Na moda das supermotard

Nova BMW G 650 Xmoto é a terceira supermotard de fábrica lançada no Brasil.

Por Leandro Alvares

Arthur Caldeira

A primeira a chegar foi a pequena Sundown STX 200 Motard. Depois veio a potente Husqvarna SM 610. Agora é a vez da BMW aderir à moda das supermotard e lançar no Brasil uma motocicleta que já traz de série o estilo que nasceu nas pistas, ganhou as ruas e agora está na linha de montagem.

A recém-lançada G 650 Xmoto vem com rodas de liga-leve de 17 polegadas, equipadas com pneus esportivos sem câmara Pirelli Diablo.
 
Na concepção da sua supermotard, a BMW seguiu a receita tradicional. Para criar a Xmoto, a montadora alemã usou a mesma base mecânica e ciclística da Xchallenge, a off-road da família G 650. Instalou novas rodas e pneus, recalibrou a suspensão dianteira upside-down, reduziu o ângulo de cáster e instalou um amortecedor traseiro diferente, da marca Sachs.

O motor, um monocilíndrico de 652 cm³, e o câmbio de cinco marchas continuam o mesmo. Já a relação final está mais longa, visando o uso mais urbano da Xmoto, permitindo uma maior velocidade final, cerca de 170 km/h, segundo a marca.

Visual ousado

Além das transformações mecânicas, a BMW ousou no visual para criar sua supermotard. A carenagem que envolve o conjunto óptico, composto por dois faróis ovalados, recebeu detalhes em vermelho. O pára-lama dianteiro foi instalado rente à roda.
 
Chama a atenção também o grande disco de 320 mm de diâmetro — a Xchallenge traz um disco menor de 300 mm — e a pinça de quatro pistões da marca Brembo. A combinação de cor para a versão supermotard também é diferenciada. Enquanto a versão de uso misto traz apenas o azul e branco, a Xmoto vem somente na combinação de cor grafite e vermelho, dando um visual mais urbano ao modelo.
 
Pilotagem divertida

Como na teoria a montadora alemã seguiu a receita tradicional das supermotards, na prática, o resultado também foi o mesmo de outras motos deste estilo. Com a roda aro 17 na dianteira e o ângulo de cáster menor — o garfo dianteiro está mais “de pé” —, as mudanças de direção são mais precisas e fáceis quando se está em movimento.

Nas curvas é que se percebe o porquê do sucesso das supermotards. Muitos proprietários de motos de uso misto as utilizam a maior parte do tempo no asfalto. E nesse tipo de piso fica muito mais divertido contornar as curvas com a Xmoto.

Além das mudanças ciclísticas, os pneus mais largos e de perfil esportivo (120-70, na dianteira, e 160/60, na traseira) oferecem maior aderência e o piloto pode inclinar muito mais nas curvas. A sensação é que o limite para se “deitar” a moto são as pedaleiras, que começam a raspar no asfalto.
 
A grande vantagem deste tipo de moto é que não se perde a versatilidade das suspensões de longo curso. Com 240 mm de curso na dianteira e 215 mm na traseira, pode-se ignorar buracos, valetas e lombadas tão presentes nas ruas de nossas cidades.

Com preço sugerido entre R$ 40.900,00 e R$ 44.900,00 (com freios ABS), a Xmoto vem para conquistar um público mais jovem para a marca alemã. Se não fosse pelo preço salgado para sua categoria — a concorrente Husqvarna SM 610 i.e. custa R$ 29.900,00 —, a nova supermotard teria todas as qualidades para atingir seu objetivo: visual moderno, divertida de pilotar e segue a moda, que já conquistou os motociclistas de todo o mundo.

Ficha Técnica

Motor: Quatro tempos, um cilindro, comando duplo no cabeçote (DOHC) e refrigeração líquida
Capacidade cúbica: 652 cm³ 
Potência máxima: 53 cv a 7.000 rpm
Torque máximo: 6,12 Kgf.m a 5.250 rpm
Câmbio: 5 velocidades  
Transmissão final: corrente
Alimentação: injeção eletrônica
Partida: Elétrica
Quadro: Construído em aço/alumínio
Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido Marzocchi, com ajustes de compressão e retorno, com tubo de 45 mm de diâmetro e 240 mm de curso
Suspensão traseira: Balança de alumínio com um único conjunto mola-amortecedor  de 215 mm de curso
Freio dianteiro: Disco flutuante de 320 mm de diâmetro com pinça de quatro pistões
Freio traseiro: Disco flutuante com 240 mm de diâmetro e pinça de um pistão
Pneu dianteiro: 120/70-17
Pneu traseiro: 160/60-17
Comprimento total: 2.155 mm 
Largura: 907 mm 
Altura do assento: 900 mm
Peso seco: 147 kg 
Tanque de combustível: 9,5 litros
Cores: Grafite/vermelho
Preço: R$ 40.900,00 (sem ABS) e R$ 44.900,00 (com ABS)

Fonte:
Agência Infomoto

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