Moto
Moto
O mercado de motocicletas no Brasil está em ascensão, em 2023 já foram comercializadas 902.781 motos novas até julho, um aumento de 21,29% em compaação ao aculuado no mesmo periodo de 2022, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
No entanto, junto com esse crescimento, surge a necessidade crucial de manter os motores das motocicletas funcionando perfeitamente. Um aspecto muitas vezes negligenciado, mas de extrema importância, é a seleção adequada do óleo de motor.
Os motores de motocicletas operam sob condições rigorosas, com engrenagens que funcionam em alta velocidade e pressão constante. Usar um óleo inadequado pode levar a danos irreversíveis. Os óleos desenvolvidos especificamente para motocicletas oferecem:
No mercado atual, você encontrará três variantes de óleo destinadas às motos: o sintético, o semissintético e o mineral. Cada um possui suas particularidades e pode ser selecionado de acordo com o tipo de veículo que você possui.
O óleo sintético é fabricado a partir de reações químicas que o moldam até que alcance as características desejadas pelo fabricante. Devido ao seu processo de criação controlado, sua composição é mais uniforme, garantindo maior estabilidade e durabilidade.
Entretanto, em virtude de sua complexidade, seu custo costuma ser mais elevado em comparação com outros tipos de óleo. Adicionalmente, ele pode ser enriquecido com aditivos para auxiliar na limpeza do motor e manutenção das especificações.
O óleo semissintético é uma fusão dos óleos mineral e sintético. Assim como o sintético, ele também pode ser aprimorado com aditivos que promovem a limpeza do motor e facilitam sua manutenção.
Uma das vantagens desse tipo é o custo mais acessível se comparado aos óleos sintéticos, enquanto ainda mantém eficiência e durabilidade. Ele é formulado para reunir as melhores características de ambos os tipos de óleo.
Por outro lado, os óleos minerais derivam do petróleo e têm uma origem mais natural. Consequentemente, sua estrutura molecular é mais irregular em comparação com os tipos anteriores.
Dessa forma, é um pouco mais desafiador garantir alta qualidade e viscosidade a esse tipo de óleo sem aditivos que o tornam apto para utilização em veículos.
Ao escolher o óleo de motor certo, você pode evitar despesas inesperadas e prolongar a vida útil da sua moto. Lembre-se sempre de seguir as orientações do fabricante e monitorar o consumo regularmente para uma performance ótima.