Esportiva americana chega ao Brasil

1125R e nova versão da Ulysses XB12X foram os destaques da Buell no Salão Duas Rodas.

Por Leandro Alvares

Arthur Caldeira

Para comemorar os 25 anos da marca, completados em 2008, a Buell resolveu revolucionar. Apresentada recentemente nos Estados Unidos com pompa pelo idealizador da marca, Erik Buell, a revolucionária superesportiva 1125R desembarcou agora no Brasil, sendo exibida durante o Salão Duas Rodas 2007.
 
A grande novidade do modelo esportivo está no inédito motor fabricado pela Rotax com refrigeração líquida, em substituição aos já tradicionais propulsores da Harley-Davidson que vinham equipando a linha Buell, divisão esportiva da Harley, ao longo dos anos.

A fabricante austríaca, a pedido da Harley, desenvolveu um novo motor de dois cilindros em “V” a 72º de 1.125 cm³, DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), capaz de desenvolver 146 cv de potência máxima a 9.800 rpm, e torque de 11,1 kgf.m a  8.000 rpm.

Nada mal para empurrar os 170 kg de peso da moto. Com isso, este propulsor inova não apenas por ser o mais potente a equipar uma motocicleta Buell, mas também por ser o primeiro a oferecer refrigeração líquida em um modelo da marca. A transmissão é de seis velocidades, com a final feita por correia dentada.

Destaque também para a carenagem que pode causar certa estranheza à primeira vista, mas promete uma excelente proteção aerodinâmica. Nesta mesma carenagem, estão fixados os espelhos retrovisores que contam com as luzes do pisca integradas.

Nas laterais, estão duas semi-carenagens que dão um aspecto diferenciado ao desenho do conjunto, além de funcionarem como dutos de ar para o resfriamento dos dois radiadores — um de cada lado.

Na parte ciclística, a 1125R segue os princípios das outras motos da marca com o tanque de combustível integrado ao quadro, centralização de massas e pouco peso sustentado nas rodas.

Diferentemente dos outros modelos comercializados pela fabricante americana, o assento está em dois níveis, o que resultou em uma rabeta com desenho um pouco mais alongado, reforçando o apelo esportivo da moto.

A curta distância entre eixos (1387 mm) da 1125R, outra marca registrada Buell, deve continuar privilegiando a agilidade nas tomadas de curva. Na dianteira, a nova moto usa suspensões invertidas da marca Showa com tubos de 47 mm de diâmetro e curso de 120 mm. Na traseira, a suspensão é monochoque, também da Showa, com curso de 127 mm e ajustável.

O freio dianteiro é perimetral, com disco único de 375 mm com pinças de 8 pistões, fixado diretamente na roda. Atrás, um disco simples de 240 mm com pinças de 2 pistões se encarrega de frear esta bela esportiva americana. 

Segundo o Grupo Izzo, já se pode encomendar o novo modelo, que vai chegar em janeiro na cor preta com o quadro na cor azul e cotado entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.
 
Nova Ulysses

Para fechar, a marca apresentou no Salão Duas Rodas a nova Ulysses XB12X. As mudanças significativas deste modelo são encontradas na suspensão dianteira com bengalas mais largas e com um maior ângulo de esterço, reduzindo o ângulo de esterço.

Fotos: Renato Duraes.

Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br