Honda apresenta a nova Shadow Spirit

Modelo lançado na Europa traz desenho moderno e atraente para os fãs do estilo custom.

Por Leandro Alvares

Murillo Ghigonetto

Embora sua tradição não esteja focada na fabricação de modelos custom, não há como negar o sucesso da linha Shadow da Honda no mercado internacional. Agora, para reforçar ainda mais este respaldo, a montadora apresentou a nova integrante de sua linha de estradeiras, a Shadow 750 Spirit.

Apresentada no final do ano passado na Europa, a versão 2007 da Spirit traz em seu visual muitas semelhanças com a antiga Shadow 600, comercializada no Brasil há alguns anos. Itens como pára-lamas e roda dianteira dão o tom de toda essa lembrança.  No entanto, em comparação com o modelo atual vendido por aqui, a Spirit é, praticamente, outra moto. Exceto pelo motor.
 
A Spirit está equipada com uma versão melhorada do mesmo propulsor utilizado na Shadow 750 comercializada no território nacional. Trata-se de um bicilíndrico em “V”, angulado a 52º com 745 cm³ e três válvulas por cilindro com arrefecimento líquido. Segundo dados do fabricante, é capaz de gerar potência de 41 cv a 5.500 rpm com torque de 5,8 kgf.m a 3.000 rpm.

Uma das novidades trabalhadas pelos engenheiros da Honda nesta versão foi a injeção eletrônica. O sistema antigo, com carburação a vácuo, foi aposentado para dar lugar a um moderno centro de distribuição eletrônica de combustível PGM-FI que cumpre a norma anti-poluição EURO-3.

Com a inovação, o piloto irá perceber respostas mais rápidas no manete do acelerador e um consumo consideravelmente menor. Um item que continua o mesmo é a transmissão de cinco velocidades, com a final feita por eixo cardã, exatamente como no modelo nacional.

No visual, entretanto, a Shadow 750 Spirit segue uma linha completamente diferente do modelo comercializado no Brasil. O estilo clássico, com linhas pesadas e antigas, foi remodelado e agora apresenta um aspecto mais atual. No lugar dos grandes pára-lamas dianteiro e traseiro, estão peças menores com desenho mais encurtado e harmonioso.

O velocímetro continua alocado sob o tanque de combustível, mas o escape passou a ter saída dupla, o que ajudou para um desenho mais esportivo e uma filosofia mais urbana para o conjunto. O guidão também ganhou novo desenho e está menor e mais baixo. O assento está mais perto do chão, agora são 652 mm, ante os antigos 660 mm.
 
Outro destaque é o conjunto de suspensões, rodas e freios da Spirit. Na dianteira, garfos longos trazem uma suspensão telescópica com curso de 115 mm e tubos de 41 mm. Na traseira, o sistema utiliza dois amortecedores fixados nas laterais com curso de 90 mm e opção de regulagem.

Assim como na Shadow 600, a roda dianteira está maior (21 polegadas) com pneus mais finos e freio a disco de 296 mm. Na traseira, roda de 15 polegadas e freio a tambor de 180 mm.

Disponível nas cores preto e vinho, a nova Honda VT 750 DC Shadow Spirit tem preço de 7.999 euros, na Europa. Apesar de não existir nenhum plano de comercialização para o modelo no Brasil, a máquina pode ser uma ótima opção para os motociclistas brasileiros, fãs das motocicletas estradeiras. Porém, se ela vem ou não, só o tempo dirá.

Para conferir os modelos custom anunciados no MOTO.com.br, basta clicar aqui.

Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br