NOVA TRIUMPH SPEED TRIPLE

Irreverência e esportividade numa máquina revolucionária.

Por Thiago Fuganti

Despojado! Sem dúvida, o visual da Triumph Speed Triple é atraente e causa impacto. Não é à toa que foi uma das estrelas do filme “Missão Impossível 2”, na ocasião pilotada pelo radical ator Tom Cruise, no papel de Ethan Hunt.
 
Naked e musculosa, ou seja, “nua” (sem carenagens), a máquina deixa amostra seu potente motor de 1050cc, e conta com um estilo, digamos, “Vale Tudo”, típico das motos revolucionárias de rua, uma verdadeira “Street Fighter”, pronta para qualquer desafio.

Desde a sua primeira versão apresentada em 1994, ela já conquistou a Europa, sendo líder de venda em países como Itália e Inglaterra. No Brasil, a marca Triumph é representada pelo Grupo Izzo, e a Speed Triple chegou ao país no final de 2005 — o modelo 2006 já esta disponível, ao preço sugerido de R$ 56.900,00.

Suas soluções tecnológicas são de ultima geração. Freios a disco flutuante e com pinças radiais, suspensão dianteira invertida, injeção eletrônica, balança traseira monobraço, e diversas peças de aço inoxidável e alumínio escovado, além é claro, de um propulsor com três cilindros em linha, tradicional configuração dos motores da marca inglesa; um rojão.

O motor é de quatro tempos, com três cilindros em linha, e 1.050 cc, tecnologia DOHC. Gera 120 cv de potência a 9.100 rpm e torque de 100 Nm a 5.100 rpm. É a motocicleta mais potente da sua categoria.

Algumas diferenças caracterizam o modelo, como o farol de corpo duplo, os escapes suspensos na lateral da rabeta, o assento do piloto que fica em uma posição mais baixa em relação ao banco do carona e completando, uma traseira pra lá de invocada.

O quadro é feito em alumínio tubular, que assim como o motor fica totalmente exposto, completando o design “naked” da motocicleta. Para incrementar seu visual, agressivas rodas esportivas de liga leve com cinco raios de 17 polegadas. Os instrumentos incluem um tacômetro analógico, luzes indicativas de mudança de marchas, computador de bordo e velocímetro digital.

A posição do guidão deixa o piloto em um ângulo de 90° em relação ao chão e a torna confortável, mesmo em longas viagens, apesar de faltar uma pequena carenagem. Para completar a boa dirigibilidade, a curta distância entre-eixos, de apenas 1.250 mm, faz com que o condutor tenha a motocicleta sempre à mão.

Seguindo novas estratégias, o Grupo Izzo alterou sua política de preços, repassando ao consumidor a queda no valor do dólar, deixando seus produtos mais acessíveis, criando formas de financiamento e também consórcio.

A Triumph conta com uma loja exclusiva na cidade de São Paulo e também assistência técnica em toda a rede de concessionários da marca Harley-Davidson, também representada pelo Grupo Izzo. 

O Grupo ainda oferece uma lista de equipamentos extensa em suas revendas como, fly screen (uma carenagem que é colocada no guidão, acima dos faróis), escapamento de alto desempenho, silencioso para escapamento em fibra de carbono ou em titânio, seat cowl (uma carenagem que encobre o banco do carona e torna o visual da motocicleta mais esportivo), bolsas laterais para bagagens, spoiler e carenagem do radiador, entre outros itens.


FICHA TÉCNICA

MOTOR
Tipo: Quatro tempos, DOHC, três cilindros em linha, refrigerado a água.
Cilindrada: 1.050 cc
Diâmetro x Curso: 79 mm x 71,4 mm
Taxa de compressão: 12,0:1
Potência: 130 cv (a 9.100 rpm)
Torque: 105 Nm (a 5.100 rpm)
Alimentação: Eletrônica multiponto seqüencial
Ignição: Digital – Indutiva – Via Sistema Eletrônico de Gerenciamento de Motor

TRANSMISSÃO
Tipo: Seis marchas
Transmissão primária: Engrenagens
Transmissão secundária: Corrente
Embreagem: Multidisco banhado a óleo

CHASSI
Quadro: Perimetral fabricado em alumínio tubular
Balança: Monobraço de liga de alumínio com ajuste de corrente excêntrico

SUSPENSÕES
Dianteira: Garfo telescópico invertido de 45 mm com ajuste de pré-carga, retorno e compressão.
Traseira: Monoamortecida com ajuste de pré-carga, retorno e compressão.

FREIOS
Dianteiro: Disco duplo flutuante de 320 mm, pinças de quatro pistões.
Traseiro: Disco simples de 220 mm, pinças de dois pistões.

PNEUS E RODAS
Roda dianteira: Liga leve, aro 17 x 3.5 pol.
Pneu dianteiro: 120/70 ZR 17
Roda traseira: Liga leve, aro 17 x 5,5 pol.
Pneu traseiro: 180/55 ZR 17

DIMENSÕES E PESOS
Comprimento: 2.115 mm
Altura do assento: 780 mm
Distância entre-eixos: 1.250 mm
Altura do assento: 815 mm
Tanque de combustível: 18 litros
Peso a seco: 189 kg

CORES
Cores: Preto Jet, Azul Néon, Amarelo Scorched e branca

Serviço:
Triumph Brasil – 0800 7747 477.



 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br