No mês de agosto, mais um modelo 2007 da Suzuki vai ganhar espaço nas concessionárias autorizadas brasileiras. O “pouso” será dado pelo falcão de caça japonês, a charmosa e veloz GSX1300R Hayabusa.
A nova versão conta com grafismos que reforçam o visual esportivo e remetem ao bico do falcão, ave que inspirou o nome da motocicleta. Outros atrativos da máquina são as novas tonalidades das cores vermelha e preta, além da tradicional azul.
Na parte técnica, o equipamento segue com as características que o fizeram notório no segmento das motocas de altas cilindradas — exemplo do destaque adquirido pode ser observado na velocidade máxima alcançada, de 320 km/h.
O motor de 1.299 cm³ desenvolve 175 CV a 9.800 RPM de potência e 14,1 kgf.m a 7.000 RPM de torque. Os quatro cilindros são revestidos internamente por uma camada de SCEM (Material Eletroquímico Suzuki) e alimentados por um leve injetor de spray fino, que aumenta a eficiência do propulsor e diminui os gases de exaustão.
O sistema de injeção eletrônica multiponto está integrado à ignição eletrônica digital. Dessa forma, cada cilindro recebe a quantidade ideal de mistura, independente dos demais. A bomba de combustível fica alojada no tanque, que tem capacidade para 21 litros.
Para garantir a segurança na hora da “aterrissagem”, o “pássaro” conta com dois discos flutuantes de 320mm com pinças de seis pistões na dianteira, e disco fixo de 240mm com pinça de dois pistões opostos na traseira. O amortecedor de direção é equipamento de série. A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 43mm e a traseira é monoamortecida, ambas totalmente ajustáveis.
Os piscas, embutidos na carenagem, foram desenhados com a finalidade de dirigir o ar para as entradas frontais do sistema SRAD (aríete de ar direto Suzuki), localizadas no ponto de maior pressão aerodinâmica.
Com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, a GSX1300R está equipada com o sistema PAIR (injeção de ar secundariamente pulsada). Trata-se de uma válvula controlada pelo vácuo do motor, que desvia o ar captado no sistema SRAD e enriquece a saída de gases do escapamento, tornando a queima desses gases completa.
A pilotagem é confortável graças à posição das pedaleiras e dos semiguidões, por cima da mesa superior. O farol duplo, montado verticalmente, fornece expressiva visão, com um potente facho de luz de seu projetor.
O preço sugerido ao público será o mesmo do modelo anterior: R$ 66.975,00 — valor sujeito à alteração sem prévio aviso. Nas concessionárias autorizadas Suzuki, o cliente encontrará ainda peças originais de reposição e assistência técnica especializada.
FICHA TÉCNICA:
Motor: 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, refrigeração líquida, com SRAD.
Cilindrada: 1.299 cm³
Diâmetro x Curso: 81,0 X 63,0 mm
Taxa de compressão: 11,0:1
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de transmissão: Corrente
Sistema de lubrificação: Cárter Úmido
Alimentação: Injeção eletrônica
Tipo de ignição: Eletrônica Digital
Sistema de partida: Elétrica
Comprimento total: 2.140 mm
Largura total: 740 mm
Altura total: 1.155 mm
Entre eixos: 1.485 mm
Vão livre: 120 mm
Altura do assento: 805 mm
Peso seco: 217 kg
Suspensão dianteira: Telescópica invertida de amortecimento hidráulico ajustável
Suspensão traseira: Balança de monoamortecimento hidráulico, ajustável e regulável
Freio dianteiro: Duplo disco ventilado flutuante, mordido por pinça deslizante de 6 pistões opostos de acionamento hidráulico
Freio traseiro: Disco ventilado, mordido por pinça deslizante de 2 pistões opostos de acionamento hidráulico
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17M/C (58W) sem câmara
Pneu traseiro: 190/50 ZR17M/C (73W) sem câmara
Tanque: 21 litros
Óleo do motor: 3,30 litros (com troca de filtro)
Potência máxima: 175 HP a 9.800 RPM
Torque máximo: 14,1 kgf.m a 7.000 RPM
Cores: azul, vermelha e preta
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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