“É uma motocicleta adiante do seu tempo, que surpreende no desempenho esportivo sobre qualquer terreno”. Este é apenas um exemplo de definição dado pela Yamaha a sua nova máquina de duas rodas, a XTZ 250 Lander. O modelo desenvolvido exclusivamente para o Brasil chega ao mercado esbanjando versatilidade, conforto, robustez e economia. Tudo isso aliado à tecnologia de ponta.
Apesar de contar com o apoio da engenharia dos modelos off-road do Japão, o toque sutil do novo projeto está no fato de se tratar de um veículo com a proposta de oferecer conforto, ciclística e economia, preservando ao máximo algumas das principais características on-road.
“Desenvolvemos uma moto off-road com excepcional estabilidade e dirigibilidade para ser utilizada com conforto no dia-a-dia nos deslocamentos urbanos, onde geralmente a pavimentação e lombadas são obstáculos a serem transpostos”, explicou Yutaka Kubo, diretor da engenharia de projetos da Yamaha do Brasil.
“Utilizamos o mesmo conceito aplicado para o desenvolvimento da XT 660R, porém em uma motocicleta de menores dimensões e com um comportamento dinâmico otimizado para todo terreno”, acrescentou o dirigente.
Como sua irmã street YS 250 Fazer, a tecnologia empregada na 250 Lander é a mesma utilizada nas Yamaha YZF-R1 e YZ 450F, que fazem uso do pistão forjado e cilindro com revestimento cerâmico, para maior resistência e melhor dissipação do calor.
O funcionamento do motor monocilíndrico, quatro tempos, OHC (Over Head Camshaft) de exatos 249 cc que desenvolve 21 cv a 7.500 rpm, é comandado por um eficiente sistema que controla um conjunto de dez diferentes leituras.
O coração, a Unidade de Controle Eletrônico (ECU), monitora e analisa as informações de cada sensor e transmite os comandos aos vários sistemas para que funcionem de forma ideal para atender às mais diferentes condições de pilotagem, como por exemplo o sensor de ângulo de inclinação, que é usado para interromper a injeção do combustível quando houver uma inclinação da motocicleta superior a 65 graus.
A alimentação por injeção eletrônica — aliada ao Sistema de Indução de Ar (Air Induction System), que assegura menores emissões de gases poluentes — resulta no funcionamento muito eficiente do propulsor, tornando a Lander 250 mais econômica em razão da melhor queima do combustível, além de permitir respostas rápidas em quaisquer regimes de giro.
O conjunto mecânico ainda conta com outros componentes que colaboram para a segurança, robustez e qualidade dos componentes da moto, como engrenagem compensada com mola amortecedora instalada na extremidade direita do eixo balanceador, engrenagens das 5 marchas reforçadas, caixa de filtro de ar com grande capacidade (3,5 litros) para um melhor funcionamento do motor em baixas e médias velocidades, entre outros itens.
O tanque de combustível tem capacidade para 11 litros com tratamento em zinco, para anticorrosão. As rodas com aros em aço levam um pneu dianteiro 80/90-21M/C 48S e um traseiro 120/80-18M/C 62S.
O assento comporta duas pessoas com muito mais conforto, o painel de instrumentos acomoda um único mostrador de Cristal liquido multifuncional com hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2), mais hodômetro do combustível (F-TRIP), indicador do nível de combustível, relógio e contagiros, também digital, além de leds; indicador do neutro, farol alto, luz de direção e alerta do motor.
A Lander 250, no uso em perímetro urbano, apresenta expressivo torque e respostas, além de consideráveis retomadas. Em velocidades mais elevadas ou mesmo em velocidade de cruzeiro, com piloto e passageiro de estatura mediana, a velocidade final fica um pouco acima da máxima de 120 km/h permitida na maioria das rodovias nacionais.
O chassi é do tipo semi-berço duplo. A suspensão dianteira reforçada, do tipo telescópica, tem curso de 240 mm, enquanto a traseira, Monocross, tem 220 mm de curso. Os freios têm alto poder de frenagem: na frente leva um disco com 245 mm de diâmetro e pinça com dois êmbolos, enquanto na traseira tem um disco de 203 mm de diâmetro.
A venda ao público, junto à rede autorizada Yamaha, tem início neste mês de outubro ao preço de R$ 10.990,00. A Lander também pode ser adquirida por meio do Consórcio Nacional Yamaha em até 72 meses. As cores disponíveis são azul, vermelha e preta.
FICHA TÉCNICA
Comprimento total: 2.125 mm
Largura total: 830 mm
Altura total: 1.180 mm
Altura do assento: 875 mm
Distância entre eixos: 1.390 mm
Altura mínima do solo: 245 mm
Peso seco: 130 kg
Raio de giro mínimo: 2000 mm
Motor: 4 tempos, SOHC, refrigerado a ar com radiador óleo, 2 válvulas
Quantidade de cilindros: 1 cilindro
Cilindrada: 250 cc
Diâmetro x curso: 74.0 x 58,0 mm
Taxa de compressão: 9.80 : 1
Potência máxima: 21 cv a 7.500 RPM
Torque máximo: 2,10 kgf.m a 6.500 RPM
Sistema de partida: Elétrica
Sistema de lubrificação: Cárter úmido, com radiador de óleo
Capacidade do óleo de motor: 1,45 litros (contando filtro de óleo)
Capacidade do tanque de combustível: 11 litros
Injeção eletrônica: AISAN
Sistema de ignição: TCI
Transmissão primaria: engrenagens
Transmissão secundária: Corrente
Embreagem: multidisco banhado a óleo
Câmbio: 5 velocidades
Quadro: Semi Berço duplo em aço
Ângulo de cáster: 26,50°
Trail: 103 mm
Pneu dianteiro: 80/90-21M/C 48S - Metzeler/Enduro 3
Pneu traseiro: 120/80-18M/C 62S - Metzeler/Enduro 3
Freio dianteiro: disco de 245 mm de diâmetro
Freio traseiro: disco de 203 mm de diâmetro
Suspensão dianteira: garfo telescópico
Suspensão traseira: Monoamortecida com link
Curso da suspensão dianteira: 240 mm
Curso da suspensão traseira: 220 mm
Lâmpada do farol: 12V 35/35 W (halógena)
Lâmpada da lanterna traseira: 12 V 5/21 W
Lâmpada do pisca: 12V 10W x 4
Cores: Vermelha, azul e preta