HONDA VTX 1800C

Custom de alta performance e com espírito esportivo chega ao Brasil

Por Thiago Fuganti

A partir deste mês de setembro, o mercado brasileiro de motocicletas passa a contar com um novo modelo, vindo dos EUA com personalidade marcante, motor potente e de torque elevado. Essas são algumas das características da Honda VTX 1800C, máquina que promete fascinar os admiradores nacionais da categoria custom.

Mesmo com quase 2,5 metros de comprimento e 321 kg, a moto apresenta elevado desempenho, respostas enérgicas, graças ao expressivo torque do propulsor “V2” OHC (Over Head Camshaft), de 1.795cm³, arrefecido a líquido, com comando no cabeçote, seis válvulas e duas velas de ignição por cilindro.

O motor surpreende pela alta performance. O torque de 15,9 kgf.m a 3.000 rpm é responsável por retomadas precisas e fortes. A potência máxima alcança 96,5 cv a 5.000 rpm. Além disso, seu funcionamento com defasagem de 130 graus entre a ignição do primeiro para o segundo pistão elimina grande parte das vibrações primárias, alterando o som final do escapamento.

A aparência é um dos grandes destaques da VTX, a começar pelas duas cores do que chegam ao nosso país: prata metálica e preta. A primeira traz o logotipo tridimensional cromado. A preta conta com grafismos personalizados “Fire”, ressaltando o perfil esportivo e arrojado.

O design da motocicleta é inspirado no conceito “street rod”, em que o tanque de combustível em forma de gota associa-se à traseira longa e baixa e a todo conjunto, abrindo espaço para abrigar e acentuar o motor “V2”.

O estilo esportivo é ressaltado pelas rodas de liga leve, com pneus radiais: dianteiro 130/70R-18” e traseiro 180/70R-16”. A imponência também está presente no desenho dos pára-lamas dianteiro e traseiro, produzidos em chapa de aço. Além disso, o escapamento de volume tipo 2 x 1 gera ronco grave e esportivo e conta com sistema catalisador.

Se o assunto é modernidade e status, a VTX 1800C atende às expectativas do público que busca riqueza de detalhes e alta tecnologia. Destaque para o painel em dois níveis, com uma parte fixada no guidão, composta por velocímetro, hodômetro total e parcial, e outra sobre o tanque, com luzes indicadoras de combustível, neutro, pressão do óleo, PGM-FI, piscas, temperatura do líquido de arrefecimento e farol alto.
 
A autonomia é garantida pelo tanque de combustível em forma de “gota”, com capacidade para 18 litros. A altura de 700 mm do assento amplo facilita a pilotagem e oferece conforto em longos trechos de estrada.
 
A VTX dispõe de transmissão final por eixo carda e relações de marcha bem longas, atributos essenciais para que as viagens sejam realizadas com conforto e baixo nível de ruído. O arrefecimento do motor é feito por um radiador com ventoinha elétrica, o que assegura melhor temperatura no funcionamento dos dois cilindros em qualquer situação.

Outro detalhe é a injeção eletrônica do tipo PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que assegura menor consumo de combustível e baixo custo de manutenção graças à da bomba de combustível externa ao tanque. Além disso, proporciona índices favoráveis de emissão de poluentes e respostas precisas em baixa, média e alta rotações. O mecanismo conta com o dispositivo ECM (Engine Control Module), que compreende mapas digitais em 3D nos comandos de ignição e injeção.
 
Dados colhidos por sensores, como posição da borboleta do acelerador, rotação do motor, depressão do coletor de admissão, temperatura do líquido de arrefecimento entre outros, enviam informações a um módulo dotado de microprocessador, que determina a curva de avanço da ignição e o tempo de injeção de combustível.
 
Em matéria de estabilidade, o principal atributo está nas suspensões. Na dianteira, utiliza-se telescópica invertida “Upside Down” e curso de 130 mm. É adequada para enfrentar curvas com firmeza e agilidade, principalmente em alta velocidade. A traseira possui amortecedores duplos (com capas), cinco posições de ajuste e curso de 100 mm.

Essencial para a segurança do motociclista, os freios utilizam tecnologia de ponta. O CBS (Dual Combined Brake System) é um sistema combinado que permite modular simultaneamente a frenagem das rodas dianteira e traseira por meio do pedal de freio traseiro, proporcionando frenagens progressivas e eficientes. O dianteiro é composto por disco flutuante de 296 mm com cáliper de três pistões, enquanto o traseiro dispõe de disco de 316 mm, com cáliper de duplo pistão.
 
Considerado um diferencial Honda, o HISS (Honda Ignition Security System) também faz parte do modelo. Trata-se de um sistema de identificação por meio de chip eletrônico localizado na chave de ignição, proporcionando segurança ao estacionar o veículo em locais públicos.

O preço da VTX 1800C varia de acordo com a cor escolhida. A prata está avaliada em US$ 32.209,00, enquanto que a preta é comercializada por US$ 33.138,00 — os valores estão baseados ao câmbio de US$ 1=R$ 2,1621.

Para mais informações, consulte uma concessionária Honda ou entre em contato pelo telefone 0800 701 34 32.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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