Para 2008, a Yamaha apresenta uma toda reformulada R6, introduzindo o primeiro sistema de admissão variável controlado por computador que foi originalmente instalado na R1 modelo 2007, o qual foi batizado de YCC-I (Yamaha Chip Controlled Intake).
A nova R6 vem com várias outras tecnologias inéditas, com mudanças no motor, chassis, suspensão, freios e carenagem. No revitalizado motor, além do YCC-I, a montadora japonesa revisou os pistões e incrementou a taxa de compressão de 12,8:1 para 13,1:1, o que deve melhorar o torque em baixas rotações.
Outra grande novidade é o sistema de aceleração “sem cabo” (fly-by-wire), associado com melhorias no mapeamento da injeção de combustível. Quanto ao quadro, será mais fino e com garfos que pretendem aperfeiçoar o equilíbrio da moto, a fim de proporcionar maior precisão e velocidade em curvas.
A Yamaha também procurou minimizar o peso do conjunto empregando uma liga de magnésio na construção do sub-quadro, tornando-o ao mesmo tempo mais forte e mais leve. Apesar do esforço, a R6 2008 ficou ligeiramente mais pesada do que o modelo 2007 devido às especificações de limitação de poluentes que tiveram que ser adicionados ao sistema de exaustão.
Por falar em exaustão, um novo escapamento de titânio foi incorporado, assim como modificações no sistema de câmbio, principalmente para suportar situações de reduções agressivas de marcha. A suspensão possibilita quatro diferentes tipos de ajuste e a carenagem mudou, procurando tornar a R6 mais aerodinâmica e concomitantemente mais confiável. Os discos de freio dianteiros serão mais grossos — 5mm versus 4.5mm da versão anterior — para aprimorar sua capacidade de refrigeração.
Nos Estados Unidos, a Yamaha YZF R6 terá preço sugerido de 9.599,00 dólares em três opções de cores: azul com branco, prata e preto fosco. Com mais 200 dólares, o comprador poderá adquirir uma com pintura de chamas em tom amarelo cádmio. O início da comercialização do modelo na terra do “Tio Sam” está previsto para novembro.
E como está virando moda por lá, simultaneamente ao lançar uma moto para os distribuidores, entra no ar um “hot site” que dá todas as informações preliminares básicas sobre a nova motocicleta. Confira o da Yamaha YZF R6 clicando
aqui.
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário