Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Moto

Nova Suzuki Hayabusa a caminho?

13 de June de 2007

Jaime Nazário e Gisele Flores, colaboradores do MOTO.com.br , escreveram um artigo nesta semana sobre o possível lançamento da nova Suzuki GSX 1300R Hayabusa, máquina detentora de uma legião de fãs espalhados pelo mundo.

Para eles, a montadora japonesa dará sim seqüência à série desta supermáquina. E você, o que acha?

Confira o artigo:

Há uns três anos, transcorre a expectativa de um seleto público de motociclistas pelo lançamento de uma nova versão da moto que revolucionou o mercado motociclístico em 1999, ao ser a primeira motocicleta de produção em série a romper a barreira dos 300 Km/h, tornando-se a mais veloz do mundo e criando uma massa de admiradores por todos os quatro cantos do planeta: a Suzuki GSX 1300R Hayabusa.

Acontece que de lá para cá a Suzuki apenas fez lançamentos de novas combinações de cores para esta maravilhosa moto, meros “face lifts” como se diz na indústria, deixando seus proprietários e potenciais proprietários na ânsia de ver a “Busa” rejuvenescida e, depois do lançamento da Kawasaki ZX14, retomando a posição de primeira inconteste em velocidade final.

Os revendedores Suzuki tem sido torpedeados com perguntas sobre a vinda da nova Hayabusa, bem como os fóruns de discussão pela Internet fervilham de especulações, mas, ano após ano, nada. A Suzuki simplesmente tem se calado integralmente sobre assunto.

Mas talvez esta agonia acabe já neste mês. No hotel Mirage em Las Vegas, durante um encontro de revendedores Suzuki, espera-se que finalmente seja emitido um pronunciamento oficial da montadora sobre uma nova Hayabusa. Já não é sem tempo, pois boatos é que não faltam. Vejamos alguns:

Motor

A nova Hayabusa poderá ter motorização 1500, 1600, 1400 ou uma nova versão do atual 1300cc. Fala-se muito num propulsor de 1400cc com 6 cilindros em “V”, que geraria algo em torno de 220 HPs, mas a possibilidade de uma nova versão do 1300 é bem mais plausível.

A pista pode estar em outra moto, a B-King, um modelo conceitual da Suzuki que foi apresentado no Salão de Tóquio de 2001 e que entrará em vendas na Europa e nos EUA a partir de agosto deste ano, utilizando o mesmo motor 1300 da Hayabusa com um compressor mecânico que eleva sua potência dos atuais 175 para 200 HPs. Aliás, a B-King pode ser a melhor indicação de como será a nova Hayabusa.

Escapamento

Pode ser mantido o escapamento dual lateral à roda traseira, adotado um dual embutido acima da roda traseira e abaixo do banco da garupa ou ainda um 4 ou 6 em 1 de ponteira reduzida, tal como na GSX 750R. Se olharmos a B-King, a tendência fica por conta de um dual “losangular” embutido.

Design

Há basicamente duas fotos de uma “nova” Hayabusa rodando pela Internet. Elas não parecem que vão representar verdadeiramente o que poderá estar por vir, pois são fotomontagens a partir de fusões da Hayabusa com as GSX-R de 1000 e 750cc.

Mas, qual é o grande problema para a Suzuki lançar um novo modelo da Hayabusa? Refletindo um pouco sobre esta questão poderemos chegar a várias respostas que se complementam e, para isso, deveremos lançar olhos para duas motos que são referência para as nossas conclusões: a Kawasaki ZX14 e a Suzuki B-King.

Em primeiro lugar, um dos maiores desafios de uma moto para alcançar velocidade acima de 300 Km/h é o baixo coeficiente aerodinâmico que ela deve ter e isso na Hayabusa é um de seus pontos altos. Totalmente idealizada com modelos computadorizados baseados em testes em túnel de vento, a moto tem uma baixíssima área de ataque ao vento, o que lhe proporciona esta incrível capacidade, mesmo “só” com seus 175 HPs, de vencer a “dura” barreira do ar. Prova disso é que a ZX14 é — pelo que bem podemos observar — uma simples melhoria da ZX12, feita somente para ultrapassar a Hayabusa. Dúvida? Analise bem os números abaixo.

Não tendo mudado substancialmente a aerodinâmica e a estrutura da ZX14 em relação à ZX12, o peso acabou quase não mudando, 215 Kg contra 217 Kg da “Haya”. A ZX14 teve potência aferida por várias publicações internacionais com 187 HPs em 9500 rpm, chegando a 197 HPs em 9500 rpm com o sistema “Ram Air”, ou seja, a Kawasaki, mesmo com 22 HPs a mais que a Hayabusa não convence e, ainda, comprometeu o torque do motor que ficou com 11 Kgf.m em 7500 rpm contra os 14,1 Kgf.m em 7000 rpm da “Haya”. Resultado: uma moto de design de gosto excêntrico e performance só levemente superior a da Haya, o que acabou não empolgando muita gente e refletiu num volume de vendas que não assustou a Suzuki.

Por que está comparação com a ZX14 é tão importante? Pois somente estas duas motos concorrem diretamente em um segmento de mercado que poderíamos chamar de “grandes esportivas de turismo”, uma vez que a Honda abandonou este páreo desistindo de fazer a saudosa Blackbird concorrer.

Engana-se redondamente quem pensa que uma Haya ou uma ZX14 devem ser comparadas com motos de 1000cc. Seria como comparar uma Mercedes CLK com um Palio 1.8R. As 1000cc têm um público-alvo próprio, predominantemente homens de 30 a 40 anos que querem motos realmente de competição e que se apresentam nos campeonatos internacionais, pessoas que querem se sentir tal como pilotos.

A Hayabusa e a ZX14 são para um outro perfil de público que pretende rodar em estradas com relativo conforto, predominantemente homens de 35 a 50 anos, levando uma garupa e bagagem, mas com extremo desempenho, se necessário, não sendo as melhores motos para uma pista, apesar de poderem apresentar performances impressionantes.

Assim, quando Suzuki ou Kawazaki pensam em sobrepujar uma a outra levam em conta vários fatores como os anteriormente apresentados para possuir uma maior parcela de seu mercado específico e mais um muito importante; o preço.

Uma ZX14 tem preço sugerido entre 11.599 a 11.899 dólares (mercado americano), enquanto uma Hayabusa é oferecida a 11.149 dólares, ou seja, não podem os entusiastas da Haya imaginar que virá por aí uma super-moto, pois o limitante do preço é bem grande. Mesmo uma nova Hayabusa deve ficar com preço máximo de 12.000 dólares.

Em termos de marketing, até se poderia imaginar o lançamento de duas versões da moto, uma de preço compatível com a ZX14 e outra de série especial mais cara só para marcar o conceito de moto líder, mas é pouco provável.

Posta esta comparação com a ZX14, vamos lançar olhos para a Suzuki B-King. Ela tem muitas semelhanças com uma possível nova Hayabusa se colocarmos uma carenagem nesta “naked” e fizermos alguns ajustes no quadro. O motor é o mesmo, porém melhorado. Com um design apropriado já conseguiria retomar a posição de número 1 frente a ZX14, pois se aumentar a potência do motor na Haya atual isso já seria possível.

Enfim, como deverá ser a nova Hayabusa?

Provavelmente, no Brasil será lançada só no segundo semestre de 2008 como modelo 2009. Partindo da B-King, cujo lema é “Um conceito que se tornou realidade”, a nova “Busa” contará com alguns destes novos conceitos, tais como escapamento dual embutido “losangular” para o mesmo motor 1300cc com compressor, o qual deverá gerar algo em torno dos 200 HPs.

Uma “lipo” deverá acontecer e o seu peso cairá para perto dos 200 Kg, a fim de se atingir uma relação de peso/potência de 1 para 1, sem comprometer torque. O design ganhará alguns “cortes” em ângulo mais reto, mas sem descaracterizar a forma de falcão da qual a moto herda o nome.

O painel terá conta-giros analógico e velocímetro digital com outras funções de mini-computador. Lanternas dianteiras e traseiras devem ser incorporadas à carenagem para não comprometer a aerodinâmica. Quase o mesmo motor e demais peças comuns com a B-King não encarecerão a produção, tornando a comercialização das duas motos economicamente viável.

Enquanto isso no mar de boatos, fala-se que nenhuma dessas alterações será implementada. Já rolou até que a Suzuki vai parar a fabricação da Haya com o lançamento de um “último suspiro”, uma série especial chamada GSX 1300RZ. Será? Parece pouco provável. De qualquer forma, tomará que não seja verdade!

Era isso, agora é só esperar mais um pouco.

Jaime Nazário e Gisele Flores são fãs declarados do fascinante mundo do motociclismo. Executivo e professor do segmento de Transportes e Logística, Nazário possui duas máquinas, uma Suzuki GSX 1300R Hayabusa e uma Honda NX 350 Sahara. Gisele não fica atrás: tem uma Suzuki GSX 750F e uma Honda NX 200.

Compartilhe esse anúncio