John Hopkins, que sofreu sérias lesões na perna durante os treinos classificatórios em Assen, irá, definitivamente, perder as próximas duas etapas do Mundial de MotoGP.
Hopkins caiu a 230km/h já no final da classificação para o GP da Holanda, depois de perder a frente de sua Kawasaki Ninja ZX-RR numa curva de alta velocidade. A motocicleta de Hopkins se chocou violentamente contra a barreira de pneus e ficou totalmente destruída.
O raio-x da sua perna esquerda tirado ainda no centro médico do autódromo revelou que Hopkins teve uma fratura na tíbia, no mesmo lugar onde já havia fraturado no começo de sua carreira. O exame também revelou uma fratura em um dos ossos do calcanhar.
Hopkins passou por inúmeros exames com o Dr. Art Ting na sua volta aos Estados Unidos na semana passada. Depois de re-confirmar o diagnóstico de fraturas, foi revelado também uma lesão no menisco do joelho esquerdo que causa dificuldades na articulação dos movimentos.
O americano passou por uma cirurgia com sucesso em Los Angeles na segunda-feira. Como resultado da operação, Hopkins não poderá fazer força na perna esquerda durante três semanas, e depois terá que passar por inúmeras sessões de fisioterapia para sua reabilitação, ficando fora das pistas por até dois meses no total.
O objetivo de Hopkins agora é tentar retornar para a corrida da República Tcheca daqui a seis semanas.
“Sinto muito por Hopkins, pois sei que ele estava muito ansioso para a corrida em casa em Laguna Seca, onde ele gosta muito de correr”, disse o gerente de competições da Kawasaki, Michael Bartholemy.
“Mas isso não será possível, ele fez uma cirurgia para se recuperar das lesões sofridas em Assen e agora levará um tempo para uma boa recuperação e para ter certeza que voltará 100% às pistas”.
“Obviamente esperamos que ele volte para a corrida da República Tcheca, mas estaremos monitorando sua recuperação de perto e não temos a intenção de colocá-lo para correr antes de se recuperar totalmente. Se não der para correr em Brno, é assim que vai ser, porque não queremos arriscar deixar as coisas piores”, declarou.
Bartholemy disse ainda que neste fim de semana não terá ninguém substituindo Hopkins em Sachsenring, e que ainda será anunciado um possível substituto para a corrida dos Estados Unidos.
“Agora que sabemos toda a extensão das fraturas de Hopkins, estamos vendo a possibilidade de um piloto para substituí-lo em Laguna Seca”, confirmou. “Faremos o anúncio neste fim de semana na Alemanha”.
Bartholemy disse que os pilotos do AMA, Chaz Davies, Roger Lee Hayden e Jamie Hacking são os candidatos favoritos para pilotar a Kawasaki ao lado de Anthony West em Laguna Seca.
A equipe verde estava interessada em colocar Marco Melandri, que está com problemas na Ducati, para correr, mas a escuderia italiana declarou que não dispensará Melandri até a etapa de Laguna Seca.