diário de construir as motocicletas e mostrá-las aos clientes nas excursões da família fora da oficina. A dinâmica da relação entre pai e filho e com os outros personagens da OCC cria um equilíbrio interessante entre o trabalho artesanal de alta qualidade na fabricação das motos e os diálogos divertidos que podem mudar de gritos a risadas em uma questão de segundos, geralmente provocadas pelo irmão mais novo, Mikey.

No mês de maio, dois novos episódios vão ao ar. O primeiro foi visto no último dia 2. O próximo está agendado para o dia 30, às 21h. Reprises de capítulos antigos podem ser assistidas de segunda a sexta, às 21h, e sábados e domingos, às 15h.

Os astros do “dramality show”:

- Paul Teutul

A sua oficina/loja de Nova Iorque tem apenas quatro anos de existência, mas a paixão de Paul pela fabricação de motocas sob encomenda vem desde os anos 1970, inspirada nos filmes Easy Rider e The Wild One, com Marlon Brando.  Desde então, ele vem trabalhado na fabricação de aço, promovendo sua serralharia, a Orange County Ironworks, seu negócio atual. 

Foi o sucesso da OCI que permitiu a Paul desenvolver o sonho em montar motocicletas nas as horas de folga.  Em 1999, ele contratou o filho Paul Jr. para ser o chefe de design e fabricação da nova companhia, a OCC (Orange County Choppers).  Hoje, os seus três filhos trabalham em ambos os negócios da família. 

Danny, de 26 anos, é o gerente geral e pai de uma filha de dois anos, chamada Gabriella.  Paul Jr., de 28 anos, é o chefe de design e fabricação na OCC. Michael, 24, administra os pedidos de encomendas e peças na OCC.  Kristin, 21, está cursando escola de enfermagem na cidade de Rochester.

- Paul Teutul Júnior

Paul Jr. nasceu com uma chapa de aço no sangue.  Com apenas 12 anos, passava a maior parte das férias escolares na serralharia do pai, aprendendo tudo sobre a utilização de aço, que seria usado mais tarde para a montagem das motocicletas.  Quando ainda cursava o ginásio, participou do programa de Serviço Educacional Cooperativo, aperfeiçoando sua habilidade de montagem.

Logo após graduar-se, foi trabalhar para o pai na Orange County Ironworks, tornando-se chefe da sessão de trilhos e grades. Mas como o patrono passou a montar motos nas horas vagas, ele chamou o filho para auxiliá-lo.  Foi então quando Paul, o pai, reconheceu o talento em design e fabricação do filho.

Aprovado, Júnior deixou a serralharia para ajudar na fundação da OCC. Em 1999, o time de pai e filho debutou as motos na cidade de Daytona, causando um grande interesse nos consumidores.

- Michael Teutul, “Mikey”

Seja para atender ao telefone, cuidar do lixo, transportar quadro de motos ou escavar a neve, Mikey, é um “faz de tudo”. Mas infelizmente, não é um mestre em nenhuma destas atividades. Sua atitude indiferente adiciona constantemente um ar cômico à série, tornando mais leve cada episódio.

- Vincent Demartino, “Vinnie”

Paul Jr. confia em Vinnie. É ele quem auxilia a Paul na construção de suas incríveis motos temáticas.  Vinnie tem 30 anos, é amigo e empregado de confiança da OCC. Viaja com empresa na maioria dos festivais, eventos e competições que a oficina participa.

OCC

A Orange County Choppers deu o passo inicial no mundo das máquinas personalizadas no festival de motos de Daytona, o “Biketoberfest”, em 1999, com a apresentação "True Blue," fabricada no porão da casa de Paul.  Outras motos temáticas foram surgindo em seguida, como a moto aranha, a “Spider Bike”, comprada pelo músico Wyclef Jean, do the Fugees, e a moto a jato, “Jet Bike”, feita em homenagem às forças armadas americanas no Afeganistão.

Em 2002, a OCC foi reconhecida pela revista “American Iron Magazine” como uma das 12 melhores montadoras de motos do mundo; assim como, foi citada no livro Haute Motor: The Art of Chopper (novembro de 2003), entre as 19 melhores montadoras. As motos da oficina também foram capas de revistas, como “American Iron, Freeway” (França), “Norsk Biker Journal” (Noruega), “Street Chopper” e “V-Twin Motorcycles”.
 

Veja uma entrevista com o produtor Craig Piligan:

Onde você encontrou a inspiração para fazer American Chopper?

Devido ao grande sucesso dos programas de motocicletas do “Discovery Channel” e do “Monster Garage”, Sean Gallagher, diretor de desenvolvimento do “Discovery”, tinha a intenção de expandir este gênero com um tipo diferente de “reality show”, que retratasse um fabricante de motos com excelente design e talento. O que tínhamos nas mãos: a oficina Orange County Choppers, da família Teutul, que possuía um potencial incrível para o desenvolvimento de personagens. A idéia principal era focalizar na criação e na montagem das motocicletas, que quase foi deixada para segundo plano quando vimos o que estava acontecendo na tela da televisão, entre esta dinâmica família. Os membros da família possuíam um intenso relacionamento e isso saltou aos nossos olhos.  American Chopper é menos sobre as motos do que a dinâmica por trás da fabricação delas.

Onde você encontrou a família Teutul?

Na nossa busca por fabricantes de motocicletas, encontramos o site da OCC.  A família Teutul tinha o talento na fabricação de motocicletas sob encomenda.  A partir de uma lista de mais de 20 lojas de motos que tinham em consideração, o relacionamento entre um pai e seu filho, trabalhando juntos em um negócio familiar de sucesso, nos atraiu inicialmente.

Quais as qualidades que possuía a família, que o levaram a considerá-la como uma séria candidata para uma série?

Com um design exclusivo e um complexo trabalho de fabricação, nós estávamos certos que a série teria um forte conteúdo sobre o processo de montagem de uma moto sob encomenda. Mas a diferença neste programa é que os personagens são maiores que a própria vida.

Como eles são quando não estão sendo filmados?

Exatamente o que você vê na televisão. Eles são assim mesmo e jamais mudarão o estilo.  Ambos, Paul, o pai, e o Paul Júnior, não se afetam ou se inibem diante das câmeras.

Como você descreveria este estilo de programa?

Este é um exemplo de um novo tipo TV realidade. Não existem vencedores ou perdedores, não existe competição.  Não é um “game show”.  O American Chopper é a verdadeira vida desta família e o drama do dia-a-dia na luta para a criação de fantásticas motos e para o desenvolvimento de um grande negócio familiar. O American Chopper é uma parte de suas vidas sem começo ou fim, na qual nós criamos histórias interessantes, que eu acho serem diferentes de qualquer outro drama ou “reality show” da TV.

Há novos personagens no horizonte?

Personagens vêm e vão no show.  Como Paul, o filho, tenta criar diferentes tipos de motos e precisa de apoio em novas áreas, novos personagens serão introduzidos. 

Quais são algumas das novas possíveis histórias?

O Paul filho é jovem, talentoso, solteiro... Seu irmão Mikey Teutul entrou em ação e provou seu talento na fabricação de motos.  Uma coisa é certa, há muita inovação nas motos que a OCC construirá – talvez uma moto feita para um famoso ou até um atleta profissional.   

Qual foi a maior surpresa nesta série?

A série estabelece uma conexão com os telespectadores porque a família Teutul representa o verdadeiro herói da classe trabalhadora americana, fabricando suas motos desde o nada; como parte do negócio da família. Eles são adoráveis e acessíveis.


 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br