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Moto

HONDA LANÇA MODELO POPULAR

08 de December de 2006

Impulsionada pelo conceito da “Motocracia”, que se traduz em buscar atender às expectativas de um número cada vez maior de consumidores, a Honda apresentou ao mercado brasileiro a mais nova integrante de sua família de motocicletas.

A máquina foi batizada de POP 100, um nome de fácil pronúncia e de duplo sentido: “Pop”, que remete à modernidade e jovialidade, e “popular”, que transmite a idéia de um veículo acessível a grande parte da população.

Prática, resistente e de baixo custo, a moto foi projetada para um público amplo e diversificado, que deseja um equipamento para todas as situações diárias, seja para trabalhar, estudar, fazer compras ou passear.

De acordo com a fabricante, o modelo é uma boa alternativa para quem valoriza eficiência e funcionalidade, tanto nos centros urbanos, como nas cidades do interior, sem abrir mão da qualidade e confiabilidade da marca.

O compacto motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, de 4 tempos, com comando de válvulas no cabeçote, faz da POP uma motocicleta e de expressivo torque. Robusto e durável, o propulsor possui 97,1 cm³ e alcança potência de 6,5 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 0,72 kgf.m a 5.000 rpm.
 
Com partida a pedal, traz câmbio de quatro marchas com engates precisos, que proporcionam boa aceleração e desempenho nas retomadas. A embreagem, acionada manualmente, é do tipo multidisco em banho de óleo, que faz com que seu engate seja suave.

Além de ser dotada de sistema de carburação, a POP 100 foi projetada com sistema de ignição CDI (Ignição por Descarga Capacitiva), que determina por meio de um sensor de pulso o momento exato para liberação da centelha de vela. Isso confere maior rendimento na combustão e minimiza a necessidade de manutenção, por ser eletrônico.

O conjunto de suspensões foi ajustado para ser resistente mesmo em condições adversas. A dianteira, do tipo telescópica, com 100 mm de curso, e a traseira, duplo amortecida, com curso de 83 mm, absorvem melhor as irregularidades dos vários tipos de piso.

Seu chassi monobloco foi construído em tubos de aço, assegurando resistência estrutural, oferecendo robustez e melhor dirigibilidade ao condutor. Os freios são a tambor, de 110 mm de diâmetro tanto na dianteira como na traseira, que garantem frenagens progressivas e seguras.

Localizado sob o assento, o tanque de combustível tem capacidade para 4 litros e proporciona boa autonomia. Traz ainda bateria selada, de maior vida útil e isenta de manutenção. Os pneus, do tipo 60/100 - 17M/C 33L (dianteiro) e 80/100 - 14M/C 49L (traseiro), possibilitam boa dirigibilidade, estabilidade e segurança.

A motocicleta será comercializada nas cores preta, amarela e azul, com assentos na cor cinza, e vermelha (com assento também em vermelho). No design, há detalhes atraentes como o logotipo POP 100, aplicado no assento, e a "Asa", localizada à frente da carenagem.
 
O painel de instrumentos, de fácil leitura e visualização, conta com velocímetro e luzes indicadoras. Já o conjunto óptico possui farol com lâmpada de 32 W, facilitando a pilotagem noturna.
 
Dotada de carenagem compacta, possui pára-lama dianteiro alto, que aliado ao curso das suspensões, facilita o "trail" urbano, superando com desenvoltura as irregularidades de piso.
 
Conforto tanto para o piloto quanto para o garupa é um dos pontos fortes da POP, que tem combinação de rodas dianteira de 17 polegadas e traseira de 14 polegadas, além de assento amplo e largo, com altura de 749 mm do solo, facilitando o acesso e contribuindo para o controle do piloto.

O assento, por ser basculante, permite o abastecimento e colabora em uma eventual manutenção da parte elétrica. Alças laterais facilitam a fixação de objetos. Os piscas traseiros integrados à lanterna asseguram boa luminosidade, proporcionando plena segurança. E mais: seu guidão alto e largo facilita o controle na pilotagem.

A POP 100 estará em todas as concessionárias do país com preço público sugerido de R$ 3.990,00 (base no Estado de São Paulo), sem despesas de frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

Vale lembrar que toda a linha de motocicletas Honda já está em conformidade com as normas previstas pela segunda fase do Promot (Programa de Controle de Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), atendendo à resolução nº 342, de 2003, do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que prevê a redução gradativa da emissão de poluentes de motocicletas, motonetas e ciclomotores.

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