Que tal andar numa moto leve, silenciosa, de rápida aceleração, ecologicamente mais correta e que pra arrebatar proporciona um custo de rodagem de quase 100 km com somente R$1,00? Esta moto existe, e é elétrica.
A Zero Electric Motorcycles já fabrica uma moto elétrica para cross e apresentações de free-stile cujo preço é de US$ 6.900,00 (mercado americano). Agora, eles pretendem equipá-la com os devidos equipamentos de segurança e outros itens obrigatórios a fim de que a máquina também possa rodar pelas estradas americanas. A expectativa é de que a liberação ocorra em poucos meses.
A autonomia desta moto é de cerca de 65 km, necessitando ser recarregada pelo tempo de 3 horas, em uma fonte de 110 ou 220 volts em qualquer tomada de parede. Os dados de velocidade e aceleração não são divulgados pela fábrica, que se limita a dizer que são “comparáveis ao de uma moto off-road de 250cc movida a gasolina”.
Seu motor elétrico gera 20 HPs, o que, observando que o quadro desta moto é todo em alumínio e que o peso total do conjunto é de somente 54,6 kg, geraria uma relação peso/potência muito boa de 2,73; índice que pode sugerir uma boa performance, ainda mais se levarmos em conta que a sua transmissão tem apenas uma marcha, ou seja, é só acelerar.
Analisando os números apresentados e considerando também que um propulsor elétrico apresenta a característica de prover respostas imediatas, é bem possível que esta moto seja mesmo muito rápida no quesito aceleração.
Indiscutivelmente, é um veículo muito pouco poluente, pois não emite gases de combustão e não exige óleos para lubrificação ou produtos especiais para apoio ao sistema de refrigeração do motor, como nos propulsores à combustão. Além disso, é extremamente silenciosa, já que seu motor elétrico quase não faz barulho. O maior cuidado ecológico que se deve ter com ela é em relação à bateria, maior que uma comum e que usa lithium como ionizador/acumulador básico.
Uma grande facilidade que ela oferece é o ZBrain, um sistema de computador de bordo que permite configurar o desempenho da moto de acordo com o estilo do piloto. O software de customização pode ser instalado em qualquer computador pessoal com Windows, o qual se conecta à moto por meio de uma cabo padrão USB. Podem ser criados perfis individuais, especificando preferências para resposta de acelerador, velocidade máxima e corrente máxima.
A principal desvantagem desta moto é sua baixa autonomia e demora de recarga, porém o custo por quilômetro é altamente atrativo: quase 100 km para cada R$1,00! — apenas o custo de eletricidade para recarregar a bateria. Incomparável.
Para quem pensa em ter nesta moto um veículo para uso em curta distância, como ir e vir para o trabalho, parece que nada neste mundo seria mais barato e menos poluente.
Veja abaixo alguns vídeos demonstrando a performance desta moto:
Jaime Nazário e Gisele Flores são colunistas do MOTO.com.br e fãs declarados do fascinante mundo do motociclismo. Executivo e professor do segmento de Transportes e Logística, Nazário possui duas máquinas, uma Suzuki GSX 1300R Hayabusa e uma Honda NX 350 Sahara. Gisele não fica atrás: tem uma Suzuki GSX 750F e uma Honda NX 200.