Moto
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Desde a chegada da Kawasaki Ninja 400 ao Brasil, no segundo semestre do ano passado, a vinda de outra motocicleta com o motor de 399 cm³ e 48 cv de potência era esperada: a Kawasaki Z400, nova naked de entrada da família Z e que, assim como a Ninja 400 fez com a Ninja 300, deve aos poucos substituir a Z300.
A Z400 traz um motor que não é somente mais potente do que o da antecessora - na Z300 são 39 cv - mas também possui mais torque, que sobe dos 2,8 kgf.m na Z300 para 3,9 kgf.m na nova naked de entrada da fabricante japonesa.
O chassi da Z400 é derivado da Ninja H2, em treliça. Com o novo chassi e o novo motor, foi possível posicionar o propulsor de maneira diferente na Z400 e isso permitiu um entre-eixos mais curto do que na Z300 - que tinha 1.405 mm; na Z400 são 1.370 mm. Com um entre-eixos mais curto, a fabricante quis entregar uma motocicleta mais ágil.
Para auxiliar na agilidade, a moto pesa 167 quilos em ordem de marcha, três a menos do que a Z300. Se seguir o mesmo comportamento da Ninja 400, a Z400 deve entregar ao piloto mudanças de direção rápidas e fáceis.
O design, de linhas agressivas, segue a filosofia principalmente da Z650, mas conta com elementos comuns às demais motocicletas da famíla Z. O assento permanece a 785 mm do solo, mas está mais estreito, segundo a fabricante. Com isso, a vida de pilotos de menor estatura é facilitada - um motociclista com a estatura média do brasileiro, que é de 1,70m, consegue colocar os pés no chão sem dificuldades.
A Kawasaki Z400 também ganhou novidades no sistema de freios. Na dianteira, disco frontal semi-flutuante de 310 mm - mesma dimensão utilizada na Z1000, que conta com dois discos na frente - e na traseira o disco é de 220 mm.
Como todas as motos acima de 300 cilindradas em solo brasileiro, a Z400 conta com freios ABS de série. De acordo com a fabricante, o modelo utiliza a mais recente unidade de controle ABS da Nissin, desenvolvida especialmente para motos. Segundo a Kawasaki, tal unidade oferece mais precisão, além de ser leve e compacta.
A transimissão da Z400 é de seis velocidades, com embreagem assistida e deslizante. De acordo com a fabricante, o acionamento do manete de embreagem é 20% mais leve e - na Ninja 400, testada pela reportagem ano passado, o acionamento de fato era suave.
O painel da Z400 é o mesmo que equipa a Z650, com conta-giros de estilo analógico no topo e uma tela de LCD logo abaixo, que conta com o ponteiro digital do conta-giros, indicador de marcha, hodômetro, dois 'trips', indicadores de consumo médio e instantâneo, autonomia restante, indicador de pilotagem econômica, temperatura do líquido de arrefecimento e relógio.
Através de botões nos lados do painel, o piloto pode selecionar a informação que deseja visualizar e zerar os 'trips', ajustar o relógio, entre outras funções.
A Kawasaki Z400 chega ao mercado na segunda quinzena de agosto, segundo a fabricante. O preço sugerido para o modelo é R$ 22.990 (sem frete) e as cores disponíveis são duas: Candy Lime Green/Metallic Spark Black e Candy Cardinal Red/Metallic Flat Spark Black.
Em termos de mercado, a Z400 tem basicamente três concorrentes: a líder do segmento Yamaha MT-03, que custa R$ 22.290; BMW G 310 R, por R$ 22.250 (ou R$ 20.900 à vista) e KTM 390 Duke, com preço sugerido de R$ 24.990.
A Kawasaki Z400 será apresentada oficialmente no Festival Duas Rodas, que acontece entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Para adquirir ingressos para o evento, acesse o site oficial do Festival Duas Rodas.
DIMENSÕES |
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Comprimento total Largura total Altura total Distância entreeixos Altura do solo Altura do assento Peso (ordem de marcha) Capacidade do tanque
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1.990 mm 800 mm 1.055 mm 1.370 mm 145 mm 785 mm 167 kg 14 litros
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PERFORMANCE |
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Potência máxima
Torque máximo |
48 cv / 10.000 rpm
{3.9 kg[Símbolo][Símbolo]m} / 8.000 rpm |
MOTOR |
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Tipo Diâmetro x curso Deslocamento Taxa de compressão Alimentação
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Bicilíndrico, DOHC, 4 válvulas 70,0 x 51,8 mm 399 cm3 11,5:1 Injeção eletrônica (32 mm x 2)
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TRANSMISSÃO |
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Transmissão final Número de marchas Relação de marcha:1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª Relação de redução primária Relação de redução final
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Corrente 6 velocidades 2,929 (41/14) 2,056 (37/18) 1,619 (34/21) 1,333 (32/24) 1,154 (30/26) 1.037 (28/27) 2.219 (71/32) 2.929 (41/14) |
CHASSI |
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Tipo Suspensão: Dianteira
Traseira
Curso: Dianteira Traseira Cáster Trail Ângulo de esterçamento (esq./dir.) Pneus:Dianteiro Traseiro Freios: Dianteiro
Traseiro
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Treliça, aço de alta resistência Garfo telescópico de 41 mm
Amortecedor a gás com ajuste de pré-carga da mola e atuação por link
120 mm 130 mm 24,5° 92 mm 35°/35° 110/70R17 M/C 54H 150/60R17 M/C 66H Disco semi-flutuante de 310 mm Pinça de dois pistões Pinça de dois pistões
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