Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Moto

Especial: 5 motos para uma aventura no asfalto

05 de September de 2017

Seja sincero: quem entre seus amigos que têm uma bigtrail realmente sai do asfalto e enfrenta uma estrada de terra? Poucos, não é mesmo? Uma pesquisa, realizada pela Kawasaki  entre seus clientes, revelou que 90% dos compradores não pretendiam usar suas motos no off-road . Justamente por isso, a marca japonesa criou a linha Versys , que herdou a posição de pilotagem das motos trails, suspensões com curso maior, mas é equipada com rodas de liga-leve e aro 17 que se saem bem melhor no asfalto do que fora dele.

Dessas características misturadas nasceram as aventureiras esportivas, que prometem o conforto de um bigtrail , mas trazem motores potentes e foram feitas mesmo para rodar na estrada, mesmo que ruim – no máximo uma estradinha de chão batido até o sítio. 

Pensando em quem quer partir para uma aventura, mas apenas no asfalto , fizemos uma lista com cinco aventureiras esportivas que esbanjam mais de 100 cv de potência máxima , muita eletrônica embarcada e conforto para uma longa viagem. Confira:

1 – Kawasaki Versys 1000 – R$ 53.990
A linha Versys é praticamente a precursora das aventureiras esportivas, afinal desde a primeira versão de 650cc, lançada em 2007, o modelo usa a receita de rodas de 17 polegadas e pneus esportivos, como nas nakeds, e suspensões de longo curso e posição de pilotagem das trails. Entretanto, para disputar com outras marcas, a fábrica de Akashi lançou o modelo de 1.000 cc com um potente motor de quatro cilindros em linha apenas em 2012. 

O mais recente modelo, com conjunto óptico duplo , foi apresentado em 2014. Além do “ignorante” tetracilíndrico de 120 cv de potência máxima, a Versys 1000 oferece banco largo e macio, para-brisa ajustável e 150 mm de curso nas suspensões. Para domar essa fera, controle de tração com três níveis e freios ABS são itens de série .

Veja as motocicletas Kawasaki Versys 1000 anunciadas no site MOTO.com.br!

2 – Ducati Multistrada 1200 – R$ 73.900 
Reformulada em 2015, a aventureira esportiva da marca italiana estreou o motor com comando de válvulas variável (DVT) , que oferecia mais torque em baixos giros, mas sem prejudicar o bom desempenho em alta rotação. Afinal, são 154 cv de potência máxima a 9.500 rpm. Suas rodas de liga-leve também são de 17 polegadas, mas o curso é de bons 170 mm no garfo telescópico dianteiro e no monobraço traseiro. O conjunto ciclístico enfrenta uma estrada de terra com certa desenvoltura e, no asfalto, se comporta como uma esportiva.

Além do visual atraente, a Multistrada 1200 também tem um dos mais completos pacotes tecnológicos: os modos de pilotagem ajustam o controle de tração, os freios ABS e até a entrega de potência do motor para cada situação. A versão “S”, vendida por R$ 82.900, ainda oferece suspensões semi-ativas, ajustadas eletronicamente. O painel e chave por presença são outros atrativos dessa italiana.

Veja as motocicletas Ducati Multistrada 1200 anunciadas no site MOTO.com.br!



3 – BMW S 1000 XR – R$ 72.900
Apresentada em 2015, a S 1000 XR também se destaca por unir o bom desempenho do motor de quatro cilindros em linha e 999 cm³ , herdado da S 1000 RR, com uma ciclística mais versátil e uma posição de pilotagem mais confortável. Reformulada para 2017 para atender às normas Euro 4, passou a oferecer excelentes 167 cv de potência a 11.000 rpm . Ganhou também redutor de vibrações no guidão para aumentar ainda mais o conforto do piloto.


Equipada com um pacote eletrônico dos mais completos, traz quatro modos de pilotagem, o mais moderno controle de tração DTC, ABS de última geração e ainda a suspensão eletronicamente ajustável Dynamic ESA . O pacote vendido no Brasil ainda conta com o sistema Shift Assistant Pro, que permite subir ou reduzir as marchas sem acionar a embreagem, além de manoplas aquecidas, protetores de mão, suportes para malas laterais e top case, Cruise Control, e até preparação para GPS. Pronta para uma longa viagem.

Veja as motocicletas BMW S 1000 XR anunciadas no site MOTO.com.br!



4 – Triumph Tiger Sport – R$ 54.900
Controle de tração, três modos de pilotagem, acelerador eletrônico, piloto automático, embreagem assistida e sistema de freios ABS são novidades e itens de série nessa terceira geração da Tiger Sport 1050 , que chegou ao país no final de 2016. Apesar de compartilhar o nome Tiger com suas irmãs bigtrails, o modelo tem mesmo caráter esportivo, mas com conforto para encarar longas viagens. 

O motor de três cilindros, 1.050 cm³ , foi retrabalhado para oferecer 126 cv de potência a 9.475 rpm e 10,61 kgf.m a 4.300 rpm de torque . Aquela agradável mistura de potência em altos giros e bom torque em baixos e médios regimes que só os tricilíndricos são capazes de oferecer. Com tanque de 20 litros e 218 kg em ordem de marcha proporciona boa autonomia e agilidade para quem quer se aventurar pelo asfalto.

Veja as motocicletas Triumph Tiger Sport anunciadas no site MOTO.com.br!



5 – Yamaha MT-09 Tracer – R$ 45.990
Lançada pela Yamaha no Salão Duas Rodas 2015, a MT-09 Tracer, ou Tracer 900 , foi apresentada como o SUV das motos. Ou seja, um modelo com visual aventureiro, mas vocação para o asfalto. Baseada na naked MT-09, a Tracer oferece os mesmos 115 cv de potência máxima no motor de três cilindros e 846 cc . Mas conta com assento mais confortável, um grande para-brisa e mais autonomia no tanque de 18 litros. Outra novidade é o controle de tração que se junta aos três mapas do acelerador e os freios ABS para compor o razoável pacote eletrônico. Destaque vai para o grande painel com muitas informações úteis para quem vai viajar.

A parte ciclística é bastante voltada para o asfalto ; além das rodas aro 17, a suspensão é bastante esportiva e seu curso é limitado: 137 mm na dianteira e 130 mm na traseira. Os mais baixinhos vão gostar de saber que o banco tem regulagem e altura em duas posições – 845 e 860 mm – e que a Tracer 900 é a mais leve da nossa lista, com apenas 210 kg em ordem de marcha.

Veja as motocicletas Yamaha MT-09 Tracer anunciadas no site MOTO.com.br!

TEXTO: Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO
FOTOS: Agência INFOMOTO

Compartilhe esse anúncio