Leandro Alvares
O autódromo José Carlos Pace (SP), tradicional palco de corridas nacionais e internacionais, sejam elas do mundo das quatro ou das duas rodas, também está se consolidando no cenário do motociclismo como o local onde os sonhos de competição de pilotos amadores se tornam realidade.
Prova disso foi vista no último fim de semana, durante a realização da primeira etapa do Izzo Moto Experience 2007, um evento dedicado aos proprietários de modelos das famosas marcas Harley-Davidson, Buell, Triumph, Ducati, Polaris, MV Agusta, Husqvarna e Malaguti.
Organizada pelo Grupo Izzo, responsável pela importação desses equipamentos ao Brasil, a experiência trouxe uma série de atrativos aos participantes, entre elas uma oportunidade especial para aprender sobre pilotagem, na teoria e na prática, com a supervisão de profissionais nos chamados “Track Days”, promovidos tanto no sábado como no domingo.
Aos donos do modelo Triumph Daytona, as atividades no seletivo traçado de 4.309 m foram um pouco mais intensas, já que eles foram os protagonistas de uma corrida de verdade, batizada de Daytona Cup.
O grid desta prova reuniu nada menos do que 44 motos, sendo 37 da categoria Light — para os menos experientes — e sete da classe Cup, destinada aos mais acostumados com a velocidade. Em comum, tinham a ansiedade e emoção por brigar pelas primeiras posições.
Na Light, no domingo, a vitória ficou com Helder Shad, cuja melhor volta foi registrada em 1min59s913. Fabio Ferrari e Caetano D’Angelo completaram o pódio. A alegria pelo desfecho da etapa, no entanto, foi vista no semblante de cada um dos corredores.
“É uma emoção indescritível, adorei este evento, o mais importante dentre todos que já participei”, afirmou Euler Teixeira, 16º colocado na bateria. “Com certeza, lembrarei desses dias por muito tempo”, acrescentou o goiano, o único representante do Centro-Oeste brasileiro.
Luiz Mancilha terminou em quinto e com a constatação de como é viver um fim de semana como piloto. “Essa vida não é nada fácil, exige muita técnica, treino e preparo físico. Eu achei muito legal a iniciativa do Grupo Izzo. Poderíamos ter isso toda semana”, brincou.
Entre as “feras” da categoria principal, a Cup, o lugar mais alto do pódio ficou com Joel Soares, que acabou sendo beneficiado pelo abandono de Thales Monteiro. O giro mais veloz do vencedor foi cronometrado em 1min55s213. Sérgio de Souza e Eduardo Ramenzoni foram segundo e terceiro, respectivamente.
“Foi maravilhosa essa oportunidade que tivemos de nos sentirmos como pilotos de verdade”, definiu Soares, que completou a declaração como um verdadeiro corredor. “Agradeço a todos que vieram aqui e, principalmente, aos meus torcedores”.
Segurança e assistência técnica foram visíveis durante o agito. Para as motos, uma oficina equipada e preparada para efetuar ajustes e pequenos reparos, sem custo de mão-de-obra para os pilotos. Aos competidores, equipe médica especializada para eventuais acidentes, que felizmente não foram registrados.
Além da movimentação em pista, os presentes puderam conferir exposições de motos de todas as marcas comercializadas pelo Grupo Izzo, cada uma com um box exclusivo. Houve ainda um espaço destinado às raridades, concebido graças a uma parceria entre o MOTO.com.br e a oficina de restauração Guard Rail, responsável pelos modelos antigos.
Já o Demo Ride, completando a programação do Izzo Moto Experience, atraiu diversas pessoas para a experimentação de máquinas como a nova Tiger 1050 e a Husqvarna WR 125 Cup. Um “test-drive” de luxo e prestígio, realizado num circuito de renome e que, com certeza, passou a ser mais interessante para os apreciadores do motociclismo.
A próxima etapa do Izzo Moto Experience, de acordo com o calendário de atividades 2007 do Grupo Izzo, está agendada para os dias 11, 12 e 13 de maio, novamente em Interlagos. Na ocasião, serão disputadas novas corridas da Daytona Cup e as primeiras provas da Husqvarna Cup.
Fotos: Marcelo Altamiro.
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário