Honda Varadero chega ao Brasil

Montadora japonesa inicia em setembro as importações do modelo da categoria big touring.

Por Leandro Alvares

A Honda anunciou nesta semana, em seu site oficial, o início das importações da XL 1000V Varadero para o Brasil. O modelo big touring começa a ser vendido em território nacional a partir de setembro.

Apesar das inovações tímidas em seu conjunto, a versão que desembarca no país mantém um estilo imponente e arrojado. Graças às carenagens laterais um tanto quanto “avantajadas” em razão do volume do tanque de combustível (25 litros), todo esse apelo fica ainda mais reforçado. 

Na dianteira, um pára-brisa ajustável garante maior comodidade e proteção ao piloto. O novo painel de instrumento conta com velocímetro e conta-giros analógicos. Outro pequeno indicador digital logo acima informa todo o funcionamento elétrico e mecânico do modelo, além do alcance em quilômetros, com base no combustível disponível. Há ainda um compartimento lateral que permite guardar pequenos objetos, como carteira ou celular.

O assento, de novo formato, agora está a 838 mm do solo — indicação de que os “baixinhos” terão de se adaptar á essa big-trail. Na rabeta, o visual é simples e elegante, com destaque para as setas incorporadas à luz de freio, e as novas ponteiras dos escapes.

Na parte mecânica, está a marca registrada da Varadero que a consagrou em todo o mundo. O motor bicilindrico em “V” a 90º com 996 cm³ e comando duplo no cabeçote (DOHC) conta com sistema de injeção eletrônica PGM-FI e câmbio de seis velocidades com a transmissão final feita por corrente.

A potência do propulsor é de 94 cv a 7.500 rpm e o torque de 9,8 Kgf.m a 6.000 rpm. Nessa versão 2007, a única novidade é o protetor de cárter, útil contra pedras e pequenas batidas. O motor bastante “torcudo” empurra os 241,5 kg dessa máquina, número razoável para uma moto desse porte e categoria.

A Varadero traz ainda um catalisador de gases com sensor de oxigênio denominado HECS3. Este sistema é responsável por minimizar a emissão de gases poluentes no ar, além de cumprir com a norma Euro-3 sem que isso implique em qualquer perca de rendimento para o motor.

O quadro desta big-trail japonesa é do tipo diamante com tubos de aço e oferece boa rigidez contra torções. Na traseira, a suspensão pro-link tem curso de 145 mm com possibilidade de 40 posições de ajuste na pré-carga da mola. Na frente, a suspensão usa um garfo telescópico convencional com curso de 155 mm e tubos de 43 mm de diâmetro. O freio dianteiro tem discos duplos de 296 mm e pinça com três pistões. Atrás o disco é simples com disco de 256 mm.

O modelo estará disponível em duas cores: vermelho e prata metálicos. Seu preço sugerido é de R$ 52.561,07, com base no Estado de São Paulo, e não inclui despesas com óleo, frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

A primeira exibição da Varadero em público acontece a partir desta quarta-feira na 9ª edição da Adventure Sports Fair, considerada a maior feira do segmento na América Latina, que vai até o dia 26 de agosto no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Fonte:
Equipe MOTO.com.br / Agência Infomoto

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