O Sportec M3 é a novidade da Metzeler para o mercado de pneus. Com design mais esportivo que o M1, seu antecessor, o novo pneumático oferece ainda mais segurança nas condições de pista seca ou molhada, além de expressiva durabilidade.
O pneu dianteiro, desenvolvido para reagir ao empuxo do pneu traseiro, aumenta a aderência do conjunto e a precisão da trajetória. Já o composto traseiro conta com uma alta percentagem de sílica para proporcionar rápido aquecimento e melhor tração no molhado.
Em ambos, a Metzeler utilizou a tecnologia Multiradius de modelagem, que combina os contornos dos pneus dianteiro e traseiro para permitir o ideal comportamento da moto em qualquer condição. No dianteiro o perfil é mais arredondado e liso, enquanto que o traseiro foi desenhado com raios variáveis que aumentam a pegada em cada ângulo de inclinação.
O resultado é maior estabilidade e aceleração segura nas entradas das curvas. A linearidade durante a inclinação assegura precisão e estabilidade, permitindo também aceleração máxima na saída das curvas.
O visual moderno dos pneus vai além do apelo estético e promove melhorias importantes como o aumento da aderência no seco e a redução da aquaplanagem, graças ao desenho que garante a drenagem necessária.
Uma pesquisa de otimização, que levou em conta o equilíbrio entre os componentes na fabricação, resultou num design que garante boa performance durante toda vida útil do pneu, quer seja em passeios normais ou nas pistas de corrida.
O cinturão de aço patenteado do Sportec M3 está posicionado de modo a tornar o pneu dianteiro mais leve, aumentando a sensação de confiança na direção. Já o traseiro foi desenhado para otimizar o comportamento da moto, em relação ao novo perfil. Tudo isso para criar uma melhor aderência nas diferentes inclinações das potentes motos Supersport.
O aço empregado é um elemento de inovação: seu alto grau de alongamento previne deformações mesmo sob carga intensa. O composto mais rígido favorece a resistência a forças laterais, evitando a deformação do pneu. O piloto sente uma melhor dirigibilidade e mais estabilidade.
Essa nova estrutura do pneu oferece também vantagens na frenagem, reduzindo o risco de capotagem em estradas normais ou nas freadas tardias nas pistas de corridas. A moto fica mais estável e mantém a trajetória exigida, evitando a tendência de endireitar-se mesmo quando se freia na entrada da curva, ação recorrente na pista de corrida. Isso aumenta a confiança do piloto em qualquer condição.
O M3 já pode ser adquirido no Brasil, por meio das lojas que trabalham com a marca alemã — pertencente à BMW —, reconhecida mundialmente por sua excelência no desenvolvimento e fabricação de pneus para motos de média, média-alta e alta cilindrada.
Um dos locais para se adquirir o produto é a Alemão Rodas e Pneus, loja parceira da Metzeler, que fica na avenida Santo Amaro, 2160, em São Paulo, Capital.