A Suzuki anunciou, nesta semana, a chegada da versão 2008 da DL1000 V-Strom às concessionárias autorizadas de todo o país.
O modelo da classe “dual purpose”, imponente por seu porte robusto e design marcante, está sendo vendido ao preço sugerido de R$ 53.436,00, mas com um bônus promocional de R$ 9.700,00 sobre este valor para pagamento à vista.
Sinônimo de versatilidade, conforme descrição do fabricante, a motocicleta encara tanto aventuras no asfalto quanto em estradas de terra. No design, enquanto a carenagem frontal é marcada por linhas esportivas, os detalhes em seu corpo lembram os modelos off-road.
Sua identificação visual está ainda mais marcante devido às novas cores de seu grafismo e à cor das tampas laterais, agora diferentes da carenagem frontal. Além disso, o bagageiro, antes na cor prata, também está na cor preta.
A DL1000 V-Strom é mais leve que aparenta ser, pesando 208kg a seco. Sua altura, 1.395mm permite uma expressiva ciclística. O conforto é garantido pelo posicionamento do guidão, que oferece uma boa postura ao piloto. O banco largo e macio também contribui com uma agradável viagem.
O garupa tem seu conforto garantido pelo amplo banco e pelo posicionamento das pedaleiras. O bagageiro tem sua superfície emborrachada para facilitar o transporte de objetos. Acessórios como maleiros laterais podem ser conjugados para aumentar a capacidade de armazenar bagagens.
Dois dos itens que contribuem com a segurança são o pára-brisa e os faróis. O primeiro, com regulagem de altura, oferece proteção e conforto ao piloto e ao garupa, principalmente nas estradas. O conjunto óptico, formado por dois faróis multifocais, favorece as viagens noturnas e fornece iluminação acima da média. As lentes das setas agora são na cor cristal e as lâmpadas na cor âmbar, fornecendo boa visibilidade de alerta.
O motor, um V-Twin de dois cilindros, quatro tempos e DOHC oito válvulas, oferece 996 cilindradas, com refrigeração líquida e potência máxima de 98HP a 7.600 rpm, sendo o torque máximo de 10,3kgf.m a 6.400 rpm. O sistema de injeção eletrônica, controlado pelo ECM (Módulo Computadorizado de Gerenciamento do Motor), inclui dois corpos de borboletas de aceleração, um para cada cilindro, que dosam a mistura ar/combustível, fornecendo bom desempenho e economia.
O sistema PAIR, que garante uma menor emissão de gases poluentes, também é controlado pelo ECM e injeta ar fresco captado na caixa de ar nas janelas de escape, de acordo com a velocidade desenvolvida e a carga aplicada no motor.
A suspensão dianteira é telescópica de amortecimento hidráulico, com pré-carga da mola ajustável. A traseira é composta por balança de amortecimento hidráulico tipo link, com ajustador remoto manual.
O freio dianteiro é formado por duplo disco ventilado flutuante, cada um mordido por pinça deslizante de dois pistões de acionamento hidráulico. O traseiro possui disco ventilado flutuante, mordido por pinça deslizante de pistão simples de acionamento hidráulico. Esse sistema proporciona segurança de frenagem compatível com a potência da motocicleta.
Seu painel possui velocímetro, tacômetro, hodômetro total e dois parciais, indicadores de temperatura, combustível e última marcha engatada, luzes de seta, neutro, farol alto, pressão de óleo e de fuel injection.
O modelo 2008 da DL1000 V-Strom pode ser encontrado nas cores preta e cinza, além da nova cor azul, que substitui a vermelha. As motocicletas Suzuki possuem um ano de garantia, sem limite de quilometragem.
Ficha Técnica
Motor: 4 tempos, 2 cilindros V-Twin 90º, 8 válvulas, DOHC, refrigeração líquida
Cilindrada: 996 cc
Diâmetro x Curso: 98,0 X 66,0 mm
Taxa de Compressão: 11,3:1
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de Transmissão: Corrente
Sistema de Lubrificação: Cárter Úmido
Alimentação: Injeção eletrônica
Tipo de Ignição: Eletrônica Digital
Sistema de Partida: Elétrica
Comprimento Total: 2.295 mm
Largura Total: 910 mm
Altura Total: 1.395 mm
Entre Eixos: 1.535 mm
Vão Livre: 165 mm
Altura do Assento: 840 mm
Peso Seco: 208 kg
Suspensão Dianteira: Telescópica invertida de amortecimento hidráulico, pré-carga da mola ajustável
Suspensão Traseira: Balança de amortecimento hidráulico tipo link, com ajustador remoto manual
Freio Dianteiro: Duplo disco ventilado flutuante, mordido por pinça deslizante de 2 pistões de acionamento hidráulico
Freio Traseiro: Disco ventilado, mordido por pinça deslizante de pistão simples de acionamento hidráulico
Pneu Dianteiro: 110/80 R19M/C 59H, sem câmara
Pneu Traseiro: 150/70 R17M/C 69H, sem câmara
Tanque: 22 litros
Óleo do Motor: 2,90 litros (com troca de filtro)
Potência Máxima: 98 HP a 7.600 RPM
Torque Máximo: 10,3 kgf.m a 6.400 RPM
Cores: cinza, preta e azul