Nova CBR 600RR chega ao Brasil

Motor mais robusto, novo chassi e amortecedor eletrônico de direção são algumas das novidades.

Por Leandro Alvares

Os apreciadores das motos superesportivas da Honda finalmente podem comemorar a chegada da versão 2007 da CBR 600RR ao Brasil. O modelo, que “emagreceu” oito quilos sem relação ao seu predecessor, já desembarcou no país e com a promessa de se tornar referência na categoria das máquinas de média cilindrada.

As inovações da CBR começam pelas cores. A partir deste ano, o mercado nacional passa a receber a vermelha, a branca perolizada e a azul metálica, que foi aplicada pela primeira vez numa superesportiva da marca japonesa.

Compacto e arrojado, seu visual foi sensivelmente revisto. A carenagem frontal foi baseada em elementos concebidos para as asas dos aviões e dos carros de Fórmula 1. Com isso, buscou aumentar a captação de ar para melhorar a aerodinâmica e o seu desempenho. Denominado “Ram Air”, o sistema proporciona um maior fluxo de ar denso e frio, especialmente em alta velocidade.

Sua iluminação está mais eficiente. O conjunto óptico possui lentes multi-refletivas com sistema “Line Beam” (proporciona forte e constante iluminação), resultando em harmonia estética do conjunto e em segurança ainda maior para o condutor, principalmente em pilotagem noturna. A lanterna traseira é exclusiva desse modelo.

A CBR 600RR também está mais espaçosa que a versão passada, graças à nova distribuição do assento, deslocado 15 mm para trás. O guidão está 10 mm mais alto, o que garante mais facilidade na condução. Com isso, a posição de piloto foi revista, deixando-o ainda mais “inclinado”.

O painel de instrumentos ganhou uma nova configuração. O tacômetro eletrônico com mostrador analógico foi colocado ao centro. Além disso, possui dois displays digitais com expressiva visibilidade de leitura da velocidade, hodômetro parcial e total, marcador de combustível e relógio.

Já o escapamento “Centre-Up” 4 x 2 x 1 com única saída sob a lanterna traseira está mais leve — redução de aproximadamente 500g. Essa alteração reflete, por exemplo, numa melhor capacidade para inclinação nas curvas e melhoria na aerodinâmica.

Motor: mais compacto, mais leve e mais eficiente

O propulsor da nova CBR 600RR impressiona. Concebido com tecnologias aplicadas em competições, o “coração” de quatro cilindros em linha, DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas, de 599 cm³, quatro tempos, 16 válvulas, arrefecido a líquido, está mais compacto e potente.

Entre as novidades, os profissionais da Honda modificaram a posição dos componentes do eixo primário, secundário e do virabrequim. Com isso, diminuiu o peso em 2 kg, aumentando eficiência e desempenho. O motor também está mais silencioso em qualquer rotação. Isso sem contar com uma significativa redução das vibrações.

Hoje desenvolve potência máxima de 120 cv a 13.500 rpm (3 cv a mais que a versão anterior) e torque máximo de 6,73 kgf.m a 11.000 rpm. Tudo isso proporciona respostas rápidas em qualquer faixa de rotação. Graças à redução das folgas internas, o novo sistema de transmissão denominado “Low-Lash” proporciona suavidade à troca de marcha (seis velocidades).

A versão 2007 da CBR 600RR dispõe do sistema de injeção PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System), que processa com precisão a quantidade de combustível que compõe a mistura, obtendo o máximo de eficiência na combustão.

Essa quantidade é controlada por um sistema de dois injetores por cilindro. O primeiro está instalado no coletor de admissão, próximo às válvulas, e atua em todas as rotações, mantendo suavidade e precisão.

Já o segundo, posicionado no topo da caixa de filtro de ar, está programado para funcionar a partir de 6.000 rpm, proporcionando respostas imediatas e potentes em média e alta rotação. Para este ano, o sistema inclui uma nova válvula no escape, que minimiza as possíveis reações bruscas do motor.

Entre os resultados alcançados desse sistema de injeção eletrônica, está a rápida resposta ao comando do acelerador, resultando em potência. Com a combustão da mistura mais eficiente e com o auxílio do sistema de catalisador e do sensor de oxigênio, as emissões de gases poluentes foram ainda mais reduzidas.

O motor da Honda CBR 600RR também vem equipado com um novo sensor responsável em manter o ponto ideal da ignição. Além disso, tem a função de monitorar a combustão dos cilindros e, assim, evitar a pré-ignição e a autodetonação do combustível.

Caso isso ocorra (essa autodetonação), o sistema automaticamente retarda a ignição na vela o tempo que for necessário para solucionar o problema. Esse componente também pode corrigir o uso de combustível com baixa octanagem, retardando instantaneamente o tempo de explosão até que qualquer sinal de combustão ou outro barulho desapareça. 

Chassi enxuto e com desenho renovado

Totalmente novo, o chassi foi construído por meio de um sistema de fundição em alumínio denominado FDC (Fine Die-Cast). Está 700 gramas mais leve do que a versão anterior, uma vez que o número de soldas foi significativamente reduzido. Antes eram 11 seções fundidas, enquanto hoje são utilizadas apenas quatro.

Entre as inúmeras alterações, a versão 2007 chega ao mercado com o avançado Amortecedor de Direção Eletrônico Honda (HESD), que utiliza sensores de velocidade e aceleração, anulando eventuais oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações. Essa tecnologia também proporciona uma fácil maneabilidade em baixa velocidade. O sistema está montado abaixo da tampa do tanque de combustível, atrás da mesa de direção.

No caso das suspensões, a tecnologia foi extraída das pistas de competição. A dianteira do tipo telescópica invertida (Upside Down) conta com o sistema HMAS (Honda’s Multi Action System), possibilitando a regulagem da velocidade de compressão e de retorno dos amortecedores.

Já a suspensão traseira Unit Pro-Link é um sistema que isola por completo o chassi de impactos e torções registrados durante a pilotagem. O braço oscilante é réplica da RC 211V, o que torna o conjunto mais leve e rígido.

A aderência da motocicleta é assegurada pelos pneus radiais esportivos de perfil baixo e sem câmara e pelas rodas de alumínio de três pontas (aro 17”). Localizado sobre o chassi, o tanque de combustível tem capacidade para 18 litros

A segurança não ficou ausente desse pacote. Para assegurar eficiência nas frenagens, o freio dianteiro da CBR 600RR e composto por dois discos flutuantes, com acionamento hidráulico, de 310 mm com pinças de fixação radial com quatro pistões. O traseiro dispõe de um único disco com acionamento hidráulico, apresentando diâmetro de 220 mm e cáliper de pistão simples.

Além disso, a motocicleta conta com o HISS (Honda Ignition Security System), um sistema imobilizador de proteção contra furto. A tecnologia é considerada um diferencial Honda e proporciona segurança ao estacionar o veículo em locais públicos.

Trata-se de um sistema avançado de identificação por meio de chip eletrônico localizado na chave de ignição. Em outras palavras, somente a chave original tem capacidade para acionar o motor. Assim, o motociclista fica protegido contra tentativa de furtos com chaves não originais.

A nova CBR 600RR tem preço público sugerido de R$ 50.073,37, com base no Estado de São Paulo, e não inclui despesas com óleo, frete e seguro. A meta da Honda é vender 1.184 unidades em 2007, 83% a mais do que o comercializado no ano passado.

Ficha Técnica:

Motor: 599 cm³, DOHC, 4 cilindros, 16 válvulas, arrefecido a líquido
Potência máxima: 120 cv a 13.500 rpm
Torque máximo: 6,73 kgf.m a 11.000 rpm
Diâmetro x curso: 67,0 X 42,5 mm
Sistema de alimentação: Injeção eletrônica PGM-DSFI
Relação de compressão: 12.2:1
Sistema de partida: Elétrica
Transmissão: 6 velocidades
Embreagem: Multidisco em banho de óleo
Lubrificação: Forçada, por bomba trocoidal
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V / 8,6 Ah (10 horas)
Farol: 55/ 55W
Capacidade do tanque: 18 litros / óleo do motor 3,5 litros
Chassi: Diamond Frame (Alumínio)
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, invertida, HMAS (Honda Multi-action System), com 120 mm de curso
Suspensão traseira: UNIT PRO-LINK, com reservatório de gás, ajustes de pré-carga de mola, compressão e retorno e curso de 129 mm.
Freio dianteiro: Duplo disco flutuante, 310 mm, duplo cáliper de 4 pistões cada, com acionamento hidráulico.
Freio traseiro: Disco simples, 220 mm e cáliper de pistão simples
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro: 180/55 ZR17M/C (73W)
Dimensões (comprimento x largura x altura): 2,008 x 684 x 1,108 mm
Distância entre-eixos: 1,373 mm
Altura mínima do solo: 137 mm
Altura do assento: 823 mm
Peso seco: 155 Kg
Cores: Vermelha, branca perolizada e azul metálica
Preço público sugerido: R$ 50.073,37

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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