Jorge Lorenzo campeão da MotoGP 2010

O terceiro lugar na Malásia foi suficiente para o piloto da Fiat Yamaha garantir o seu 1° título na Classe Rainha.

Por Roberto Brandão

O caminho de Jorge Lorenzo para a glória na MotoGP começou nas competições de minicross, quando tinha apenas três anos. Lorenzo passou ainda pelo trial, minimoto e motocross júnior na sua terra natal, em Maiorca , nos anos seguintes, conquistando depois o título da Copa Aprilia 50cc, depois de entrar no Campeonato Espanhol com uma autorização especial, quando tinha apenas 13 anos.

Estabelecendo um recorde que dificilmente será alguma vez batido, Lorenzo foi depois o mais jovem piloto a entrar numa corrida do Campeonato do Mundo. Quando tinha acabado de fazer 15 anos – a idade mínima então necessária para entrar numa corrida do Campeonato Mundial de Motovelocidade – no segundo dia de treinos na corrida espanhola de 2002 em Jerez, estreou-se aos comandos de uma Derbi 125cc, numa pista que o veria alguns anos mais tarde a alcançar grandes resultados.

Na segunda temporada conseguiu a primeira vitória em Grandes Prêmios, no Rio de Janeiro, Brasil, onde depois de uma ultrapassagem por fora em Casey Stoner, Daniel Pedrosa lhe deu o apelido de “Por Fuera”. Em 2004, assinou mais três triunfos, antes de passar no ano seguinte para a categoria de 250cc, onde conseguiu na temporada de estréia quatro poles e seis pódios.

Em 2006, o espanhol mudou para a Aprilia e rapidamente se tornou o favorito no Campeonato do Mundo. Ele justificou o epíteto com oito impressionantes vitórias, igualando o recorde de pole positions ao partir dez vezes do primeiro lugar do grid de largada, e arrecadando o título numa emocionante última corrida da temporada, em Valência.

Voltando a dominar em 2007, Lorenzo renovou o título nas quarto de litro, com nove das vitórias a serem conquistadas a partir da pole. Com apenas 20 anos foi duas vezes Campeão do Mundo nas 250cc e teve a grande oportunidade da carreira quando assinou com a equipa de fábrica da Yamaha para ser o companheiro de Valentino Rossi na MotoGP.

Lorenzo fez uma entrada impressionante na Classe Rainha, com cinco primeiras corridas extraordinárias. Ele conseguiu a pole da sua corrida de estréia – tornando-se o primeiro piloto a conseguir tal feito desde Max Biaggi, dez anos antes – e terminou em segundo com uma prestação irrepreensível no Catar. Nas duas corridas seguintes voltou a partir da frente, sendo o primeiro piloto de sempre a conseguir três poles consecutivas na temporada de estréia.

Infelizmente, o ano de estréia na MotoGP ficou também marcada por grandes quedas e algumas lesões, incluindo dois tornozelos partidos na China, que o levaram a falhar na sua corrida caseira na Catalunha. Contudo, voltou a estar em forma e no final da temporada terminou em quarto na classificação geral e foi confirmado como novato do Ano.

No ano passado, foi grande a luta com o seu companheiro de equipe e principal adversário, Rossi, que acabou por conquistar o título. A corrida que fizeram na Catalunha foi uma das melhores da temporada, que Lorenzo acabou com quatro vitórias, 12 pódios e cinco pole positions. No final, não conseguiu evitar que Rossi conquistasse o título, mas a disputa com o seu companheiro de equipe era cada vez maior.

Em 2010, a estrela de Lorenzo brilhou mais do que nunca e conquistou a marca de “incontestável” depois de assegurar 12 pódios nas primeiras 12 corridas da temporada, das quais venceu sete. Partiu da pole por seis vezes este ano e qualificou-se para a linha de frente em todas as corridas, à exceção de uma. Apenas com 23 anos, ele é o segundo Campeão do Mundo espanhol de sempre, depois de Alex Crivillé. Já assinou por mais duas temporadas com a equipa de fábrica da Yamaha, o que deixa antever mais grandes resultados para os próximos anos.

Estatísticas da conquista do título por Jorge Lorenzo:

– Jorge Lorenzo é o segundo espanhol a vencer o título mundial da MotoGP – o outro foi Alex Crivillé, em 1999.

– Ele é o primeiro piloto espanhol a vencer os títulos da categoria de 250cc e da Classe Rainha.

– Lorenzo terminou entre os quatro primeiros nas primeiras 15 corridas do ano em que conquistou o título mundial.

– Com apenas 23 anos e 159 dias de idade, é o mais jovem piloto de sempre a conquistar o título da Classe Rainha, depois de Freddie Spencer, Casey Stoner, Mike Hailwood, John Surtees e Valentino Rossi.

– É o terceiro piloto mais jovem a vencer os títulos de 250cc e da Classe Rainha, depois de Valentino Rossi.

– Em 2010, Jorge Lorenzo tornou-se o quarto piloto na história de 62 anos de corridas de Grande Prêmio de motociclismo a terminar no pódio da Classe Rainha nas primeiras 12 corridas do ano.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br