As novíssimas Kawasaki ZX-10R 2007 finalmente começaram a chegar no mercado brasileiro. E para saciar os internautas sobre os detalhes desta fera de duas rodas, MOTO.com.br realizou um "test-drive” com o novo equipamento, cedido pela revenda 300km/h Speed Motors, de São Paulo.
Depois de ser totalmente reformulada em 2006, para este ano a máquina recebeu novas cores, mas que a deixaram ainda mais bonita e, digamos, animal, mantendo a já conhecida alma “Ninja”.
O design contém linhas que geram um resultado agressivo. Em sua pintura, — vermelha, preta ou amarela —, exibe quase que nenhum grafismo e o “spoiler”, antes preto fosco, agora é da cor da moto. O par de ponteiras são pretos, assim como as rodas de liga leve, ambos anteriormente na cor grafite.
Os faróis usam refletores super elipsoidais e compõem um conjunto óptico muito bonito. A lanterna traseira formada por inúmeros leds, completa o "show". O painel é incrível e compacto. Destaque para seu layout, tudo em um único instrumento, de fácil leitura, é um dos painéis mais belos dentre as super esportivas. O tanque de combustível tem a capacidade de 17,4 litros, e chegamos a fazer 17 km/L na estrada.
“Vítima” de grandes alterações no modelo anterior, o motor desta vez permaneceu o mesmo para 2007. São 175 cv a 11.500 rpm para empurrarem 175 kg e, apesar desta absurda relação peso x potência de um quilo para um cavalo, a ZX-10R possui uma tocada suave em relação as suas concorrentes. Não que seja mais fraca, porém seu avanço é bem mais linear que o da versão de 2005, proporcionando uma boa dirigibilidade principalmente nas saídas de curvas.
Para isto, a principal alteração feita se diz respeito ao posicionamento do virabrequim, montado em um ponto mais próximo do centro de gravidade, otimizando a aplicação desta força e melhorando a estabilidade em altas velocidades.
Outra modificação importante no virabrequim é que está mais pesado, suavizando as respostas nas acelerações e despejando uma potência mais linear, sem provocar sustos.
Para garantir mais segurança, a ZX-10R conta com amortecedor de direção da marca Öhlins como item de série. No perfil do pneu traseiro, anteriormente de 190/50 e agora 190/55, oferece um contato maior nas curvas entre borracha e asfalto.
No mercado mundial, as super esportivas estão em evidência. As fábricas investem tudo e mais um pouco para desenvolver seus projetos e oferecer o que há de melhor. A competição está boa, sorte a nossa, e a "10" como é conhecida, está pronta para a briga!
O modelo tem o preço sugerido de R$ 75.000,00.
Impressões de pilotagem
Sem dúvida, pilotar uma moto de quatro cilindros e 1000 cilindradas, para quem gosta de super esportivas, é uma das tarefas mais radicais e prazerosas. Mesmo tendo de se conter por não estar na pista de corrida, a emoção é garantida, aliás, acelera - la parada já dispara o coração até dos mais calminhos.
Ao montar na moto, é possível ter em vista um belo painel, de fácil leitura. A posição é totalmente “racing”, com pedaleiras retraídas e semiguidões abaixo da mesa superior, é perfeita. A carenagem faz um bom papel aerodinâmico e protege bem o piloto "embutido". Na foto, pode se perceber quão o encaixe dos braços e "torax", são favoráveis ao tanque de combustível.
Na reta é um absurdo!, e não deu nem para brincarmos, pois a velocidade da primeira marcha pode ser superior à velocidade permitida nas estradas. Mas deu para sentir, mesmo tocando no limite de velocidade da estrada, que a moto é rápida e de fácil pilotagem.
O amortecedor de direção transmite uma boa confiança nas acelerações e irregularidades. Nas curvas, apesar de se tratar de uma motocicleta com mil cilindradas, mostrou-se suave nas re-acelerações. Os freios são super eficientes, assim como as suspensões e os novos pneus Dunlop Qualifier, de excelente aderência nas curvas.
Enfim, a ZX-10R continua “Ninja”, com poderes super especiais. Além disso, reflete a mais pura esportividade possível em uma moto de pista feita para as ruas.
Fotos: Donizetti Castilho
Piloto: Gian Calabrese
*Agradecimentos à revenda 300 km/h Speed Motors, localizada em São Paulo, por conceder a Kawasaki ZX-10R 2007 para esta reportagem.
Ficha Técnica
Motor: quatro cilindros em linha, quatro tempos, 16 válvulas, refrigeração líquida
Cilindrada: 998cc
Potência: 175cv a 11.700 rpm
Torque: 11,7 kgf.m
Câmbio: Seis marchas
Alimentação: Injeção eletrônica
Ignição: Eletrônica
Partida: Elétrica
Painel: Digital
Chassi: perímetro, alumínio prensado
Suspensão dianteira: garfo invertido de 43 mm, multi-ajustável
Suspensão traseira: sistema UNI-TRAK, multi-ajustável
Freio dianteiro: disco duplo, com 300 mm
Freio traseiro: disco 220 mm
Roda e pneu dianteiro: 120/50-17
Roda e pneu traseiro: 190/55-17
Peso seco: 175 Kg
Tanque de combustível: 17,4 litros
Serviço:
www.300kmh.com.br - (11) 6673-8300.