Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Moto

Enxurrada de novidades

13 de October de 2007

Aldo Tizzani

A Yamaha resolveu ter uma atitude mais ousada perante a concorrência e apresenta no Salão Duas Rodas — que começa na próxima terça-feira e vai até o dia 21, no Centro de Exposições Imigrantes (SP) — cinco novos modelos de motocicletas: as off-road TT-R 125 e TT-R 230; a supermotard XTZ 125 X, a edição limitada da Fazer 250 e a sport roadster MT-03, que foi lançada na Europa no ano passado.

Com essa iniciativa arrojada, a empresa amplia seu mix de produtos, apresentando opções para vários tipos de motociclistas e nichos de mercado. Essa alavancada da montadora dos três diapasões começou com a YBR 125 em 2000.

Depois vieram a XTZ 125, a Fazer 250 e a XT 660R, isso sem falar na linha importada com as duas versões da FZ6 Fazer. “Hoje, temos um moderno laboratório de analises de emissão de gases poluentes. Agora a Yamaha está focando seus esforços para ampliar, gradativamente, sua produção em Manaus (AM)”, explica Julio Yabuya, gerente de marketing da montadora.

Numa rápida apresentação dinâmica feita na sede da Yamaha, em Guarulhos (SP), conferimos, em primeiríssima mão, os novos modelos da linha 2008.

MT-03
 
Esbanjando beleza e inovações tecnológicas, a Yamaha apresenta a sport roadster MT-03. Produzida no Brasil, a moto usa o mesmo motor que equipa a Yamaha XT 660R.

O monocilíndrico produz 48 cv de potência máxima e conta com injeção eletrônica de combustível. Outro grande diferencial da MT-03 é o amortecedor posicionado de forma horizontal. Instalada acima do motor e na lateral da moto, a peça faz uma ligação entre a balança de alumínio e o chassi tipo diamante.

Prática, ágil e confortável, a MT-03 exibe bancos individuais e duas ponteiras de escape muito parecidas com sua irmã mais velha, a MT-01. O desempenho e o funcionamento da moto podem ser acompanhados por meio de um completo painel de instrumentos (análogico e digital).

Entre as principais informações estão: rotações do motor, velocidade, hodômetro (parcial e total). Além de indicação da reserva do tanque, luzes espias, temperatura do motor, lanterna e farol alto. O modelo futurista chega à rede de concessionárias apenas em fevereiro de 2008. O preço deve girar em torno de R$ 27 mil.

XTZ 125 X

Num primeiro passar de olhos, a primeira motocicleta supermotard totalmente desenvolvida e fabricada pela Yamaha no Brasil chama a atenção pelo ar jovem traduzido pela cor preta, com detalhes em vermelho.

Destaque para o pára-lama mais curto, rodas raiadas de 17 polegadas — calçadas com pneus street Pirelli MT-75, 100/80 na dianteira e 110/80 na traseira — e proteção das bengalas feitas com material fosco.

Para completar o visual arrojado, os cubos das rodas, balança e o garfo dianteiro também são pintados na cor preta. A X da Yamaha, que tem como base a XTZ 125, ganhou lentes dos piscas transparentes. Se comparada com a irmã on/off-road, a “X” está com entre-eixos e trail maiores (1.345 mm) e (112 mm).

O ângulo de cáster diminuiu para 27o em relação à XTZ 125. Como nas outras 125cc da marca, a motard da Yamaha conta com motor monocilíndrico de quatro tempos, refrigerado a ar, que gera 12,5 cv de potência máxima.

O preço público sugerido é de R$ 7.167,00 (XTZ 125XK – partida a pedal) e R$ 7.961,00 (XTZ 125XE – partida elétrica). Ambas são equipadas com freio a disco na dianteira.

TT-R 230

Fabricada no Brasil e exportada para Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão e Oceania, agora a TT-R 230 passa a ser comercializada nas concessionárias brasileiras.

Com visual inspirado na linha de competição YZ, a moto é uma excelente opção para quem esteja iniciando na prática do off-road. Bastante divertida de se pilotar, a moto traz baixa altura do assento.

A TT-R 230 está equipada com motor monocilíndrico, quatro tempos de 223cc, refrigerado a ar e com duas válvulas no cabeçote. O propulsor é praticamente o mesmo da “aposentada” XT 225, um motor confiável que fornece torque e potência em ampla faixa de utilização para a prática do fora-de-estrada.

Para completar, a TTR-230 conta com câmbio de seis velocidades. A suspensão dianteira tem curso de 240 mm, enquanto a traseira é dotada de um novo sistema de link da suspensão, também responsável pela progressividade e grande absorção dos impactos com o solo. A TT-R 230 custa R$ 9.940,00.

TTR 125 (E e EL)

Ideais para o uso no lazer ou para quem pretende iniciar no mundo das competições, a TT-R 125 é a porta de entrada da Yamaha para o mundo off-road. Os modelos esbanjam design e robustez, já que o conjunto foi inspirado nas motos de competição das famílias YZ e WR. 

A TT-R 125 apresenta um dos menores pesos da categoria e um melhor posicionamento do centro de gravidade. Assim, o conjunto quadro-motor, suspensão e rodas resultam em agilidade, robustez e respostas rápidas.

Disponíveis em duas versões — E e EL —, as motos se diferenciam pelo tamanho das rodas. Na TT-R 125 E, são de 17 polegadas na dianteira e 14 na traseira. Já a TTR 125 EL têm roda de 19 polegadas na dianteira e de 16 na traseira.

Ambas estão equipadas com motor de 124cc, monocilíndrico, quatro tempos com comando no cabeçote e transmissão por corrente. Na prática, a moto oferece boas acelerações e retomadas.

A TTR 125 tem ainda câmbio de cinco velocidades e partida elétrica e a pedal. Os preços públicos sugerido são de R$ 6.000,00 para a TT-R 125 E, e de R$ 7.100,00 para a TT-R 125 EL.

Fazer 250 Limited Edition

Terceira motocicleta mais vendida da Yamaha, a Fazer 250 mereceu uma edição limitada de cinco mil unidades. A Fazer 250 Limited Edition apresenta visual “bandido”, quase toda negra, com pequenos detalhes em vermelho, exibindo, assim, todo seu caráter exclusivo.

Outro item que seguiu a tendência “black” foi o escapamento e o protetor anti-queimadura. Na rabeta, o logotipo “Limited Edition” em vermelho combina com a lanterna composta por lentes de cristal.

As rodas de liga leve ganharam uma faixa vermelha no aro. Na dianteira, o conjunto óptico da série especial ganhou pisca com lente branca e farol com aro em preto fosco.

Outros destaques da Fazer 250 Limited Edition são: o pára-lama, o garfo e as aletas também na tonalidade negra. Para uma melhor visualização das informações, o painel ganhou novo grafismo em fundo branco e um sutil contorno do aro em preto.

A Fazer 250 “Limited Edition” utiliza motor monocilíndrico de quatro tempos, de 249cc, que também recebeu a pintura em preto, alimentado por injeção eletrônica de combustível. O preço público sugerido é de R$ 10.773,00.

Fotos: Caio Mattos.

Compartilhe esse anúncio