Puro sangue amansado

Husqvarna TE510 Dual pode rodar tanto no asfalto e como também por estradas de terra.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani

TE510 Dual. Este é o modelo que terá a missão de ampliar a participação da Husqvarna no mercado de motos de uso misto acima de 500 cilindradas no país.

Nicho pouco explorado pelos fabricantes e importadores, a TE 510 Dual foi criada exclusivamente para o moto-aventureiro brasileiro e tem como base a TE 510, uma autêntica off-road utilizada em provas de enduro.

Para deixar a Dual com cara de moto de rua e, consequentemente poder ser emplacada, foram feitas algumas adaptações na “puro sangue” de competição. A nova versão ganhou banco mais largo, farol, piscas e lanterna; pneus de uso misto e relação mais longa. Além disso, as suspensões foram recalibradas. Todas as adaptações foram pensadas e realizadas no Brasil em testes dinâmicos e passagens pelo dinamômetro.

A Husqvarna TE 510 Dual não é uma moto para longas viagens, muito pelo contrário. Porém, pode encarar qualquer tipo de aventura, mesmo que tiver de se deslocar por trilhas mais fechadas.

A moto está equipada com o mesmo motor “nervoso” de sua irmã, um monocilíndrico de 501 cm3, quatro tempos, câmbio de seis marchas e embreagem de acionamento hidráulico. O propulsor tem bastante torque em baixas e médias rotações, além de despejar potência de forma linear.

Traduzindo: a moto tem muita força nas largadas. Já para alcançar velocidade de cruzeiro com regime de rotação mais baixo, foi adaptada uma relação mais “longa”.

Em função de equipar uma autêntica off-road, o motor da TE 510 Dual transmite muita vibração para o piloto. O difícil saber é o comportamento desta moto “racing” numa situação de trânsito carregado e trafegando pelos corredores estreitos dos grandes centros.

Suspensão e transmissão

Para copiar bem as irregularidades do piso, seja na terra ou no asfalto, a Husqvarna Dual utiliza suspensão dianteira invertida Marzocchi, que foi “rebaixada” em 30 mm. O acerto aumentou o ângulo de cáster (para evitar que a moto empine) e também diminuiu a distância em relação ao solo.

Já na traseira, há um monoamortecedor Sachs instalado em uma balança de alumínio. Para completar, o modelo usa freios a disco da grife italiana Brembo e rodas de alumínio.

Para o uso urbano, os pneus Michelin Enduro Competition foram substituídos pelos Pirelli MT 60 (dianteiro de 90/90-21 mm e traseiro de 120/80-18 mm). A relação secundária também foi trocada. Agora a TE 510 Dual usa um pinhão de 14 dentes e coroa de 42 dentes — contra pinhão 13 e coroa 50, da TE 510 — para garantir uma maior velocidade final à motocicleta, além de uma velocidade de cruzeiro em uma rotação menor. Economizando assim combustível e diminuindo a vibração transmitida ao motociclista, o que, diga-se de passagem, pareceu não ter surtido muito efeito nesse primeiro contato com a moto. Ela vibra muito.

Para Celso Renato, chefe da equipe de competições off-road do Grupo Izzo, a TE 510 Dual é uma moto divertida, leve (113,8 kg) e equilibrada. “Ideal para motociclistas mais experientes que tem afinidades com a prática do off-road, mas também querem rodar por estradas asfaltadas”.

Guardando as devidas proporções — faixa de cilindrada, tipo de uso, estilo de pilotagem e preço —, a TE 510 Dual (R$ 31.400,00) deve brigar pela mesma fatia de mercado dominado pela XT 660R (R$ 24.500,00). Nesta categoria, aparece também a recém-lançada BMW X Challenge (R$ 39.900,00).

Ficha Técnica

Motor: 4 tempos, um cilindro, comando duplo no cabeçote (DOHC) e refrigeração líquida 
Capacidade cúbica: 501 cm³ 
Potência máxima: 53 cv (rotação não disponível)
Torque máximo: n.d.
Câmbio: 6 velocidades
Transmissão final: corrente
Alimentação: Carburador Keihin 41mm
Partida: Elétrica
Quadro: Tubular de aço
Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido Marzocchi de 50 mm, com ajustes de compressão e retorno
Suspensão traseira: Balança de alumínio com mono amortecedor Sachs, com ajustes de pré-carga , compressão e retorno
Freio dianteiro: Disco flutuante de 260 mm e pinça Brembo de dois pistões.
Freio traseiro: Disco flutuante de 240 mm e pinça Brembo de um pistão
Pneu dianteiro: 90/90- 21 – Pirelli MT 60
Pneu traseiro: 120/80 -18 – Pirelli MT 60
Comprimento total: 2212 mm  
Distância entre eixos: 1495 mm
Altura do assento: 980 mm
Peso seco: 113,8 kg 
Tanque de combustível: 9,2 litros
Cores: Branca/vermelha
Garantia: 2 anos, sem limite de quilometragem
Preço: R$ 31.400,00

Fotos: Renato Durães.

Fonte:
Agência Infomoto

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